Carreira

Ξ 1 comentário

Muros X Pontes

publicado por Fernando Dias

Em um dos capítulos da obra de Saint Exupery, o personagem faz uma reflexão sobre o ser humano e os tipos de relacionamentos que vamos criando com o tempo e em poucas palavras traça um paralelo entre muros e pontes o que nos leva ao ponto deste artigo.

Nesta primeira contribuição, quero convidar você a pensar em que tipo de “construção” estamos nos especializando, se temos um talento nato para construirmos relacionamentos difíceis e criarmos muros em nossa volta e em nossos departamentos ou se conseguimos criar pontes entre nossos pares, fornecedores e clientes. Notadamente, os departamentos de TI em muitas empresas parecem ilhas onde para se chegar é necessário passar por um mar bravio com chances de bater nas pedras antes da terra firme, dentro deste quadro, verificamos que muitas vezes esta perspectiva começa na própria empresa onde a área de TI é uma área de apoio técnico e na maioria das vezes pouco valorizada na estratégia da empresa, também, temos o perfil dos profissionais que ainda fazem relembrar épocas passadas onde a área de tecnologia era vista como “coisa de outro mundo” e as pessoas tinham receio de bater na porta por causa de um histórico difícil de relacionamento.

Embora a TI suporte cada vez mais o negócio como um todo, dando respostas e soluções para os mais diversos ambientes e momentos, ainda se tem a impressão que construir relacionamentos que deveria ser um dos atributos mais trabalhados pela área é muitas vezes deixado de lado, perdendo assim, a oportunidade de construir-se uma bela ponte por onde a colaboração, a troca de experiências, o conhecimento compartilhado e acerto entre as partes torne-se um diferencial na gestão e na busca de soluções, a TI vista deste ângulo toma outra dimensão para as empresas que já entenderam que a realidade do setor de tecnologia vem mudando de forma progressiva na busca do seu espaço no alinhamento das estratégias organizacionais e que as competências profissionais e pessoais também sofrem mudanças significativas. Pessoalmente, acredito que as maiores diferenças que ocorreram nos últimos anos para o profissional é a mudança de comportamento e de atitude frente as pressões, prazos muitas vezes inexequíveis, clientes mal humorados e projetos muitas vezes “de outro mundo” são desafios do dia a dia de difícil administração e que exigem da área uma postura pró-ativa e de constante negociação.

Construir pontes é o melhor caminho para alinharmos as responsabilidades com as expectativas dentro de uma realidade frente às necessidades, assim, escolheremos o caminho da construção de soluções para resolvermos os problemas existentes ao invés da crença de que a defesa é o melhor ataque abrindo frente a uma “guerra” onde não há vencidos nem vencedores e sim a total indiferença. Assim, comecemos por nós mesmos e com nossas “brigas internas” e tenhamos claro nossas capacidades e dificuldades e vejo isso como um upgrade dos mais importantes com capacidade infinita de adição de novos módulos de inteligência emocional. Caro amigo, acredite quando lhe digo que este é um caminho dos mais difíceis de serem traçados, mas, um dos mais recompensadores, sei disso por experiência própria. Não esqueça que cada pessoa que passa pela sua vida por mais simples que possa ser, um dia poderá estar numa posição melhor que você e que se o seu relacionamento foi construído de forma positiva a sua base de relacionamentos será um campo aberto de oportunidades.

Autor

Tecnologo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atua no setor de tecnologia a 20 anos e a 10 como Gerente de TI de um grupo de quatro empresas atuando em diversas frentes e com grande experiência em projetos, mapeamento de processos, suporte técnico, implantação e segurança da informação. Atualmente estuda Governança de TI e Gerenciamento de Projetos.

Fernando Dias

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes