Cloud Computing

Ξ 2 comentários

10 sugestões para sua empresa entrar com pé direito no mundo Cloud Computing

publicado por Silvio Rocha

Imagine-se num restaurante almoçando, quando seu telefone toca e, ao atender, você se vê negociando a venda de produtos, e logo a segur enviando uma proposta ao cliente à partir do seu smartphone, compartilhando a mesma com a sua equipe e, ao retornar ao escritório, aguardar a confirmação do negócio? Parece tão difícil assim? Com a orientação correta, é mais fácil do que você imagina. Isso pode ser tão simples quanto usar o seu e-mail pessoal.

O lugar comum

Muitas pessoas ainda acreditam que não existe vida fora do mundo Microsoft Outlook e que ele é a única maneira possível de enviar, receber e organizar as mensagens para o seu negócio. Isso é compreensível, pois o Outlook dominou o serviço de mensagens por décadas. Embora existam alternativas disponíveis, como o Lotus Notes e Groupwise, nenhuma delas jamais chegou perto de capturar o mercado da Microsoft com a dupla Outlook e o servidor MS-Exchange.

Agora, com a Computação em Nuvem, MS-Outlook, Ms-Exchange e Ms-Office ficaram numa posição muito delicada, já que atraem para si predicados que os tornam de difícil manutenção, difícil atualização, pouca flexibilidade, pouca inovação e, principalmente, restritos apenas à empresa e máquinas onde estão instalados, ou seja, sem nenhuma mobilidade.

Cloud Computing Google

Se você possui uma conta no Google Gmail,  é bem provável que você conheça as facilidades e funcionalidades da mesma.  No entanto não é possível personaliza-la com o seu domínio pessoal.  Algo como voce@minhaempresa.com.br.

Em contrapartida, o Google Apps é um serviço da Google que fornece a opção de personalização do seu correio com o nome do seu domínio, ajustado ao seu idioma, com serviço de mensagem e com espaço muito acima do que é oferecido pelo Outlook. Além disso, ele é composto por um conjunto de programas de automação de escritório que rodam integrados com o Gmail, e por isso aumentam o poder de fogo desta suíte de programas. Podemos citar o Google Groups, Google Calendar, Google Talk, Google Docs/Drive, Google Sites entre outros.

Se você está pensando seriamente em ingressar com a sua empresa no mundo de Computação em Nuvem, apresentamos aqui 10 sugestões  para considerar o Google Apps como a solução para o seu negócio.

10 Sugestões

1. Você pode começar experimentando Google Apps gratuitamente. Instale a versão Google Apps Standard que é sem custo até 10 usuários

2. Sem dificuldades, sua logomarca e domínios poderão ser personalizados no Painel de Administração. Permitindo assim que você tenha uma identidade própria, desvinculada do logo padrão do Gmail.

3. Se você usa o MS-Exchange, não haverá problema algum para migrar suas caixas de correio. Através do uso do Google Apps Sync para Microsoft Outlook, as mensagens dos seus usuários serão transferidas do Exchange para o Gmail sem problemas.

4. Google Apps for Business oferece espaço de armazenamento de 25GB por caixa postal. Tão cedo seus usuários não precisarão apagar mensagens a fim de liberar espaço.

5. Com o Google Drive, que em essência é um pendrive virtual, seus usuários podem contar com 5 Gb de espaço disponível para armazenamento de qualquer tipo de arquivo não criados no Google Apps. Se o usuário criar documentos no formato Google Apps, estes não ocuparão espaço, portanto seu espaço é praticamente infinito.  Se algum usuário precisar de espaço adicional, a Google oferece mais por uma taxa anual bem inferior aos serviços concorrentes.

6. Mobilidade total. Você terá a liberdade de trabalhar fora do escritório e sincronizar seus arquivos quando estiver usando um Android, iPhone, Blackberry entre outros dispositivos.

7. Você está liberto dos emails indesejáveis. Através de um sistema Anti Spam inteligente, mensagens com texto suspeito ou propaganda indesejada não são entregues na sua caixa postal. Mesmo que tentem burlar os filtros de texto do Google utilizando imagens anexas, ele, através de filtros óticos, reconhecerá estes emails e não os entregará.

8. Você não ficará a deriva sem ajuda. Para as empresas que contratem o Google Apps Business é oferecido suporte através de empresas parceiras da Google que o auxiliarão quando necessário.

9. Respire aliviado, desaperte seu cinto de segurança e ande livre pela cabine. Seu trabalho agora está 100% baseado na Web. Nada de aquisição de hardware sofisticado, upgrade de software ou manutenção pesada. Economize tempo e dinheiro, dedique seu tempo para fazer novos negócios e pensar em novos projetos.

10. Se você está preocupado com segurança e privacidade, tenha em mente que o Google Apps foi concebido originalmente para rodar em Cloud Computing, ou seja, não é um software adaptado para esta função. Seu núcleo foi desenhado pensando neste binômio.  O produto é detentor de várias certificações de segurança específicas para nuvem como a  FISMA (Federal Information Security Management Act), SSAE-16 (Statement on Standards for Attestation Engagements), ISO 27001 entre outras.

No meu dia-a-dia como profissional e parceiro da Google, ajudo muitos usuários e empresas a percorrerem  este caminho e vejo com satisfação que eles se tornam mais leves e produtivos utilizando a tecnologia de Cloud Computing embutida no Google Apps.

Quanto mais escrevo sobre este assunto, mais animado fico, pois sei que estou lançando luz sobre um assunto ainda tabu para muitas empresas. Mostrar para organizações que elas podem caminhar sem estar acorrentadas a sistemas ultrapassados é minha luta constante.

 

Autor

Especialista em Treinamento e Desenvolvimento/Comunicação Interna. Atuou em grandes empresas do segmento de TI. Atualmente é responsável pela área de Gestão de Conhecimento na Setesys, uma empresa Google Partner com ênfase na aquisição/ disseminação de conhecimento e concepção e desenvolvimento de soluções corporativas em Google Apps/Cloud Computing. Escreve no blog da Setesys sobre tecnologia, soluções corporativas, novidades da Google e Google Apps. Um dos membros do Google Business Group São Paulo e criador do Portal de EAD - Instituto Google Apps.

Silvio Rocha

Comentários

2 Comments

  • E bom darem uma olhada em Office 365. Vão gostar também. As duas ferramentas estão fantásticas. Qualquer uma será ótima escolha.

    Abraços.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes