Carreira

Ξ Deixe um comentário

Emprego e empregabilidade. Como ser diferente no mercado.

publicado por Marcelo Bichara

Desde os primórdios o homem buscou seu sustento. Bastava uma pedra lascada, muita força e sorte para no final do dia voltar com sua caça. Ao longo da história, fomos trocando a força brutal pela mental. Ferramentas precárias passaram a se tornar ternos e gravatas. Evoluímos. E o emprego, também.

A tecnologia foi fundamental para esse passo rumo às melhores condições de trabalho e, por consequência, o profissional de informática foi o que mais teve que se adaptar às novas regras e tendências.  Se antes, apenas a curiosidade era necessária, hoje vemos que as regras do jogo, para o bem ou para o mal, mudaram e não há como você fugir disso.

Seja em grandes corporações ou até em pequenas empresas, a TI desempenha um papel cada vez mais estratégico. Pensem comigo: será que certificações e curso superior bastam para uma boa colocação? A resposta não podia ser mais óbvia e cruel: não.

È justamente nesse ponto que entra um fator importante para seu futuro profissional, sua empregabilidade, ou em palavras mais sinceras, tudo que você tem feito para melhorar, aprimorar ou então, sair da zona de conforto.  Conhecimentos ou ações primordiais que ajudarão você ficar em um mercado cada vez mais volátil.

Assim como na matemática, basta colocarmos um ponto e um número a esquerda, temos uma nova versão de algum novo /software/ferramenta que vai facilitar a vida de milhões de usuários. De maneira simplória, o profissional também deve ter a mesma capacidade de adaptação. Para ser mais exato, ele deve se antecipar ao que está por vir. Existe uma máxima que prega que o conhecimento é precioso. Na verdade, ele é o seu único bem.

Na década de 80, com a popularização da microinformática, bastava um pouco de iniciativa para estar no topo. Cursos técnicos e experiência já eram suficientes para a diferenciação.  Nos anos seguintes, popularizou-se as certificações, que acabaram virando uma exigência do mercado o que era facilmente remediado mediante a experiência na área. Os anos 2000 trouxeram muito mais complicações que o BUG do Milênio (talvez, a primeira vez que as empresas olharam com mais atenção a TI) a globalização tornou o inglês um pré-requisito básico, a tríade faculdade, certificação e experiência , nada mais era que o convencional. Os profissionais precisavam de mais. A educação continuada e a pós-graduação viraram as melhores amigas de quem desejava uma boa colocação e um grande salário.

Hoje em dia, isso não passa da configuração defaut. Não vivemos e não trabalhamos mais, apenas apertando next, next, finished. Como disse no início, somos profissionais estratégicos, que precisam conhecer de tópicos e problemas que vão muito além de redes funcionando ou migrações bem feitas.  Pela nossa mão passam problemas como custos, aquisições e até mesmo, somos capazes de alterar toda comunicação de uma corporação. Em resumo, não devemos estar atentos apenas ao nosso umbigo. A TI precisa de um profissional completo que tenha capacidade de resolução de problemas. Não adianta dizer que você faz apenas o seu trabalho, devemos olhar o todo e analisar friamente a melhor decisão. Mesmo que você não pense em ser um gerente, um curso de estratégia ou uma noção de projetos podem ajudar e ser o seu diferencial.

Empregos são conquistados com inteligência. Cargos são mantidos com estratégias. Por isso,  para ganhar o mundo, você pode deixar seu tacape em casa.

Share Button

Autor

Marcelo Bichara - Especialista de Infraestrutura , Instrutor Microsoft, desenvolvedor em soluções de migração de ambientes e certificado nas seguintes ferramentas: MCSA - Windows Server 2008 MCITP - Microsoft Lync Server 2010, Administrator MCITP - Windows Server 2008 Server, Administrator MCITP - Enterprise Messaging Administrator 2010 MCTS - Microsoft Exchange Server 2010, Configuration MCTS - Windows Server 2008 Network Infrastructure, Configuration MCTS - Windows 7 and Office 2010, Deploying MCTS - Micrososft Lync Server 2010, Configuring MCT - Microsoft Certified Trainer http://br.linkedin.com/pub/marcelo-bichara-matias/6/103/107 http://marcelobichara.blogspot.com.br/

Marcelo Bichara

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pesquisar:

Patrocínio

Publicidade

Social Counters

Google Plus

RSS

   

Leia também

Facebook

LinkedIn

Qualifique-se:

Cursos Online na Área de Informática