Gerência de Projetos

Ξ 1 comentário

O uso da abordagem Lean para gerenciamento de projetos

publicado por André Marsal

Diariamente no mundo corporativo, quando falamos de projetos sempre nos remetemos a um estado mental de urgência. Somos confrontados com questões de prazo, escopo incerto, recursos financeiros limitados, riscos e em grande parte até incertezas de cenário. De fato, o cenário cada vez mais complexo das companhias remete ao medo do fracasso e a questões financeiras mais complexas como baixo retorno de investimento.

Pois bem, quando falamos de usar a abordagem Lean para gerenciar projetos é basicamente utilizar sistematicamente os princípios Lean para auxiliar na diminuição do grau de incertezas focando na entrega de valor pretendida pelo projeto eliminando desperdícios e aumentando a eficácia. Mas como podemos adotar a abordagem do principio Lean no gerenciamento de projetos?

Significado do Valor para o projeto
Consiste dissecar o projeto para entender e interpretar qual o valor esperado. Cabe ao gerente de projeto e aos envolvidos entender e tabular as características que se fazem necessárias para gerar o objetivo que o cliente espera e garantir a entrega de valor almejada pelo projeto.

Identificação do fluxo de criação de valor
Criar um plano eficaz para entregar valor ao cliente, definindo corretamente o plano estratégico do projeto observando sempre os processos que entregam mais valor ao cliente sempre focando a entrega do produto.

Fluxo Contínuo
Em projetos, o fluxo contínuo significa dar fluidez ao projeto, eliminado etapas desnecessárias ao longo da execução do projeto, mitigar problemas com a qualidade, eliminar ociosidade de recursos e alocações desnecessárias de materiais, pessoas e investimento.

Produção Puxada
Podemos considerar puxada em projetos como planejar de maneira eficiente o sequenciamento de tarefas de maneira que não haja parada de produção ao longo do projeto e de fato estar em observância ao fluxo de informações e materiais.  As tarefas posteriores só iniciam se houver garantia de que a tarefa anterior foi concluída em todos os seus requisitos e com garantia de qualidade.

Bem, passamos aqui por alguns princípios que podem auxiliar a planejar, executar e entregar um projeto seja ele de qual natureza for. De fato alguns conceitos que foram reafirmados podem ser encontrados em qualquer metodologia de gestão de projetos. Contudo, utilizar os princípios Lean em projetos é uma forma de dar um tom filosófico a execução de projeto. Disseminando essas práticas para todos os envolvidos e interessados no projeto cria uma cultura de entrega que faz as pessoas a evitarem certos caminhos desnecessários e focar verdadeiramente todos os esforços em prol do produto final e com o valor que o cliente espera.

Autor

André Marsal atua como Líder de Projetos de TI em uma multinacional japonesa no setor de serviços financeiros e automotivo. Possui 13 anos de experiência atuando em diversos projetos relacionados com implantação de sistemas, redesenho de processos de negócio, soluções de TI, aplicação de práticas de governança de TI e gestão de projetos. Ao longo de sua carreira participou de projetos para empresas nacionais e multinacionais como Carrefour, Du pont, Telefonica e Porto Seguro. Formado em Sistemas de Informação pela Universidade Nove de Julho e MBA Executivo em Gestão Estratégica de TI pela Business School São Paulo , também é certificado em COBIT 4.1 pela Isaca, possui o título de Scrum Master pela Scrum Alliance, além de ser entusiasta da aplicação de conceitos Lean para melhoria de serviços e processos.

André Marsal

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes