Oracle

Ξ 3 comentários

Oracle Exadata: Agilidade à toda prova!

publicado por Roberto Queiróz

Com capacidade para processar milhões de transações por segundo, independente do número de usuários conectados ou processos simultâneos, o Oracle Exatada Machine é a investida da Oracle Corporation para abocanhar um nicho de mercado que até bem pouco tempo atrás era restrito da IBM e HP.

Com alto poder de processamento, a arquitetura Exadata divide-se em 3 modelos :

Full, com 8 servidores de bancos de dados internos.

Half, com 4 servidores de bancos de dados e Quarter, com 2 servidores de bancos de dados, em todas as arquiteturas encontraremos o que há de mais avançado em tecnologia “high-to-end”, ou seja, grande capacidade para “entrega” de tarefas complexas.

Sem entrarmos muito no detalhamento técnico, descrevo características interessantes do servidor :
Infiniband Switches, Smart Flash Cache, Smart Scan, Storage Index e Exadata Hybrid Columnar Compression que, somando as “forças de cada item” o resultado é “acabar com os problemas de lentidões nos processamentos de dados de uma grande empresa”, além de suportar falhas internas sem que estas causem danos aos dados/usuários.

Só para se ter uma ideia, a funcionalidade Smart Flash Cache é composta por memórias flash, cuja capacidade pode chegar a 5Tb, entre outros recursos. E outro fator importante e vale a pena destacar é que o Storage Server faz parte do conjunto Oracle Exadata, em qualquer das versões do produto.

Empresas mundialmente reconhecidas, entre elas: Sprint Nextel, Banco Santander Viscaya (Espanha), Motorola GMX, Vodafone, já aderiram e tem em seu parque tecnológico a tecnologia Oracle Exadata, e no Brasil, empresas de destaques em seus segmentos possuem e utilizam os recursos do Oracle Exadata, tais como : Sascar Tecnologia e Serviços, empresa líder em gerenciamento de risco logístico e monitoramento/rastreamento de veículos, sediada em Santana de Parnaíba (SP), Banco Santander Brasil e Grupo Shark, líder no Brasil em distribuição e locação de equipamentos do setor de máquinas, implementos agrícolas e máquinas de construções.

Durante a feira de alta tecnologia realizada anualmente em S Francisco (Califórnia, EUA), durante a Oracle Open World, em 2008, houve o lançamento do produto Oracle Exadata, o mercado se surpreendeu de modo positivo com a proposta da Oracle. Logo em seguida, a concorrente direto da Oracle, a Big Blue IBM, lançou o seu produto, concorrente direto do Exadata, batizado de IBM pureScale Application System

Abaixo algum breve relato de cada característica do Oracle Exadata Machine

Exadata Smart Scan processa consultas na camada de armazenamento, retornando somente linhas e colunas relevantes para o servidor de banco de dados. Como resultado, uma quantidade bem menor de dados transita pelas rápidas interconexões InfiniBand de 40 GB— melhorando radicalmente tanto o desempenho quanto a simultaneidade de consultas simples e complexas.

Exadata Smart Flash Cache soluciona o problema do gargalo de entrada/saída aleatório do disco armazenando em cache dados “quentes” de maneira transparente em armazenamento de estado sólido rápido. Você pode obter um tempo de resposta de E/S dez vezes mais rápido e usar um décimo da quantidade de discos.

Exadata Hybrid Columnar Compression pode reduzir o tamanho das tabelas de data warehousing em dez vezes, em média, e das tabelas de arquivamento em 50 vezes. Isso oferece uma importante economia de espaço em disco para bancos de dados principais, de stand-by e de backup, além de melhorar significativamente o desempenho de consultas de data warehousing.(Fonte:Oracle)

Porém, para finalizar este artigo, uma dica: Faltam profissionais qualificados nesta tecnologia no Brasil. Há algumas oportunidades para profissionais, portanto, se especializar é salutar e rende bons fruto$.

Até o próximo artigo!

Autor

É formado em Ciência da Computação pela Faculdade SPEI – PR com Pós-Graduação em Administração de Banco de Dados e MBA em Gestão Estratégica de Negócios, pela FIA-SP. Com certificações Oracle (OCP), Oracle Exadata 11g Certified Implementation Specialist, Oracle 11g Service Oriented Architecture 11g Sales Specialist Assessment e Oracle 11g Service Oriented Architecture Specialist 11g Support Specialist Assessment. Como consultor de banco de dados Oracle, tem trabalhos desenvolvidos em grandes empresas, entre elas: Ágora Investimentos, Carrefour Brasil, Deutsche Bank, Embratel, Exxon Mobil (Texas), Fly Emirates (Dubai, EAU), Gol Linhas Inteligentes, GVT Telecom, HSBC GLT, Interchange, Oi Telecom, Petrobras, Oracle do Brasil, Rede Globo, TAM, Vivo - SP e Vodafone (Alemanha).

Roberto Queiróz

Comentários

3 Comments

  • Caro colunista, esclarecedor o seu artigo. Linguagem fácil de entender o poderio do servidor Exadata. Parabéns, falou muito sem enrolação!

    Leandro Cesar
    Jaguariúna,SP

  • Muito boa a explanação. Não é a toa que a Oracle é uma das maiores empresas de TI do mundo, sempre inovando.

  • Olá Roberto!
    Interessante o artigo, recentemente recebemos a visita de um representante da Oracle e então solicitamos maiores detalhes. Este seu artigo é bem esclarecedor sob o ponto de vista técnico.
    Parabéns.

    Eliane Cristina
    São Paulo

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes