Cloud Computing

Ξ 1 comentário

Virtualização de Desktops ou Aplicativos? Faça a escolha certa!

publicado por Daniel Riccetto

Acompanhando muitas vezes o time de vendas da consultoria onde atuo na demonstração de produtos Citrix e muitas vezes apoiando remotamente através de conversas notei que em diversas empresas a dúvida sobre qual solução de virtualização é a melhor para seus usuários ainda paira no ar. Muitas empresas solicitam visitas para demonstração de virtualização de Desktops como o XenDestkop da Citrix, esperando que esta é a melhor solução e muitas vezes acabam optando pelo antigo Metaframe, hoje XenApp.

Para entendermos melhor a diferença, vamos imaginar o seguinte cenário: imagine que você necessite entregar aplicativos como o ERP, CRM, Microsoft Office e sistemas desenvolvidos internamente em sua empresa para 100 usuários. Estes usuários podem estar em sua rede local, remotos através da internet ou ainda em sites remotos em sua rede MPLS. Pensando em uma solução de entrega de Desktops virtuais com o sistema operacional Windows 7 por exemplo, seria necessário a criação de 100 Desktops virtuais, considerando 2 GB de memória RAM para cada Desktop, seriam necessários servidores físicos com uma capacidade mínima de 200 GB de memória RAM. Quando partimos para a virtualização de aplicativos, este investimento cai para dois servidores com pelo menos 8 a 16 GB de memória RAM considerando estes 100 usuários. Produtos como o Citrix XenApp, são capazes de entregar todos os aplicativos necessários através de páginas Web, seja na rede local, seja remotamente. Neste caso, em um ambiente com 100 usuários, os aplicativos necessários seriam instalados em servidores Windows Server (2003, 2008, etc.) e entregues através do Citrix XenApp, responsável pela camada de virtualização dos aplicativos. E o detalhe é que estes aplicativos podem ser entregues para qualquer dispositivo sejam computadores, Notebooks, Tablets, Smartphones, etc.

Um detalhe muito interessante que acaba fazendo com que as empresas decidam pelo Citrix XenApp ao invés do Citrix XenDesktop ou outras soluções de VDI (Virtual Desktop Infrastructure) como o Vmware View, se dá pelo fato de que o Citrix XenApp é capaz de simular um Desktop virtual. Neste caso, o Desktop dos servidores é publicado como um aplicativo qualquer e é capaz de possuir diversos usuários conectados neste mesmo Desktop, 10, 20, 50 usuários dependendo da capacidade, quanto que em uma solução de VDI, seria necessário 1 Desktop para cada usuário. Com o Citrix XenApp há a opção de 1 para N, enquanto no VDI, 1 para 1. Há ainda a opção padrão do produto de entregar os aplicativos independentes do Desktop virtual publicado através de ícones para cada aplicativo através de uma página Web.

Uma solução de virtualização como o Citrix XenApp utilizada por grandes empresas do ramo de telecomunicações, redes de supermercados, etc., acaba sendo uma ótima opção para a grande maioria das empresas por possuir um custo mais baixo e necessitar de uma infra menor para o seu investimento inicial. Outra boa opção seria o Thin App da Vmware, mas a solução ainda ocupa pouco espaço no mercado. Portanto, antes de escolher sua próxima solução de virtualização, seja de Desktops ou aplicativos, procure sempre a ajuda de especialistas para auxiá-lo na melhor escolha para sua empresa.

Autor

Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Cidade de São Paulo. Possui diversas certificações Citrix e Microsoft. Atuou em diversos projetos focados na entrega de soluções de virtualização de aplicativos, Desktops e servidores baseados nos produtos da Citrix Systems e em projetos voltados para migrações entre diferentes Datacenters, sendo responsável pela análise, planejamento e migração de servidores Citrix e Vmware. Atualmente é Consultor Senior em uma empresa de entrega de soluções de virtualização de aplicativos, servidores, Desktops e soluções de Cloud Computing.

Daniel Riccetto

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes