Carreira

Ξ Deixe um comentário

COM-Partilhar

publicado por Lucas Selbach

Revendo o papel da educação na era digital.

Ultimamente venho me perguntando sobre o destino da educação. E não é uma pergunta específica – é algo abrangente. Envolve mudanças na educação de crianças, de jovens e adultos, educação a distância, educação corporativa. Envolve mudanças de hábitos e padrões em pessoas – alunos, educadores, coordenadores, cientistas, teóricos, entre outros.

Envolve também os padrões de comportamento e crenças de uma instituição que são transmitidos na ‘tradição oral’ e que não estão documentados em lugar algum. ‘Tradição Oral’, para quem não conhece, é o termo utilizado para descrever a forma como o conhecimento atravessava gerações nos tempos mais antigos. Se haviam anotações, elas eram pessoais e provavelmente destruídas assim que não fossem mais necessárias.

Rob Matthews resolveu imprimir a Wikipedia.com – 5.000 páginas de resultado. (Fonte: http://www.insidetechno.com )

No corporativo, a Gestão do Conhecimento é a ferramenta que vem organizando esse caos generalizado de informações descentralizadas. Mas parece que estamos todos correndo demais para conseguirmos parar e organizar nosso conhecimento. Algumas ferramentas, como os Wikis – centros colaborativos aonde cada um contribui do seu jeito – tem se mostrado uma ótima saída para compartilharmos o conhecimento.

Um ótimo exemplo é a WikiPedia, uma enciclopédia internacional colaborativa disponível atualmente em diversas línguas. É tão grande que não conseguíamos dimensionar muito bem – até que um criativo resolveu imprimir alguns dias atrás (veja a figura). O resultado foi um livro de 5.000 páginas.

O que parece comum quando analisamos tantas rotas de saída para esse assunto polêmico é que o modelo é colaborativo. Ou seja, todos no grupo contribuem, revisam, complementam, editam. Salas de aula – como em muitas Faculdades – aonde os alunos desenvolvem projetos, estimulados e coordenados pelos professores. Organizações – como a Boeing – que aprendem e utilizam técnicas atuais – como mapas mentais – para estruturar e compartilhar as informações.

Essa é a hora de utilizarmos as tecnologias para fazer com que o saber de cada um possa ser entregue da melhor forma para o grande grupo. Como já disse um ótimo professor: “O que sabemos é para os outros, o que aprendemos é para nós.”.

Bem vindo à era do COMPARTILHAR.

Autor

Profissional de TI desde 1989, conheceu nessa caminhada Design, PNL (Programação Neuro-Linguística) e descobriu que o principal não é a tecnologia - são as pessoas. Depois de prestar serviços para diversos professores, resolveu se dedicar ao Design Instrucional e a Aprendizagem Online. Hoje é Diretor de Operações da Partager Brasil Aprendizagem Online.

Lucas Selbach

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes