Cloud Computing

Ξ 1 comentário

Por quê alguns projetos de Cloud Computing podem falhar

publicado por Edvandro Santos

Cloud Computing oferece uma série de benefícios que fazem com que qualquer empresa tenha interesse em migrar para a nuvem. Assim como outras tecnologias, ela também está sujeita a riscos e pode, possivelmente, falhar. Veja alguns pontos a julgar importantes:

1. Ausência de monitoramente e gerenciamento da aplicação

Depois que tudo é migrado para a nuvem, é muito comum que desenvolvedores comecem a trabalhar imediatamente no código, já que não há necessidade em se preocupar com o ambiente. E de fato não precisam, mas continuar gerenciando e monitorando a aplicação se faz necessário para evitar o aumento do custo na operação e possivelmente, falha do projeto.

2. Ausência de pessoas sem as características chave para o projeto

Todo projeto precisa de profissionais qualificados para garantir seu sucesso. Em se tratando de Cloud Computing ser um novo “hype”, a disponibilidade de profissionais habilitados e experientes é uma raridade. Isso impacta positivamente para a falha do projeto.

3. Ausência de padrão de contratos, serviços e garantias

Há muitas nuances relacionadas a performance, segurança, armazenamento e acesso quando falamos de um projeto na nuvem. Como não há padrões em SLA’s, isso impacta num mau entendimento do serviço e a perda de dinheiro quando as partes não são bem explicadas ao cliente.

4. Mau entendimento dos requisitos, dados legados e tecnologia

Um tópico auto-explicativo: Quando não conhecemos a necessidade do cliente, sua expectativa (e dinheiro) vão pelo ralo junto com o projeto. Isso não é diferente em Cloud Computing.

5. Adoção precoce

Há um “hype” em Cloud Computing ao redor do mundo… Se isso não vai de encontro com a arquitetura, tecnologia e modelos de negócio da sua empresa, procure pensar bem nisso antes de migrar para a nuvem.

Abs.

Autor

Apaixonado por TI, há cinco anos desenvolvendo e personalizando sistemas, com ampla experiência em diferentes linguagens de programação, banco de dados e plataformas. Trabalho há mais de 3 anos com o Microsoft Dynamics AX e sou responsável por desenvolver, gerenciar e criar soluções corporativas para empresas de qualquer ramo, integrando suas obrigações fiscais, contábeis e administrativas. Fã assumido de Star Wars, Quadrinhos e muito Blues, meus passatempos quando não estou trabalhando.

Edvandro Santos

Comentários

1 Comment

  • É verdade. Gostaria de citar que há ainda questões como disponibilizar os aplicativos offline. Conheço poucos que fazem isso, o Endomondo é um, e agora acabo de conhecer o http://www.groupcamp.com.br. É uma questão a ser considerada também.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes