Mobile

Ξ 5 comentários

Esta não é mais uma obra de ficção!

publicado por Roberto Queiróz

Imagine as possibilidades:

…O medidor de água da sua casa/apto, com dispositivo de GSM (isto mesmo, um chip GSM!) e, mensalmente o extrato e conta de seu consumo de água sendo enviado para o seu endereço de e-mail, sem a necessidade da visita do “conferente”.

…O medidor de consumo de energia da sua casa/apto, também com dispositivo GSM e, mensalmente, o extrato e conta de seu consumo sendo enviado também para o seu endereço de e-mail, também sem a visita do “conferente”.

Sem contar que, você poderá ter uma prévia dos consumos e valores a pagar, através da web, no momento em que quiser!

Esta não é uma obra de ficção e nem mais um capítulos dos Jetson´s !

É um projeto piloto que está sendo desenvolvido pelo ministério das águas e energias dos Estados Unidos, em algumas cidades pilotos do Estado de Illinois (EUA).

Com esta ideia, o governo dos EUA pretende favorecer os moradores a entrarem na “onda verde”, facilitando os controles dos consumos.

Um dado interessante é que com esse dispositivo o consumidor poderá pagar as suas contas de acordo com a disponibilidade financeira mensal, ou seja, pagando aos poucos, através de prévias que poderão ser consultadas via web.

A facilidade com que a tecnologia possibilita certas situações, como por exemplo, acontece hoje em dia com os rastreadores de veículos.

Com equipamentos dotados de dispositivo GSM, a indústria de equipamentos e serviços de rastreamento automotivo hoje em dia, aqui no Brasil, já possibilita que todos tenham, a um custo pequeno dado a importância e facilidade para ter a tecnologia, seu veiculo monitorado em tempo real o percurso que fez ou está fazendo pelas cidades e estradas brasileiras e da América do Sul.

Com dispositivos e serviços, a empresa de transporte tem, por exemplo, a condição imediata de saber qual o trajeto que está sendo feita neste momento o seu veículo, via web ou SMS, se há congestionamentos nas estradas a seguir, grau de periculosidade e o interessante serviço de monitoramento da telemetria, por exemplo, saber se o motorista soltou o caminhão numa “banguela”, alta aceleração, variação da temperatura das câmaras frias dos transportadores de perecíveis, se houve freada brusca ou ainda se o motorista desligou o motor em ponto da estrada aonde não era permitido (em postos de combustíveis não autorizados, por exemplo).

Sem contar a segurança da carga, parando apenas em horários e pontos específicos, anteriormente combinado com o destinatário/dono da carga e até o bloqueio total do veículo e localização do mesmo, em caso de roubo.

E todos estes serviços usando, como comentado, a tecnologia GSM que hoje em dia, 90% da utilização dela é somente para telefonia e internet.

Por outro lado, as empresas de telefonia, analisando o “boom” que é esta fatia de mercado para operações de dados móveis, estão investindo alto em infra estrutura visando acompanhar a demanda que está crescendo a cada dia em nosso pais.

É isso ai!

Autor

É formado em Ciência da Computação pela Faculdade SPEI – PR com Pós-Graduação em Administração de Banco de Dados e MBA em Gestão Estratégica de Negócios, pela FIA-SP. Com certificações Oracle (OCP), Oracle Exadata 11g Certified Implementation Specialist, Oracle 11g Service Oriented Architecture 11g Sales Specialist Assessment e Oracle 11g Service Oriented Architecture Specialist 11g Support Specialist Assessment. Como consultor de banco de dados Oracle, tem trabalhos desenvolvidos em grandes empresas, entre elas: Ágora Investimentos, Carrefour Brasil, Deutsche Bank, Embratel, Exxon Mobil (Texas), Fly Emirates (Dubai, EAU), Gol Linhas Inteligentes, GVT Telecom, HSBC GLT, Interchange, Oi Telecom, Petrobras, Oracle do Brasil, Rede Globo, TAM, Vivo - SP e Vodafone (Alemanha).

Roberto Queiróz

Comentários

5 Comments

  • Olá colunista!
    Muito interessante os seus artigos, sempre trazendo novidades para o nosso dia a dia. Gosto de ler seus posts.

    Parabéns!

    Marcio

  • Roberto, você sempre com os assuntos em dia , por dentro das novidades e compartilhando com todos(as). Muito interessante mais este seu artigo.

    Você está no caminho certo, compartilhando o conhecimento!!!

  • Bacana o artigo, nos mostra o quanto o Brasil está evoluindo em matéria de serviços para a comunidade. Sinceramente não tinha ideia sobre a utilização do GSM para estas finalidades.

    Muito interessante o post. Parabéns ao colunista.

    F Augusto

  • Sempre com novidades !!!!

    Show o artigo.

  • Artigo simples porém com novidades para todos os consumidores.

    É a tecnologia a serviço de todos.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes