Carreira

Ξ 1 comentário

Como não se entediar com a vida de programador

publicado por Alexandre Manoel da Silva

Para você que não gosta de fazer todo dia a mesma coisa no seu trabalho, o que deve ser feito para não entrarmos naquela rotina e ficarmos acomodado com nosso trabalho?

Todos os programadores sabem que essa é uma pergunta difícil. Vivemos na mesmice, pode vir gerente falar que tudo muda de projeto para projeto, pode vir coordenador ou diretor do seu setor para falar a mesma coisa, mas nós programadores sabemos que (se a linguagem de programação não mudar) sempre será igual. Programas, especificações técnicas, prazos, metas, padrões, documentações para serem preenchidas, hora de trabalho, salário, demanda, nível de serviço (SLA), testes de todas as condições do programa e tantas outras coisas que nem me recordo nesse momento.

Mas bem, a pergunta é como se manter motivado diante de tudo isso? Pelo que descrevi essa carreira parece um inferno, mas para a surpresa de quem não é dessa área é exatamente ao contrário (falo por mim, não sei a opinião dos nossos colegas programadores). Particularmente gosto bastante do que sou pago para fazer, tento sempre manter em mente que cada programa que codifico, cada programa testado será uma parte essencial do projeto, isso me ajuda a manter a atenção voltada para cada detalhe do meu trabalho, até porque mesmo tendo o máximo de atenção em uma codificação, sempre naquela hora de compilar o código aparece um erro que não percebemos, um caractere a mais, uma mensagem de erro ou retorno errada e assim por diante. Desenvolver programas com mil, duas mil linhas é extremamente desgastante mas também prazeroso. Aquele momento em que termino o código, não penso como se estivesse me livrando de mais um programa, até porque sei que vira dezenas a seguir. Penso na lógica do programa, todas as condições necessária para realizar um insert em uma tabela por mais simples que seja, validações de variáveis, movimentação de campo a campo. São muitos detalhes que me deixam a cada programa mais perfeccionista. Sei que esse pequeno programa será usado por inúmeras pessoas e o que elas devem pensar caso ele apresente erro? Procuro ser o melhor possível todos os dias.

Recebo um documento contendo a especificação para o programa que será desenvolvido. Tenho que analisa-lo, verificar a lógica e entender a regra de negócio, verificar se eventualmente tem algum erro de regra de negócio. Variáveis que serão usadas no programa para algum tipo de validações ou comparadas com outras variáveis tem que ter o menos tipo (obvio) e tamanho. Dados de entrada, dados de saída, trabalhar hora com arquivos sequencias hora com tabelas, tratar file-status dos arquivos, ou sqlcode dos comandos SQL. Acessar o framework para obter dados digitados pelo usuário e depois de processado retornar os resultado para o java apresentar na tela para o usuário final. Como atualmente trabalho com COBOL, para quem não sabe essa é uma linguagem bastante “chata”, tem algumas regras de alinhamento para codificação que devem ser seguidas. Enfim são inúmero detalhes para me preocupar, ter atenção é fundamental.
Enfim, depois de descrever um pouco do meu dia-a-dia, queria acrescentar que a motivação é fundamental para manter-se bem no seu trabalho. Tenho certeza que motivados temos chances maiores de conseguirmos o que queremos mas convenhamos que para manter a motivação todos os dias é bem difícil.

Autor

Atualmente trabalho com desenvolvimento de aplicações para mainframes, curso 4º semestre de Engenharia de Computação no centro universitário FIEO (UNIFIEO).

Alexandre Manoel da Silva

Comentários

1 Comment

  • Artigo sem muito sentido. Desenvolvimento é uma tarefa dinâmica e só fica parado quem quer ou quem não se atualiza. É mais postura do “profissional” do que algum problema da profissão.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes