Carreira

Ξ Deixe um comentário

Jovens adultos, uma transformação necessária

publicado por Sidnei Oliveira

Já percebemos que a vida está, em muitos aspectos, mais fácil. As tecnologias ampliam o acesso à novas experiências que, antes, eram restritas a poucos privilegiados. Diariamente somos atropelados por um turbilhão de informações, sempre com novos cenários, novas possibilidades, nos convidando e até nos obrigando a criar um novo olhar. Tudo é apresentado como novo e essa é a realidade mais vibrante que podemos usufruir, pois ela proporciona a percepção da juventude plena, intensa e frenética.

Isso significa que ser jovem agora é, também, uma realidade dos adultos, aqueles que antes abandonavam a juventude quando descobriam as responsabilidades que as escolhas exigiam. Hoje, isso não acontece mais. O aumento na expectativa de vida transformou completamente esse cenário. Surge, assim, o “jovem adulto”, afinal, agora todos queremos ser jovens, e fazemos escolhas que sustentam essa condição.

Como ficam, então, os jovens de idade? Aqueles que ainda não viveram tantas situações e não dispõem de um grande arsenal de experiência?

Esse é o grande desafio da atualidade, na qual cinco gerações diferentes precisam conviver, alinhando valores, costumes e expectativas diversas. Nessa realidade, os principais atores são justamente os jovens da Geração Y. Eles já percebem que as consequências de suas escolhas são absolutamente individuais e, por isso, devem se responsabilizar por cada decisão que tomam, afinal, eles estão ficando “adultos” também.

Contudo, essa transformação não é muito simples, pois os “adultos” de hoje persistem em continuar na juventude, provocando, com essa atitude, um efeito colateral, em que o próprio jovem adia a sua transição, mantendo o status anterior de adolescência. A principal consequência para esse cenário é a imaturidade que observamos nos profissionais.

Falta engajamento com os projetos, competência técnica e, principalmente, visão estratégica com a própria carreira, reduzindo as expectativas profissionais a um conjunto de benefícios financeiros de curto prazo. Isso precisa mudar com urgência, afinal, são os jovens que devem comandar as transformações do mundo.

Para que isso aconteça, precisamos que os “jovens adultos” se adaptem à singularidade do momento atual e transformem-se em mentores, promovendo e permitindo que os mais inexperientes possam enfrentar seus próprios desafios, ou seja, falhar e aprender com os seus erros.

Seja um jovem adulto. Isso é sedutor, vibrante e muito recompensador, mas lembre-se que essa condição traz novas responsabilidades e um novo papel – o de preparar as novas gerações de jovens.

Autor

SIDNEI OLIVEIRA – MINI CV Consultor, Autor e Palestrante, expert em Conflitos de Gerações, Geração Y e Z, desenvolvimento de Jovens Talentos e Redes Sociais, tendo desenvolvido soluções em programas educacionais e comportamentais para mais de 35 mil profissionais em empresas como Vale do Rio Doce, Petrobras, Gerdau, Santander, TAM, Unimed entre outras. Formado em Marketing e Administração de Empresas, autor de vários livros sobre Liderança e Administração. É sócio-fundador da Kantu Educação Executiva, Vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental e membro do conselho de administração da Creditem Cartões de Crédito e e do Fórum de Líderes Empresariais. É também colunista com artigos publicados nos portais Exame.com, Catho Online, Click Carreira, Café Brasil e InformationWeek Brasil

Sidnei Oliveira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes