Carreira

Ξ Deixe um comentário

Quais são suas atividades paralelas?

publicado por Denis Ferrari

Quais são suas atividades paralelas?Para ser diferenciado, todo profissional precisa fazer mais do que é “obrigado”. Na área de TI, ter atividades paralelas possibilita que você melhore seu conhecimento, networking e até mesmo sua visão sobre a área.

Inspirado por um e-mail de uma colega do Blog Minha Carreira, decidi escrever esse artigo mostrando quais são as atividades relacionadas a desenvolvimento que fizeram (e ainda fazem) diferença na carreira de vários profissionais. Vamos lá:

Participar de Eventos

Participar de eventos deveria ser uma premissa básica de qualquer profissional de TI. Um evento é uma grande fonte de informação e networking, e todos sabem que informação e networking são os ingredientes primordiais para o crescimento na nossa área. O maior benefício de um evento, em minha opinião, é a oportunidade de colher um pouco da experiência de cada um dos participantes, afinal de contas, todo profissional tem algo a ensinar.

A participação em um evento faz você refletir sobre sua carreira, suas atividades, etc. Depois do DevInCachu, tive a idéia de lançar o HeroCast e desenvolver um projeto paralelo no qual estou trabalhando. No DNAD, tive a oportunidade de obter um feedback muito bom sobre o conteúdo desse blog, além de conversar com profissionais que geram boa parte do conteúdo de qualidade sobre desenvolvimento de software.

Participar de Fóruns e Grupos de discussões

Fóruns e Grupos de discussões são fontes intermináveis de informação. Participar de grupos de discussão expande o seu arsenal tecnológico e possibilita um maior entendimento sobre conceitos como programação orientada a objetos, design patterns, domain-driven design, etc.

Boa parte do que aprendi foi participando de fóruns e grupos de discussões. Mesmo quando a informação não vem pronta, você consegue identificar uma tendência ou nova tecnologia que deve investir tempo de estudo.

Desenvolver o Hábito da leitura

Não importa qual o nível de experiência de um profissional, o hábito da leitura é essencial. Não importa se é em um livro técnico, portal ou blog, o profissional deve buscar a informação onde ela esteja.

Desenvolver um projeto paralelo

Um projeto paralelo possibilita ao profissional desenvolver habilidades que não sãoutilizadas no seu dia-a-dia. Uma prática comum é a construção e a publicação de projetos referência. Não importa qual a função do projeto, desenvolve-lo e publicar seu código fonte possibilita, além do exercício da programação, que o profissional tenha um portfólio on-line que pode lhe ajudar na hora de uma entrevista.

Escrever para um blog

Um blog técnico, assim como os grupos de discussão, possibilita a troca de informações com pessoas que não estão presentes no nosso dia-a-dia. Ele serve também como um registro de nossas pesquisas, opiniões e reflexões, além de ajudar a comunidade. Um blog bem feito é um excelente diferencial no currículo de um profissional.

São inúmeras as oportunidades que já surgiram com esse blog. Convite para palestras, revistas, projetos, etc. Porém, o maior valor está na relação com os leitores fiéis que sempre comentam, questionam e nos fazem pensar.

Realizar apresentações rápidas

Essa prática é muito boa para treinar nossa oratória e disseminar informação entre os membros do time. Alguns profissionais aproveitam para realizar mini-treinamentos ou compartilhar experiências obtidas em seus projetos. Algumas empresas gravam suas apresentações e disponibilizam gratuitamente em seus blogs, tais como a Adaptworks eBluesoft.

Ministrar treinamentos

Ensinar é uma ótima forma de aprender. Muitos profissionais da área, além da rotina com seus projetos, ministram treinamentos sobre os mais variados temas, o que possibilita revisitar ferramentas e conceitos, assim como trocar experiências com os participantes.

Enfim, essa são apenas algumas atividades que podem ajudar nosso desenvolvimento profissional. Atitudes diferenciadas são marcas de um bom profissional. Bons profissionais estão em falta no mercado.

Abraços!

Autor

Denis Ferrari é um profissional com foco em qualidade e melhoria das técnicas e metodologias de desenvolvimento de software. Especialista na plataforma .NET, atua como Arquiteto de Software na Mindworks. Escreve artigos para os principais portais de desenvolvimento e também para o blog Heróis da TI. Capixaba, atua na comunidade local através de palestras gratuitas e participação ativa nos principais grupos sobre .net e metodologias ágeis.

Denis Ferrari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes