Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Elimine a necessidade de um storage com o vSphere VSA

publicado por Frederico Neves

Sempre tenho defendido em meus artigos os benefícios da virtualização e de tudo que a aplicação desta tecnologia pode ajudar o seu negócio a estar preparado para um crescimento e provisionamento rápido de recursos.

Porém quando uma pequena empresa começar a realizar um levantamento de custos para que seja possível implementar uma solução de virtualização, ela se depara com um fator que muitas vezes inviabiliza o projeto: O custo. Isso porque para uma empresa que esta iniciando na tecnologia se exige a aquisição de alguns itens que acaba deixando o valor final longe da realidade de uma pequena empresa. Um dos itens que é fundamental para o sucesso de um projeto de virtualização é um storage, pois com só ele é possível ativar algumas features da virtualização como o HA “Alta Disponibilidade” e o DRS “Balanceamento de carga”, features como esta é importantíssima e crucial para um ambiente de virtualizado.

Para ambientes pequenos que não dispõe de recursos para a aquisição de toda uma estrutura eu gostaria de lhes apresentar o VSA da VMware, esta feature tem como objetivo simular um storage usando o armazenamento interno dos hosts, com isso o VMware passa a reconhecer os discos dos hosts como se fosse um storage e assim é possível habilitar e usar as features de HA e DRS.

Mais como funciona o VSA?
O uso do vSphere 5 + Vsphere Storage Appliance (VSA) permite a criação de um storage virtual usando o armazenamento local. Isso permite que seja usado recursos como o vMotion que é a base para as principais features da Vmware sem a necessidade de uma SAN.

VSA usa o armazenamento local de 2 ou 3 hosts vSphere 5 para criar um cluster VSA. Este cluster fornece um datastore compartilhado NFS que pode ser usado para armazenar as maquinas virtuais. Alem disso este cluster fornece redundância  Raid e replicação dos dados garantindo assim que o ambiente se mantenha em pé mesmo que haja a falha de um disco ou até mesmo de um host.

O desempenho do VSA depende basicamente do hardware do servidor. Tamanho dos discos, velocidade e tecnologia dos discos influenciam diretamente no desempenho de um cluster VSA. Vale lembrar que esta solução é indicada para clientes de pequeno porte que esta iniciando no cenário de virtualização, empresas que demandam um grande I/O em suas aplicações esta implementação não é recomendada.

Detalhes que precisam serem levados em conta com o VSA
A grande maioria dos aspectos sobre desempenho no VSA é determinada pelos mesmo fatores que qualquer storage comum. Porém existem alguns aspectos que precisam serem olhados com um olhar especial, entender estes aspectos vai garantir e auxiliar o sucesso no planejamento da tecnologia, confira:

Fatores de desempenho comuns para um storage

  • Número de discos
  • Velocidades de rotação dos discos
  • Tamanho dos discos
  • Tipo de RAID
  • I / O
  • Controladora RAID
  • Replicação de dados entre hosts VSA
  • Mix de leituras e escritas

Considerações fundamentais sobre armazenamento
Cada disco é capaz de obter um certo desempenho sobre uma determinada carga de trabalho, dependendo do tipo de disco este desempenho pode variar. Para muitas empresas o fator chave que é levado em consideração é o I/O que o disco pode executar, o I/O nada mais que é imput e output, ou seja entrada e saida, em outras palavras quanto mais dados um disco conseguir ler e escrever por segundo melhor é o desempenho deste disco, este processo é chamado de IOPS. As estimativas de IOPS variam muito de acordo com a velocidade dos discos, um disco de 10.000 RPM tem uma estimativa de 120 a 150 IOPS já um disco de 15.000 RPM seu IOPS varia de 170 a 200 IOPS.

Em um storage estes discos são combinados em uma unidade logica chamada de LUN onde todos os dados passam a serem distribuídos por todos os discos e o seu desempenho agora vai depender basicamente do nível de RAID escolhido, no caso de um cluster VSA o RAID 1/0 é o nível que é usado.

Controladora RAID
A controladora RAID dos hosts locais é uma peça fundamental para se obter sucesso em uma implementação de cluster VSA, é importante obter uma controladora raid com uma grande quantidade de cachê não volátil e garantir que estas configurações de cache estejam habilitadas. Se o cache estiver desabilitado pode afetar diretamente o desempenho do cluster VSA.

VSA Data Replication
A replicação de dados usando o VSA é feito de forma automatica sem a necessidade de nenhuma intervenção por parte da equipe de TI. É importante se realizar uma análise sobre o impacto que uma replicação pode causar em um ambiente, levando em consideração os IOPS de cada disco.

VSA apresenta para cada host um datastore NFS e é nele que o vSphere vai hospedar as máquinas virtuais, além disso todos os dados são replicados de forma síncrona para um espelho localizado em um segundo host do cluster. Isso permite que o os dados continue acessíveis mesmo que um dos hosts venha a falhar por qualquer motivo. Para que esta replicação seja feita o VSA divide o disco local pela metade, uma metade é usada para armazenamento das VMs e a outra metade para replicação.

Mix de leituras e escritas
A mistura de leitura e escrita é outro fator fundamental que também precisa ser levado em consideração em um projeto de cluster VSA. O nível de raid escolhido pode impactar diretamente no desempenho de um storage. Em um cluster VSA o RAID utilizado é o 1/0, neste raid cada leitura logica resulta em uma leitura física no disco, porém cada escrita logica resulta em 2 escritas no disco, toda a replicação de dados no cluster VSA é feito via software, isso quer dizer que para cada gravação feita na LUN se transforma em 4 escritas no disco, 2 para a unidade de armazenamento e 2 para a unidade de replicação.

Bom pessoal é isso, neste artigo tentei mostrar que é possível se virtualizar investindo menos que se imagina, e que escolhendo uma ferramenta mais completa como o vSphere da VMware você pode usufruir de features que possibilitam uma economia no investimento. Reitero que o cluster VSA é uma ótima pedida para pequenas empresas que estão iniciando no mundo da virtualização.

Autor

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup. Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware. Contato: (44) 8411-2684 email: contato@fredericoneves.com.br

Frederico Neves

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes