Hoje uma loja virtual enfrenta vários desafios diferentes desde a sua concepção até a sua manutenção no dia a dia. Essas dicas são características comuns entre os negócios virtuais de sucesso. Aplicar essas dicas ira garantir algumas posições de vantagens em relação à concorrência em geral.
O senso comum diz que uma empresa deve fazer um processo de compra conveniente. Surpreendentemente, alguns sites de comércio eletrônico conseguem complicar esse processo simples. Em vez de simplificar o processo, eles fazem os visitantes passarem por uma série de cliques do mouse, mesmo depois de terem acrescentado produtos ao carrinho, além de terem que negar o tempo todo vários “up-sells”. Mesmo nas lojas mais bem sucedidas a taxa de abandonos de carrinho gira em torno de 20 a 30%. A mensagem é alta e clara: muitos clientes se recusam a correr em círculos.
Por que um cliente irá visitá-lo? Vender mercadorias exclusivas? Oferecer o menor preço?
Essas respostas são a “alma do negócio” e vão ajudar no desenvolvimento da sua estratégia de mercado. Toda empresa precisa se diferenciar. Uma empresa de comércio eletrônico não pode esperar que vá vender tudo para todo mundo. Uma maneira de diferenciar o seu negócio é resolver pelo menos um problema que os clientes enfrentam – especialmente um problema que ninguém está resolvendo.
A entrega do pedido sempre acontece nas maiorias dos casos fora do alcance das vistas do lojista. Porém as conseqüências de falhas são sentidas pelos clientes. Entrega incorreta, mercadoria danificada, entrega atrasada, ou ainda falta de mercadorias pode garantir que o cliente nunca retorna mais para comprar. Logo é importante, que o acompanhamento e principalmente “feedback” do encerramento do pedido seja feito para verificar se todo o processo ocorreu a contento para o cliente. Porque a terceirização da entrega deve ser uma escolha estratégica e não uma abnegação de responsabilidade.
Com o tipo de software de comércio eletrônico robusto e de hospedagem disponíveis hoje em dia, não há desculpa para sites de comércio eletrônico não funcionam bem. Entretanto, usar tecnologia certa não é apenas ter uma loja livre de “bugs”. É também sobre o uso de tecnologia para atingir fins comerciais. Por exemplo, um tempo atrás algumas as empresas criaram blogs. Hoje, muitos desses blogs parecem cemitérios. Nem sempre o que todo mundo faz é o melhor para seu negócio virtual, faça uma analise conceitual e quantitativa antes de iniciar o uso de uma tecnologia.
As margens brutas de lucro estão sendo reduzidas para um único dígito, as empresas de comércio eletrônico estão vendendo mais, e também reduzindo seus lucros. Isso não é sustentável. Todas as empresas de comércio eletrônico ficam tentadas a reduzir os preços. Todavia as guerras de preços sempre levam à morte vários jogadores. Algumas optam por preço elevado, enquanto outros oferecem grandes descontos. Mas quando se trata de gestão de custos, não pode haver pontos de vista divergentes. Somente as empresas de comércio eletrônico com controle de processos eficazes de custos vão sobreviver.
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