Gestão de Conhecimento

Ξ Deixe um comentário

TN – Tecnologia do Negócio

publicado por Renato Lopes

Tirando um pouco da “poeira” daqui depois de um bom tempo sem postar.

Hoje vou Falar de TN, Tecnologia do Negócio,vamos começar pela evolução e como chegamos até ele.

P.D. – Processamento de Dados: para quem tem mais de 30 anos como eu, se lembra do colégio técnico, onde realmente processávamos dados, muitas vezes digitadores com conhecimento técnico, sem muita análise do processo e do conteúdo, até que esse dado, ora processado, recebe uma análise onde descobre-se que poderia ser usado como informação, isto é, que aquele dado tinha alguma valia para o processo como um todo, onde essa análise dá início a Tecnologia da Informação.

T.I. – Tecnologia da Informação: é a era do estudo do dado como informação e toda uma análise de como essa informação pode ser utilizada, é a tecnologia a serviço de relatórios, listagem e processos de melhoria contínua através desta. Nessa fase o dado que está no sistema se transforma em informação e auxilia nos processos, na qualidade e na rapidez, apoiando todos os setores da organização, visando a boa utilização da informação e a transformação em conhecimento, partindo para uma nova fase chamada tecnologia do conhecimento.

T.C. – Tecnologia do Conhecimento: é a nomenclatura que mais se expande hoje, a informação que é tratada e estudada para gerar conhecimento, isto é, o apoio da tecnologia para a tomada de decisão de forma mais gerencial. Tomamos como exemplo os inúmeros sistemas de B.I. que temos hoje, representando de forma visual de como a informação se transforma em conhecimento, gerando resultados com seus “Dash Boards” de forma “real time”, para a tomada de decisão com eficácia ajudando na assertividade do Gestor, gerando valor ao negócio, onde os “Steakholders” cada vez mais percebem que a Tecnologia da Informação que gera conhecimento é a tecnologia que apoia o “business” da empresa.

T.N. – Tecnologia do Negócio: Finalmente a nova era! Algumas empresas já estão migrando na prática para esse nível, que é a tecnologia usando o conhecimento (T.C.) para apoiar o negócio, a tecnologia totalmente voltada ao “core business” da empresa, fazendo interface não só com o usuário, mas com a área de negócios da empresa, analisando e verificando que a informação se transforme em conhecimento para aumento das vendas, e melhora em todos os processos com foco no faturamento, gerando assim maior valor a Tecnologia.

Importante que o gestor de TI conheça cada nível e faça uma autoanálise, para saber onde que a empresa se encaixa dentre os níveis citados, e se sua gestão está de acordo. Vale nessa análise um Benchmarking de colegas, de preferência no mesmo seguimento, isso ajuda na avaliação, inclusive para saber se é hora de mudar, já que TN já é uma realidade em muitas empresas, fazendo com que o gestor reflita sobre suas habilidades, pois nesse patamar o gestor precisa estar com suas habilidades interpessoais mais aguçadas, bem como o trabalho em equipe e o tino comercial, onde há uma análise da tecnologia de frente à concorrentes e o mercado.

Nos primórdios na relação homem X máquina tínhamos menos fatores a analisar e com o rápido desenvolvimento do mercado e a pressão da concorrência, o uso da tecnologia como apoio se torna inevitável. Se você ainda está em PD, preocupe-se, pois TI já passou à sua porta, e se o uso do termo TI está mais no cartão de visita que na prática, leve ao pé da letra a sigla, pois informação é o bem mais valioso dentro de uma empresa que com análise e apoio das áreas transforma-se em conhecimento e nesse momento começa a migração de TI para TC.

Usufrua do poder de resultados e decisões que essa informação pode trazer como conhecimento, certamente será inevitável chegar a T.N. que trará o conhecimento voltado ao seu negócio, sendo o departamento usando da tecnologia para aliar áreas e informações para alavancar o negócio. Mostre o valor agregado que a tecnologia pode trazer para o negócio e resultados, transformando-se em Tecnologia do Negócio, aprimorando seu “know-how” interpessoal aliada ao seu conhecimento técnico e aos produtos da empresa.

Autor

Gerente de TI / Palestrante e Professor Universitário com 16 anos de experiência na área sendo os últimos 7 anos na área de gestão, a nível América Latina a clientes internos e externos à produtos Microsoft e projetos de Private Cloud e infraestrutura de data center. Especialista em Didática do ensino superior, com MBA em Gestão de Serviços em TI , e graduado em Gestão de Redes e internet, acredito poder contribuir com o dia a dia na gestão dos colegas de TI deste site tão enriquecedor.

Renato Lopes

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes