Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Usando um Editor de Texto baseado em Cloud Computing

publicado por Silvio Rocha

Como qualquer usuário comum de computadores, passei boa parte do meu tempo escrevendo artigos, apostilas, etc. em editores de texto. Comecei bem cedo com o “jurássico”  Wordstar, mais tarde migrei para o “Carta Certa” brilhante contribuição nacional para este segmento de software, pois além de falar o nosso bom Português, foi o primeiro editor WYSWYG a rodar em modo texto, ou seja, antes do surgimento do Windows.

Com o surgimento do Windows, vimos surgir vários softwares para este fim, no entanto o MS-WORD aos poucos marcou presença e se firmou como um padrão nesta plataforma e reinou absoluto por muitos anos. Mas os tempos mudam e precisamos avançar para novas e melhores ferramentas.

Seguindo esta linha de raciocínio, o Google Docs é uma alternativa muito poderosa em relação ao MS-Word. Vou relacionar 10 razões para que você considere o uso do Editor de Texto do  Google Docs na próxima vez que você precisar editar algum documento.

1. Não conviva com arquivos corrompidos

Nada pior do que você ficar uma noite toda para concluir um texto e depois de arrastar e colar seu trabalho num Pen drive, descobrir que o arquivo não consegue ser aberto  no micro da sua empresa ou cliente por estar corrompido.

Com o Editor de Texto do Google Docs o  acesso ao seu arquivo é feito apenas com um clique no seu Google Drive e você jamais terá que se preocupar com arquivos corrompidos. Esta condição não existe nos arquivos armazenados na nuvem Google Apps.

2. Não conviva com arquivos corrompidos devido ao Pen Drive ou USB

Se o arquivo original criado no seu computador está integro, talvez meu Pen Drive ou a interface USB do equipamento onde será baixado estejam com problemas.

Outra situação comum é a falha ou perda da chave de proteção do seu Pen Driv, o que inviabiliza o acesso aos dados contidos em seu interior.

Usando o Google Drive, você uma área de armazenamento virtual  on-line. Na versão gratuita este espaço é de 5 Gb. Isto significa nunca ter de se preocupar com chaves de Pen Drive perdidas ou Pen Drives e Interfaces USB danificadas. Simplesmente você acessa seus arquivos neste Pen Drive virtual e baixa os documentos onde quiser e onde precisar.

3. Esqueça os tipos de formatos do meu texto  .Doc. Docx.

Nada pior do que você possuir um arquivo que não abre ou enviar para alguém um versão de arquivo que esta pessoa não conseguirá abrir.

Usando o Editor de Texto do Google Docs, basta simplesmente compartilhar o link deste documento com as pessoas que desejar. Se elas tiverem acesso a um navegador e uma conexão de internet, poderão visualizar o documento.

4. Compartilhe documentos

É de longe o melhor recurso do Editor de Texto do Google Docs. Trabalhar em colaboração com os outros no seu documento.

Basta apenas convidar seus colegas através da opção compartilhamento no documento criado, assim o próprio documento envia um e-mail convite para os demais, estes ao abrirem, trabalharam sobre um único documento.

5. Colabore nos documentos

É possível conversar online com os demais colaboradores e mesmo que você só abra o documento dias depois, é possível visualizar o que foi feito por cada um, ler comentários e analizar o que foi feito no “Histórico de revisões” e se quiser retroceder a uma versão anterior.

6. Exporte para PDF ou Word

Você precisa entregar um documento Word em formato PDF? Isto não é um problema para o Editor de Texto do Google Docs, através da opção de Download você pode escolher como exportar o seu documento para seu Disco neste formatp e também nos seguintes formatos:

– Microsoft Word 97-2003 (.DOC)

– Formato OpenDocument (.ODT)

– Formato Rich Text (.RTF)

– Texto simples (.txt)

– Página da web (.html, zipada)

7.  Publique seu documento na WEB

Você está satisfeito com o trabalho desenvolvido e deseja coloca-lo no seu blog ou compartilhar na Internet? Com apenas um par de cliques, transforme  qualquer documento numa página visível na Web.

8. Trabalhe a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet

 Não se preocupe de ter esquecido o Pen Drive ou deixar seus documentos no  computador pessoal de sua casa. Qualquer computador ou dispositivo móvel pode acessar seus arquivos. A partir de um iPad, Smartphone Android ou Blackberry, você pode ter acesso aos seu documentos. Talvez não seja tão confortável como num Desktop, porém eles poderão ser visualizados e será possível trabalhar neles.

9. Mobilidade usando seu Smartphone

Se você possui um Smartphone com o Android, será possível instalar vários aplicativos à partir da Play Store. Muitos destes aplicativos irão lhe permitir trabalhar em qualquer lugar. Transforme o seu tempo de ônibus em horário de trabalho.

10. Trabalhe no futuro, hoje.

Estamos caminhando para um mundo totalmente baseado na Web. Até a própria  Microsoft disponibiliza uma versão do Word acessível na Nuvem  Web.

Não espere este futuro chegar, dê um salto para este futuro,  comece a usar o Editor de Texto do Google Docs agora.

 

Autor

Especialista em Treinamento e Desenvolvimento/Comunicação Interna. Atuou em grandes empresas do segmento de TI. Atualmente é responsável pela área de Gestão de Conhecimento na Setesys, uma empresa Google Partner com ênfase na aquisição/ disseminação de conhecimento e concepção e desenvolvimento de soluções corporativas em Google Apps/Cloud Computing. Escreve no blog da Setesys sobre tecnologia, soluções corporativas, novidades da Google e Google Apps. Um dos membros do Google Business Group São Paulo e criador do Portal de EAD - Instituto Google Apps.

Silvio Rocha

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes