Mobile

Ξ Deixe um comentário

IPTV: novas possibilidades

publicado por João Moretti

A IPTV está cada vez mais perto da casa dos usuários. E não só das casas, uma das possibilidades que este novo serviço traz é a TV everywhere, ou seja, toda a programação da TV disponível no PC, smartphone ou tablet e com alta qualidade de imagem e som. O Brasil caminha a passos largos neste sentido e os amantes da inovação aguardam ansiosos a chegada da IPTV.

Assistir a programação da TV nos dispositivos móveis não é uma novidade. Já fazemos isso com as tecnologias que possuímos atualmente. Mas sabemos o quanto é ruim quando estamos assistindo um vídeo e a imagem não está nítida ou trava na melhor parte, sem contar o som de baixa qualidade. É nessa hora que a IPTV se diferencia.

A TV faz parte da rotina dos brasileiros. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – 95,1% dos domicílios brasileiros possuem televisão. Outro dado interessante é que em agosto de 2012, mais de 15 milhões de casas possuíam TV a cabo. Ou seja, as pessoas gostam de assistir TV e investem para ter mais conteúdo e programação diferenciada.

Nos últimos anos, os dispositivos móveis também caíram nas graças da população. Dados da Gartner apontam que 821 milhões de smartphones e tablets devem ser vendidos mundialmente até o fim de 2012, e a expectativa é que em 2013 sejam vendidos 1,2 bilhão. No Brasil, um estudo da Gfk Brasil mostrou que entre janeiro e agosto deste ano, os tablets tiveram aumento de 267% nas vendas em relação ao mesmo período de 2011. Já o número de smartphones subiu 55% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Ou seja, o brasileiro gosta de assistir televisão e está cada vez mais aderindo à tecnologia mobile. E a IPTV pode proporcionar a junção destas duas ‘paixões’. Tem como este novo serviço não fazer sucesso no Brasil? Acredito que não. Agora, cabe as empresas oferecerem atrativos para os usuários. Com certeza, este aplicativo seria muito bem aceito por aqui.

Mas a IPTV está apenas no início aqui no Brasil. Muito já foi feito, mas ainda precisamos dar alguns passos para que os brasileiros possam usufruir desta inovação tecnológica. Vamos acompanhar e aguardar todas as novidades que virão junto com a IPTV.

Autor

João Moretti, Head de Marketing da MC1 – multinacional brasileira com foco em processos e inteligência de negócios utilizando a mobilidade como plataforma tecnológica

João Moretti

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes