Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

Modelagem Conceitual de Dados – Nunca foi tão importante

publicado por David Stephen

A cada dia que se passa as ferramentas de produtividade na área de TI vão avançando em qualidade, facilidade e potencial de versatilidade.  Em poucos minutos é possível criar aplicações que dantes levavam dias e até meses.  Mas isso tem um efeito colateral gravíssimo!  Tenho presenciado excelentes profissionais de programação desenvolverem sofisticados sistemas sem a devida preocupação com a normalização de seus dados.  Redundâncias não controladas, inconsistências de integridade referencial indireta, são apenas dois dos exemplos de problemas ocultos escondidos debaixo do tapete por profissionais desavisados.

Apesar de todas as ferramentas CASEs e sofisticadas IDEs lançadas no mercado, a modelagem conceitual de dados é algo que nenhum utilitário consegue substituir.  Estamos falando do conhecimento do mundo real do usuário.  A grande maioria dos desenvolvedores iniciam suas implementações a partir da codificação do software, em vez de começar pelo bom e velho rabisco.  Estamos falando de algo que, para você, caro leitor, pode parecer uma bobagem – mas estou cansado de presenciar implementações mal sucedidas por falta daquela palavrinha chata para os técnicos de TI: “planejamento”.

Iniciar o desenvolvimento de um sistema pela implementação é como construir uma edificação sem a planta baixa.  Imaginem só se, ao lançar a última laje de um edifício, descobre-se que o banheiro deveria ter ficado do lado oposto do apartamento?  O que é óbvio para a engenharia civil, não é tão claro assim quando se fala em engenharia de software.  Erros básicos de modelagem de dados vêm sendo cometidos a três por quatro, atrasando cronogramas, modificando escopo e encarecendo projetos bem no meio de sua linha do tempo.

Programadores!  Engenheiros de software!  Vamos ter humildade e voltar a estudar essa matéria jurássica que nunca foi tão necessária em meio à alucinante velocidade com que os aplicativos e sistemas são desenvolvidos para nossos clientes.

Autor

Engenheiro de formação. Empresário dos segmentos de educação e tecnologia. Empreendeu diversos negócios nas áreas de TI e Educação Profissional. Fundador do Ibratec (Instituto Brasileiro de Tecnologia), primeira escola técnica de informática particular do nordeste (1994). Fundador da Unibratec (primeira faculdade de educação tecnológica do nordeste e uma das 10 primeiras do Brasil (2002). A Unibratec foi eleita a melhor faculdade de informática do Brasil pela revista Veja de janeiro de 2007. Em 2006 implantou o projeto piloto Unibratec28horas, que transmitiu o primeiro curso técnico via satélite do Brasil, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco (SECTMA/PE), atendendo a mais de 1.000 estudantes da rede pública estadual no interior de Pernambuco e 400 alunos da própria instituição, o que se configurou como a primeira PPP, mesmo antes da lei das parcerias público-privadas. Em 2008 vendeu suas ações da Unibratec para se dedicar exclusiva e especificamente a projetos na área de EAD (Educação a Distância). Criou 2 empresas de educação profissional a distância: a Teleport (empresa de transmissão de conteúdos via satélite) e a Etebrax (Escola Técnica do Brasil), que foi a primeira instituição de ensino a transmitir cursos técnicos de segurança do trabalho, administração e agente comunitário de saúde, via satélite, pelo método telepresencial conectado. A rede Teleport/Etebrax atingiu mais de 30 polos de apoio presencial em 13 estados da Federação. Ainda pela Teleport, transmitiu o primeiro curso via satélite do Sebrae em todo o território nacional, através do Programa Sebrae-Conecta (parceria Sebrae/Teleport). Em 2011 vendeu suas ações nas duas empresas para montar seu mais novo empreendimento educacional: A Acadetec (Academia Tecnológica do Brasil). Um portal de cursos online que utiliza uma plataforma de EAD, também desenvolvida pela sua equipe, com recursos inovadores e sofisticados: o Havonna, que já está em sua versão 2.02. Ainda pela Acadetec, desenvolveu projeto de credenciamento de 10 cursos técnicos online que se encontra em fase final de autorização pelo Conselho Estadual de Pernambuco. Contato: Email: david.stephen.barros@gmail.com Blog: http://davidstephenbarros.blogspot.com.br Linked-In: http://www.linkedin.com/profile/view?id=89343330 Mobile: +55(81)9727-1707 Conheça meus mais novos empreendimentos educacionais e tecnológicos: Academia Tecnológica do Brasil www.acadetec.com.br Havonna: Plataforma de EAD para Empresas e Instituições www.havonna.com.br

David Stephen

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes