Gestão de Processos

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É difícil melhorar o seu processo?

publicado por Marcelo Correa

O que é Melhoria de Processos de Negócio?
Melhoria de Processos de Negócios (BPI em inglês) é uma abordagem adotada pelas organizações para rever os Processos atuais e redesenhar ou criar um novo Processo.

O que exatamente é um Processo?
Um Processo é um conjunto de atividades relacionadas que transforma entradas em saídas ou resultados. Os Processos podem cruzar “N” departamentos de uma empresa.

Melhoria de Processos é a escolha certa para você e sua empresa?
Você tem algum problema? Você sabe a causa raiz? Por que não mapear o Processo para identificar isso?
Você tem problemas graves mas não sabe como resolvê-los? Será que com Brainstorming pode vir à mente? Ou ainda Pareto, Ishikawa / Espinha de peixe?
Seus funcionários acreditam que os Processos são os melhores? Por que não transferir os conhecimentos deles para um Sistema de Gestão do Conhecimento?
Criatividade e Inovação parece ser “a diferença” para fazer negócios hoje em dia. Se você quer melhorar o que está fazendo, por que não mapear os seus Processos?
Você sabe como seus Processos podem servir melhor o seu cliente?

O que é Mapeamento de Processos?

1. Identifique os Processos do seu Negócio
Há uma série de Processos em cada organização. Ao identificar todos eles podemos evidenciar onde estão os principais pontos de melhoria e gerar mais valor com isto.

2. Identifique os Proprietários dos Processos
Será possível que alguém seja responsável por todo o Processo? Pessoas…Pessoas…o calcanhar de aquiles de qualquer empresa.

3. Escolha alguém para mapear
Tenha uma metodologia para ajudar com isso. Trabalhe nos Processos que mais impactam o seu cliente. Busque alavancar a empresa também.

4. Mapeie o Processo
Agora você estará pronto para documentar todas as etapas do Processo, atividade por atividade.

5. Meça o desempenho
Se você não pode medir, você não pode melhorá-lo. Isso é o que devemos fazer aqui.

6. Identifique melhorias para o Processo
O trabalho agora está prestes a produzir efeito. Você já definiu as atividades e com certeza algumas idéias revolucionárias apareceram.

7. Implemente as mudanças
Esta é a oportunidade que a empresa estava esperando. Com a atribuição de recursos, prazos e orçamento, as melhorias podem ser implementadas fim-a-fim.

8. Comemore os resultados
Não podemos esquecer este passo. Nada vem fácil, e uma vez implementada a hora é agora de reconhecer os esforços e a diferença que as melhorias vão fazer.

Muito boa sorte!!!

Autor

Profissional hands-on com mais de 11 anos de experiência em TI e Processos de Negócio (Comercial, Pré-venda, Pós-venda, Compras, Fornecedores, RH etc.), 6 deles trabalhando como Consultor e Instrutor credenciado pelo EXIN para ministrar cursos oficiais de ITIL & ISO. É certificado ITIL Expert e Service Manager, bem como ISO 20000 Lead Auditor. E-mail: mcorrea.itsm@yahoo.com.br LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/mscorrea

Marcelo Correa

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