Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Cloud Computing: Fazendo uma escolha sensata

publicado por Silvio Rocha

Hoje, dia 28/06/2012 o Software de Computação em Nuvem da Microsoft o Office 365 completa um ano do seu lançamento e achamos oportuno neste artigo comparar o que foi lançado neste produto com seu concorrente direto o Google Apps que tem mais tempo de estrada.

 Google Apps & Office 365

 Desenhado para trabalhar em equipe

O Google Apps foi projetado originalmente para trabalho em equipes, já o Office 365 é para os indivíduos. A maioria dos colaboradores diariamente não trabalha mais isolada, dependem de outros para: Criar, Colaborar, Compartilhar.

O Google Apps oferece aplicativos em que os usuários podem trabalhar com várias pessoas sobre um mesmo documento simultaneamente, não há necessidade de se preocupar se é ou não é possível compartilhar uma planilha, ou coeditar uma apresentação. Podemos ver os usuários colaboradores em tempo real e é possível compartilhar um arquivo apenas clicando duplo sobre o mesmo. Podemos adicionar comentários gerais sobre os documentos ou criar comentários específicos sobre parte dele direcionando-os para pessoas específicas e assim criar fóruns de discussão. Não é preciso adquirir mais licenças para convidar pessoas de fora do seu domínio ou ter a versão específica do software para acessar documentos no Google Apps.

Produtividade em qualquer lugar

O Google Apps foi concebido para uso na WEB. O Office 365 foi construído para a Microsoft.

Google Apps foi desenhado para funcionar bem em qualquer dispositivo, a partir de qualquer Sistema Operacional. Desktop, Notebook, Chromebook, Tablet, Smartphone. Windows, Mac, Linux, Android, Blackberry, iOS, Windows Mobile.

O Office 365 foi otimizado para uso em PCs baseados no Windows e seus dispositivos, o que reduz a sua flexibilidade.

O Google Apps permite: Edição em movimento. Compartilhamento a partir de qualquer lugar. Para ter uma ideia do que estou falando: Inicie um trabalho no Google Apps em seu computador Desktop, depois complemente a edição no seu tablet e finalize no seu Smartphone. Quando a Web é a sua plataforma de trabalho ela simplesmente funciona.  E o valor de acessar e trabalhar nos seus documentos de qualquer lugar ou dispositivo é inestimável.

Simples e acessível

A Microsoft oferece para o Office 365 em 11 planos diferentes para aquisição, complexo não?  Uma conta de cliente Google Apps Business pode ser adquirida apenas por $5,00 ao mês, além disto, você pode usar o produto gratuitamente na versão Standard com 10 contas por tempo ilimitado.

O Google tem um preço transparente e baixo que atende às necessidades de todos, e isso não mudou em quatro anos. Não há extras para básico, como suporte por telefone e aplicativos de produtividade robustos. Não há contratos de longo prazo ou acordos empresariais complicados.

A Google não quer prendê-lo por contrato, se for a escolha do cliente não mais usá-lo, ela simplifica o processo de saída. A Google possui uma equipe dedicada de engenheiros cujo único objetivo é ajudá-lo a obter os melhores resultados com o uso do Google Apps. Desta forma a Google acredita que a maneira de mantê-lo como cliente a longo prazo é continuar a inovando e fazendo cada vez melhores seus produtos de modo que você escolha ficar usando o Google Apps.

Software 100% rodando em nuvem

O Office 365 tem que ter parte do seu código instalada no seu computador. O Google Apps é baseado na Web, só precisa de um navegador para acesso e este pode ser qualquer um disponível na Internet. Não há necessidade de nenhum software cliente no seu computador.

Não são necessários Upgrades de Software para ter acesso a mais recente inovação, basta clicar em Atualizar. A Google libera periodicamente inovações que podem ser instaladas no ambiente do usuário sem custo adicional. É condicional, o usuário escolhe quando instalar, depois de avaliar ele pode decidir entre manter ou remover caso não goste.

O Gmail normalmente fica disponível 99,99% do tempo, o que se traduz em menos de 5 minutos de tempo de ociosidade por mês. Isso inclui períodos de inatividade, planejada ou não, de qualquer duração, para todo e qualquer usuário. É compromisso da Google baixar este tempo a Zero sem exceção, e para isto é uma empresa transparente. Podem ocorrer casos esporádicos onde um ou mais aplicativos fiquem indisponíveis por um curto período de tempo. Caso isto ocorra a Google disponibiliza um site onde você pode comprovar o estado das aplicações de seu produto. Para isto acesse:

                       www.google.com/appstatus

Conclusão

O Google Apps nasceu exclusivamente na nuvem, portanto tem o compromisso de entender e trabalhar bem neste ambiente.  Esperamos com este artigo ter dado algo para você pensar e quem sabe? Razões para fazer uma escolha ponderada sobre a migração do seu negócio para o mundo Cloud Computing.

Fique com o seguinte pensamento: “Antes de investir dez anos no passado, invista dez anos no futuro, hoje”.

Autor

Especialista em Treinamento e Desenvolvimento/Comunicação Interna. Atuou em grandes empresas do segmento de TI. Atualmente é responsável pela área de Gestão de Conhecimento na Setesys, uma empresa Google Partner com ênfase na aquisição/ disseminação de conhecimento e concepção e desenvolvimento de soluções corporativas em Google Apps/Cloud Computing. Escreve no blog da Setesys sobre tecnologia, soluções corporativas, novidades da Google e Google Apps. Um dos membros do Google Business Group São Paulo e criador do Portal de EAD - Instituto Google Apps.

Silvio Rocha

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes