Carreira

Ξ Deixe um comentário

O que não é coaching?

publicado por Alessandra Thomazini

Hoje, resolvi dedicar este artigo para ajudar profissionais como você a eliminar algumas dúvidas  sobre o coaching, mas antes eu convido você a um exercício prático respondendo em no máximo 1 minuto a seguinte pergunta: O que é coaching? Pensou? É só guardar a sua resposta e comparar depois com a leitura deste artigo.

Durante meus treinamentos, eu costumo usar trechos de filmes como técnica para favorecer a assimilação, tornando a aprendizagem atrativa, prática e principalmente, efetiva. O conteúdo passa a fazer sentido para quem vivencia e logo ele consegue aplicá-lo rapidamente.

E aí, você está pronto? Procure o seu lugar em nossa sala de cinema porque a sessão já vai começar.


Hannibal Lecter
 é uma célebre personagem de ficção elaborada pelo escritor Thomas Harris. Ele irá nos ajudar a ilustrar a primeira pista do que não é coaching. O personagem tem problemas disfuncionais que somente poderão ser tratados por especialistas, como psiquiatras ou psicólogos que saberão oferecer o melhor tratamento. Outros exemplos de disfunções: complexo de perseguição, síndrome do pânico, depressão, e tantas outras.

Sessão de Terapia, versão brasileira da série israelense BeTipul, mostra o dia a dia de um psicanalista e ilustrará a segunda pista do que não é coaching. Terapia é o nome dado a um conjunto de práticas psíquicas, corporais e espirituais que objetivam a harmonia da saúde do cliente. Alguns tipos: terapia de vidas passadas, terapia ocupacional, terapia cognitiva, entre outras e tratam sintomas como: ansiedade, depressão, abandono, fobias, vícios, etc.

X-men, filme americano de ficção científica. Patrick Stewart que interpreta o Professor Charles Xavier dará a nossa terceira pista. Seu personagem busca ser um mentor para passar todas as experiências adquiridas em sua vida na formação ou preparação dos alunos “mutantes”. Nas empresas, o mentor é normalmente um executivo sênior com reconhecimento profissional que “apadrinhará” um jovem empregado, com potencial acima da média, e será seu orientador na carreira.

Click, filme americano sobre a vida de um arquiteto, interpretado por Adam Sandler que ao usar um controle remoto universal consegue adiantar a sua vida. A nossa quarta pista provoca reflexões sobre o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, ou seja, ter atitudes e comportamentos para construir uma personalidade forte e capaz de levar uma vida feliz. O termo autoajuda vem de “Ajudar a si próprio”. Como exemplo do universo empresarial, alguns treinamentos tem este tom mais motivacional com o objetivo de estimular as pessoas nesta reflexão interna para mudanças positivas.

Até que a sorte nos separe é uma comédia brasileira estrelada por Leandro Hassum e Danielle Winits que dará a última pista. No filme, eles formam um casal que ganha na loteria e perde toda a fortuna em dez anos. O vizinho e consultor Amauri (Kiko Mascarenhas) ajudará o casal por meio dos seus “cinco passos para a riqueza”: organização, planejamento, equilíbrio, segurança e investimento. Assim como no filme, o consultor é um profissional especializado e tem o papel de propor soluções sobre alguma especialidade.

Espero que os filmes e analogias descritos neste artigo tenham contribuído na sua compreensão sobre as diferenças e vantagens de cada especialidade. Vamos a sua resposta? Se você pensou que coaching é terapia, psicologia, consultoria, autoajuda, mentoring ou counseling,  agora já sabe que estas áreas tem um perímetro específico e não fazem parte do coaching.

O profissional que tem como base de formação uma destas áreas deve deixar bem definido o seu papel, para evitar que o cliente tenha qualquer confusão sobre os métodos e técnicas aplicados, assim como os tipos de resultados que serão obtidos.

Muitos conceitos e opiniões existem sobre coaching, mas todos são unânimes em uma definição: coaching é um processo. Sua eficácia está no seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio de um processo comprovado cientificamente que elevará o seu desempenho, pois o sucesso do coaching está baseado em seus resultados.

Sua companhia foi incrível! Até o próximo artigo!

Alessandra Thomazini
Desenvolvimento de pessoas
http://about.me/alessandra.thomazini

Autor

Sou especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação Organizacional. Pós graduada em Comunicação pela USP, Formada em Gestão de Recursos Humanos, certificada em Coaching pela SBC, diversos cursos de atualização e 14 anos de experiência nas áreas de Treinamento, Seleção, Comunicação Interna e Desenvolvimento Organizacional, passando por grandes empresas (Globo, UOL, PSA Peugeot Citroen, Teleperformance e Grupo TBA). Atualmente desenvolvo projetos independentes de Treinamento, Comunicação e Coaching. Sou apaixonada por desenvolver pessoas e pelo conhecimento. Contato: allesale@gmail.com Facebook: www.facebook.com/AlessandraThomaziniPersonalCoach

Alessandra Thomazini

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes