Carreira

Ξ Deixe um comentário

Marketing pessoal: você tem um?

publicado por Alexandre Franco

Hoje compartilho com vocês um conteúdo de caráter estratégico fundamental para o crescimento profissional quando executado de forma eficaz: Marketing pessoal.

Max Gehringer define em um de seus trabalhos, uma lista dos 10 itens básicos para um Marketing pessoal eficiente que devemos nos atentar. ​São eles:

  • Confiança
  • Empatia
  • Espírito de equipe
  • Integridade
  • Liderança
  • Maturidade
  • Otimismo
  • Paciência
  • Visão
  • Visibilidade

Vale adicionar a esta lista a outros 3 itens imprescindíveis: 1) Resultados excelentes, 2) Capacidade de adaptação e3) Ótima comunicação em todas as suas formas.

Agora se você julga não ser eficiente em um ou mais itens desta lista, não se desespere. Deixamos duas dicas para te ajudar:

1 – Procure seu gestor, mentor ou coach para um bate-papo sobre desenvolvimento. Lembre-se, identificar áreas de melhoria e discutir planos de ação é rotina de um profissional de sucesso, enquanto viver achando que nada precisa ser melhorado só irá levar ao fracasso.

**Atenção**: Seja seletivo, procure não discutir ou compartilhar com diversos colegas assuntos relacionados ao seu desenvolvimento. Crescimento profissional é algo que exige da pessoa, saber receber feedbacks claros, diretos e principalmente verdadeiros. Um colega ou até mesmo um amigo mais próximo, pode não dizer tudo o que precisa ouvir com a intenção, por exemplo, de preservar um bom relacionamento. Alguém bem preparado, saberá te dizer tudo que precisa ouvir, da forma certa, no momento e local correto, de forma imparcial.

2 – Se você ocupa boa parte do seu tempo falando mal das realizações e sucesso de outras pessoas (ou seja, vive fofocando), saiba que está exercitando o comportamento que mais desencadeia fracasso da imagem, impactando negativamente o seu desenvolvimento corporativo. Jamais pergunte ao seu chefe o que fulano/fulana fez para ser promovido ou ganhar um curso ou qualquer outro tipo de reconhecimento. O correto é procurar o gerente e perguntar no que você precisa melhorar, estando assim mais preparado(a) para brigar por reconhecimentos.

**Atenção**: Sabemos que apresentar uma atitude sempre positiva não é nada fácil, exige adaptação e muito foco, mas é bom se ligar pois está longe de ser impossível. Muitos gestores preferem funcionários que aprendem com os erros, contribuem bem para o clima, estão sempre de sorriso no rosto e trazem idéias mesmo que pequenas, do que profissionais que erram menos, produzem mais operacionalmente (maior rapidez) mas em contrapartida são “anestesistas”: Desmotiva os colegas, gera fofoca, reclamam de forma constante.

​Encerramos este texto dizendo que construir um ótimo marketing pessoal é uma árdua e longa jornada, fundamental na construção do seu legado (falaremos mais sobre Legado em nosso próximo artigo), e que requer de cada um de nós 3 propósitos bem claros: OBJETIVO, DISCIPLINA e COMPROMETIMENTO.

Autor

Formado em Administração de Empresas com ênfase em Gestão de Negócios Internacionais e extensão de estudos acadêmicos nos Estados Unidos na área de Administração de Negócios. Ainda durante estudos nos Estados Unidos foi vencedor do prêmio Bert T. Glaze Award de melhor projeto de consultoria. Possui mais de 15 anos de experiência profissional em indústrias nacionais e multinacionais nos ramos automotivo, Tecnologia da Informação e Têxtil. Sólida experiência em Liderança de equipes tendo atuado por vários anos como Gerente de operações e como Gestor de Recursos Humanos com perfil generalista. É palestrante de temas relacionados ao desenvolvimento do capital humano, membro da Diretoria do Sindicato das Indústrias de Tecelagem, Fiação, Linhas, Tinturaria, Estamparia e beneficiamento de fios e Tecidos de Americana, Nova Odessa, SBO e Sumaré e Coordenador do Departamento de Recursos Humanos desta mesma instituição. Atualmente é Gestor de Recursos Humanos. Além da língua portuguesa Nativa, é fluente no idioma Inglês.

Alexandre Franco

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes