Tecnologia Social

Ξ Deixe um comentário

Nerd, sim, e com orgulho!

publicado por Marcelo Forlani

Até pouco tempo, ser nerd era algo negativo, um tipo de comportamento que só rendia gozação por parte dos outros. Ler gibis e jogar videogames eram coisas de criança. Passar o dia sentado na frente do computador? Que sacrilégio! Vestir fantasia para uma partida de RPG, então, era assinar o atestado de óbito social.

No entanto, isso vem mudando. De suas garagens, nerds como Steve Jobs e Bill Gates montaram impérios e ficaram bilionários. Nos cinemas, estudiosos como Steven Spielberg viraram sinônimos de bons filmes e grandes bilheterias. E, enfim, as histórias em quadrinhos, que tanta gente nem queria chegar perto, passaram a ser a principal fonte de inspiração para Hollywood.

Vivemos hoje em novos tempos. Os nerds de ontem são os líderes de hoje, e usufruem do todo o estudo e o foco que só eles sabem dedicar a um assunto para criar os produtos que toda uma geração quer ter em mãos o quanto antes. São eles que fazem os filmes que levam multidões aos cinemas e movimentam centenas de milhões de dólares nos lançamentos de jogos para videogames, hoje a maior indústria do entretenimento.

Este domínio financeiro, logicamente, reflete também na mudança de comportamento. Hoje é possível ver nas ruas meninas vestindo camiseta do Guerra nas Estrelas (Star Wars) e fazendo filas para ver filmes de fantasia, como O Hobbit, com o mesmo interesse dos rapazes.

E, para acabar de vez com qualquer problema dos nerds, surgiu o sinônimo, com ar menos pejorativo, por vezes, até descolado: geek. Agora, quem tem uma estante cheia de “bonequinhos”, usa sua TV de dezenas de polegadas para jogar o último game e curte zumbis está “in”.

Ser nerd sempre foi gostoso. Ser nerd é se importar com algo a ponto de querer saber tudo sobre aquele assunto, mas, também, compartilhar este conhecimento. Por isso que ser nerd nunca foi tão bom quanto agora.

Autor

Marcelo Forlani é fundador e editor do Omelete, maior portal de cultura e entretenimento Geek do Brasil.

Marcelo Forlani

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes