Carreira

Ξ Deixe um comentário

O custo da oportunidade

publicado por Bruno Perin

Atualmente, os jovens têm tido certa dificuldade em decidir o que vão fazer, quais rumos seguir, para qual lado correr, principalmente pela inquestionável característica de quererem abraçar o mundo tão precocemente. Sem falar nos demais fatores complicadores da história: universidades, pais, sociedade, amigos, formadores de opinião e críticos da geração Baby Boomer , e de sua antecessora, a Geração X.

Mas, também, com as instabilidades econômicas do mundo atual, a busca por segurança tende a ficar cada vez maior, tanto que a era dos concursos públicos está aí para não deixar ninguém mentir.

A Geração Y surgiu inquietante, sem medo de ousar, arriscar e explorar. Muito diferente das gerações anteriores, que sempre mantiveram os pés no chão, procurando terrenos firmes para alicerçar suas ideias. Esse, talvez, seja o maior complicador do jovem da Geração Y: saber ter ousadia na hora certa.

Na vida profissional, pouco se admite o cometimento de erros, mas, afinal, quem nunca errou? Errar faz parte do aprendizado e a velha máxima de que “errar é humano” não se popularizou à toa.

Mas qual seria a “hora” de errar no mundo dos negócios? Fato é que sempre existe uma primeira vez. Lutemos, portanto, para que essa seja em início de carreira, momento oportuno para testes e aprendizados, mas, principalmente, onde o custo de um equívoco tende a causar estragos menores. Conforme o tempo passa, há família, dívidas, responsabilidades, e o seu negócio pode ficar preso, sem chances para riscos, pois o preço a se pagar pela audácia ou inexperiência já estará alto.

Se você começa montando um negócio próprio, a chance de aprendizado é muito maior. Você vai lidar com a pressão diária e terá que resolver as coisas de maneira rápida e eficaz, dando ordens certeiras, guiando uma empresa que está em suas mãos e depende do seu tino para o sucesso. Mas acredite, apesar da grande responsabilidade, a pressão lhe ajuda a enxergar melhor o mundo ao seu redor. Enfim, com o seu próprio negócio, por exemplo, irá entender mais do mercado como um todo, pois as responsabilidades darão a experiência necessária para investir na hora que uma oportunidade bater à sua porta.

Optar por iniciar em uma empresa de pequeno porte ou em uma startup funciona da mesma forma, pois você está ali para ajudar a empresa a se fixar e crescer no mercado de trabalho. Seus companheiros esperam pela sua contribuição quando bons negócios surgirem.

Contudo, uma mesma oportunidade pode não aparecer duas vezes na sua vida. Isso não significa que você deve investir todas as suas cartas numa jogada no escuro. Mas, também, não quer dizer que deva deixar o cavalo selado passar sem nem ao menos tentar montá-lo. A oportunidade significa ponderar os diversos fatores de um negócio, sejam eles favoráveis ou não, para que, assim, você consiga determinar se é esse o momento certo para investir na ideia.

É no início do jogo (ou do negócio) que você pode voltar duas casas, esperar a próxima rodada e começar tudo de novo. E lembre-se, é essa experiência adquirida que irá contar no fim do jogo.

Você já avaliou como está o custo da sua oportunidade hoje? Ainda possui fichas pra arriscar? Então, boa sorte!

Autor

Bruno Perin, jovem empresário e reconhecido por ser evangelista da geração Y e idealizador do “Será que tá Certo?”, projeto com o intuito de promover e estimular atitudes empreendedoras mais conscientes e ousadas; e Caroline Padilha é assessora jurídica no “Será que tá Certo?”

Bruno Perin

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes