Gestão de Conhecimento

Ξ 7 comentários

5W2H para “Planos de Ação”

publicado por Marcelo Correa
O que é o 5W2H?

O 5W2H, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores de determinada empresa.

Ele funciona como um mapeamento de atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, deverá figurar nesta tabela como será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa.

Esta ferramenta é extremamente útil para as empresas, uma vez que elimina por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou atividade. Em um meio ágil e competitivo como é o ambiente corporativo, a ausência de dúvidas agiliza e muito as atividades a serem desenvolvidas por colaboradores de setores ou áreas diferentes. Afinal, um erro na comunicação ou transmissão de informações pode acarretar diversos prejuízos às empresas, por isso é preciso ficar atento à essas questões decisivas, e o 5W2H é excelente neste quesito!

Por que 5W2H?

Para organização das informações e demonstração de resultados ou elaboração de planos de ação, pode-se utilizar o método 5W2H. A denominação 5W2H existe devido a sete palavras em inglês:

–     What? O quê?
–     Why? Por quê?
–     Who? Quem?
–     Where? Onde?
–     When? Quando? (de acordo com um cronograma)
–     How? Como?
–     How much? Quanto custa? (de acordo com um orçamento)

 

Note-se ainda a possibilidade de outros 02 tipos de nomenclaturas para esta ferramenta, o 5W1H (onde excluimos o “H” referente ao “How much” ou “Quanto custa”) e o mais recente 5W3H (onde incluimos outro “H” referente ao “How measure” ou “Como medir”, a partir de metas, indicadores e kpi).

 

Método 5W2H

5W

What

O Que?

O que será feito? (projeto / fases / etapas / atividades)

Who

Quem?

Quem fará? (papéis / responsabilidades / áreas)

Where

Onde?

Onde será feito? (logicamente / fisicamente)

When

Quando?

Quando será feito? (tempos e prazos / início e fim)

Why

Por quê?

Por quê será feito? (justificativas / necessidades)

2H

How

Como?

Como será feito? (meios / procedimentos / técnicas utilizadas)

How much

Quanto custa?

Quanto custa o que será feito? (custos / despesas)

Saiba mais sobre gestão processos…

 Cursos Online

Autor

Profissional hands-on com mais de 11 anos de experiência em TI e Processos de Negócio (Comercial, Pré-venda, Pós-venda, Compras, Fornecedores, RH etc.), 6 deles trabalhando como Consultor e Instrutor credenciado pelo EXIN para ministrar cursos oficiais de ITIL & ISO. É certificado ITIL Expert e Service Manager, bem como ISO 20000 Lead Auditor. E-mail: mcorrea.itsm@yahoo.com.br LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/mscorrea

Marcelo Correa

Comentários

7 Comments

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes