Carreira

Ξ 1 comentário

Por que um PMO pode não dar certo?

publicado por Hugo Lourenço

PMO (Project Management Office)! Afinal o que é isso? Visando ajudar a responder esta questão e ainda a já respondendo algo sobre a questão do título, por favor, leiam os artigos publicados anteriormente: http://www.tiespecialistas.com.br/2012/04/pmo-como-parte-fundamental-de-sucesso-para-a-organizacao/

O complemento que faço é em relação aos 6 pontos relacionados abaixo:

1 – Copiar um modelo de PMO igual ao de outra organização e não criar o seu próprio

Pois é, se fizer isso, aumenta a probabilidade de fracasso! Como comentei nos artigos anteriores, o PMO é o que a empresa necessita que ele seja e também é conforme as “suas dores”, necessidades, tipo de mercado, processos internos, disponibilidade para investimentos, estratégias organizacionais, público alvo, etc. Enfim, são diversos fatores que nos levam a não poder copiar um modelo de outra empresa. Precisa ficar claro que o PMO fará parte do DNA (para maiores informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/DNA) da empresa. E, sendo o PMO parte estrutural da empresa, o mesmo terá as características e propriedades da mesma, servindo assim somente para ela.

Mas se não podemos copiar um modelo de PMO de outra empresa, como criamos o modelo específico para a “minha” empresa? Bom gente, daí fica a resposta para um próximo artigo este pulo do gato.

2 – Mudança ou falta de patrocínio da alta direção

A falta de um patrocínio forte e direto é um grande problema, pois sem ele o PMO não tem força na organização, fazendo com que as demais pessoas ou áreas não valorizem o mesmo e podem atuar com fatores restritivos à evolução ou construção do PMO. O mesmo pode ocorrer caso mude o patrocinador, pois se na mudança a novo patrocinador não tiver a força, poder e autonomia funcional dentro da empresa, o PMO não vai para frente. E ainda o patrocinador deve ser da alta direção, principalmente por ela estar totalmente alinhada às estratégias da mesma.

3 – Falta de apoio em geral

O que é a seleção Brasileira sem a sua torcida? É a mesma coisa com o PMO na organização. O PMO não é e não será nada sem o apoio das demais áreas e pessoas. Não é o PMO que toca a organização, ele ajuda. São todas as áreas e pessoas em conjunto numa grande união que farão as coisas acontecerem: “Cada um representa um grão de areia que juntos formam a ilha neste vasto oceano empresarial”.

4 – Mudanças de Stakeholders

A mudança de algum Stakeholder que apoia o PMO, seja mudança de área ou saída da empresa, pode representar um grande risco negativo à continuidade do PMO. Digo isso, pois este Stakeholder pode ser um ótimo influenciador, um parceiro daqueles que se pode contar sempre. Pense que no lugar dele não entre ninguém. Se ele realmente fazia a diferença ao trabalho do PMO, será uma grande perca. Pior ainda será se entrar uma pessoa que vá contra aos objetivos e atividades do PMO.

5 – Não obtenção suficiente de nível de autoridade e poder

O PMO deve possui poder e nível de autoridade suficiente sobre suas funções primárias e dependendo secundárias. Por exemplo as funções primárias seriam as atividades que fazem parte do seu “core”, da sua existência. As secundárias seriam as atividades de apoio que podem fazer em algum processo que outra área seja a dona do mesmo.

Sem poder e autoridade suficiente o PMO não terá valor e credibilidade. As pessoas ou áreas não o respeitarão e nem muito menos irão ouvir seus conselhos. Ou seja, será uma área para “Inglês ver”.

6 – Fatores políticos e ego das pessoas na empresa

A tal politicagem nas empresas devido aos cargos funcionais e o ego das pessoas em querer ser sempre o dono ou “o bonzão” de tudo é o que mata o gerenciamento de projetos e consequentemente o PMO nas organizações.

Eu considero uma baita sacanagem a empresa ser penalizada por uma ideia que o “Joãozinho” (estagiário) deu e que pode ajudar muito alguma atividade ou resultado em projetos e, só por que ele é da outra área “x” a ideia não é aceita. Ou ainda, só por que ele é de um cargo inferior ou por que a ideia não foi da pessoa que possui poder de decisão. Gente, vamos trabalhar para o bem da empresa e das pessoas. Assim, um PMO bem elaborado e constituído trará este bem à empresa e consequentemente às pessoas que vivem dos respectivos projetos e atividades relacionadas ao PMO.

Bom gente, o ideal é escrever um livro sobre o assunto, ainda faço isso, mas de momento são alguns itens de suma importância e que servem para reflexão.

Para fechar, deixo a mensagem para atuarmos sempre de modo a mostrarmos às empresas que vale a pena e de que precisamos sempre de um PMO atuante e que seja valorizado, assim, consequentemente, o gerenciamento de projetos também será e vice-versa…

Autor

Especialista em Projetos (Projetos “Ágeis e Tradicionais”, Programas, Portfólio e PMO). Certificado Project Management Professional - PMP® desde Julho de 2010. Certificado ScrumMaster - CSM desde Maio de 2011. Certificado PMI Agile Certified Practitioner – PMI-ACP® desde Abril de 2013. MBA em Gestão de Negócios pela Veris – IBTA; Graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Braz Cubas e Técnico em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP. Base profissional em TI (Tecnologia da Informação) e já atuou nas áreas de negócios e em grandes projetos de Consultoria, Rodovias, Mobilidade, Varejo, Farmacêutico, Construção, Energia e Governamental. Atualmente se mantém na área de TI. Possui forte atuação para com a comunidade de gerenciamento de projetos (Projetos, Programas, Portfólio e PMO). Professor e atua com treinamentos e palestras sobre Gerenciamento de Projetos, Programas, Portfólio de Projetos e PMO. Contribuinte e revisor da 5ª edição do Guia PMBOK®, conforme consta no mesmo como “Hugo K. M. Lourenço, PMP”. Idealizador, criador e principal organizador do Grupo de Gerenciamento de Projetos “PMValeDay” – Project Management Vale Day (Grupo de Gerenciamento de Projetos do Vale do Paraíba) – http://www.pmvaleday.com.br

Hugo Lourenço

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes