Carreira

Ξ 1 comentário

Ter um cargo de gestor não significa que você está fazendo gestão

publicado por Robisson Oliveira

Em algumas situações profissionais do mercado são colocados em cargos de gestão e por diversos motivos ficam abaixo das expectativas, cito neste artigos algumas características que aprendi que são importantes para os gestores devem desenvolver para cumprir melhor seu papel.

Iniciei minha carreira com TI em áreas extremamente técnicas como Infraestrutura de TI e mais tarde com desenvolvimento de Software como Analista
de Desenvolvimento. A empresa cresceu, foi nomeado um Diretor de TI e virei o responsável pela área de Desenvolvimento de Software.
Eu nunca havia gerenciado equipes ou trabalhado na liderança de pessoas,como eu não concordava com atitudes e posições do antigo gestor, achei a oportunidade perfeita para fazer um trabalho com a minha ótica do negócio. Porém demorou um pouco para mim realmente entender qual era o meu novo papel e perceber que eu estava fazendo tudo errado, então cito abaixo as alguns pontos que percebi no meu dia a dia que acho indispensável para quem assume um cargo de gestão e também pra quem está iniciando no mesmo.

Se desvincular da operação – o gestor deve participar e conduzir sua equipe para um objetivo comum e mantê-la motivada, para ter um trabalho contínuo, e não “colocar a mão na massa”. Às vezes inconscientemente queremos que as pessoas façam as coisas do jeito que nós faríamos. Não estou dizendo para radicalizar e fechar os olhos para a operação e ficar olhando um monte de prazos, cronogramas e indicadores, mas deve-se ter a capacidade de delegar atividades e acompanhar como tudo está acontecendo.

Saber ouvir – quando digo ouvir, me refiro ter a capacidade de ter calma e empatia com quem está falando mesmo que você não concorde com o que está sendo dito, também me refiro a perceber tudo o que acontece a sua volta e com o projeto ou atividade que está envolvido, perceber falhas, conflitos entre pessoas e oportunidade de melhorias.

Gostar de aprender/estudar – é indispensável para um gestor ter a mente aberta a novas perspectivas e buscar novos conhecimentos. Ele deve estar sempre atento as mudanças de seu mercado de atuação, e temas sobre Gestão de Pessoas principalmente, deve trocar informações com profissionais da área para ter novas ideias e comparar se está fazendo seu trabalho da melhor forma possível.

Ser organizado – não imagino um gestor desorganizado, uma vez que fazer gestão também é cuidar para que tudo ande dentro do melhor meio possível. É preciso separar suas atividades por prioridade, tomar nota e documentar tudo o que acontece, pois nossa memória é limitada.

Planejar antes de executar – quantos projetos são cancelados nas empresas todos os dias por mau planejamento ou a falta do mesmo. O gestor deve buscar resultados, mas não ser ansioso por eles. É necessário analisar e planejar cada passo a ser dado e acordar com todos os envolvidos e novamente deixar tudo devidamente documentado.

Bom relacionamento interpessoal – considero essa a maior qualidade de um gestor, ele deve ter o apoio e confiança de sua equipe e de todos que o rodeiam. Por mais planejamento, organização e conhecimento que o gestor tenha, trabalhar com pessoas é algo extremamente delicado, pois elas possuem comportamentos variados a diversas situações (conflitos em casa, conflitos de trabalho, bom humor, mau humor, etc…) , e saber lidar com essas situações, eliminando possíveis conflitos e riscos ao negócio é algo diferenciado.

Para encerrar o gestor deve acreditar no que faz e dar o exemplo, gosto muito de uma frase que li em algum lugar que não me lembro agora:

“A palavra induz e o exemplo conduz”

Autor

Gestor de TI na Guarida Imóveis, a mais de 5 anos no mercado de TI, já trabalhou como Analista de Infraestrutura e Analista de desenvolvimento com arquiteturas Linux e redes CISCO e desenvolvendo aplicações para plataformas WEB. Atualmente trabalha com gerenciamento de projetos para desenvolvimento WEB e campanhas de marketing digital. Para contato : http://www.robissonoliveira.com.br/contato

Robisson Oliveira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes