Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Comentários e vantagens econômicas com o uso da tecnologia em Nuvem

publicado por Vinicius Tramontina Luvisotto

Atualmente, ouvimos muito sobre a computação em nuvem, mas enfim, é realmente vantajoso utilizá-la?

A resposta é sim, vale a pena, é econômico e gera uma possibilidade  de ter um ambiente grande, diversificado e ao mesmo tempo estável.

Uma grande oportunidade está em utilizar os recursos de computação em nuvem para ambientes escaláveis ou seja, ter vários servidores para uma mesma função. Trabalhando com um “farm” para compor o ambiente e suas aplicações.

A virtualização oferecida desta forma oferece grande vantagem, pois é possível ter uma estabilidade dificilmente alcançada com baixo custo ( caso o tomador de decisões optasse por um ambiente de servers físicos).

Portanto, aqui vai uma dica de cenário bastante interessante de se implementar, utilize servidores físicos High End para hospedar seu Banco de Dados, podendo trabalhar com containers (vide artigo http://www.tiespecialistas.com.br/2012/04/trabalhando-com-containers-oraclesolaris-e-reduzindo-custos-operacionais/ ) e para suas aplicações simples, procure utilizar servidores virtuais de baixo custo (hospedado na nuvem).

Claro, trabalhar com Cloud Computing envolve quebra de paradigmas… Algumas pessoas não confiam naquilo que não podem ver, e, realmente um ambiente em nuvem é algo que não é simples de se visualizar. Mas não se engane, existem diversos servidores e toda uma rica infra-estrutura por trás de um ambiente em nuvem, sendo que, se optar por um bom provedor, dificilmente terá dor de cabeça.

Por exemplo, a HP está investindo pesado em Cloud Computing e possui uma estrutura muito boa para oferecer este serviço. Vale a pena verificar os produtos oferecidos por esta gigante empresa de tecnologia.

Abaixo irei mencionar apenas alguns dos produtos oferecidos pela empresa, notem que é realmente muito interessante.

HP Cloud Compute:  Neste produto você pode escolher o tipo de servidor que deseja, escolhendo como se estivesse optando por um lanche em uma rede fast food. Depois de decidir o “flavor”, que seriam as configurações de CPU, Memória e Disco, será escolhido a “image” que se trata do Sistema Operacional que deseja utilizar, juntando as suas escolhas, terá o “server”, o qual é disponibilizado para uso em minutos.
Este tipo de produto pode ajudá-lo em demandas temporárias, onde pode ser necessário a aquisição de vários servidores para atender algo sazonal. E, como citei, pode atender a necessidade mencionada anteriormente, para montar um “farm” de servidores com a mesma função, balanceando a utilização de uma aplicação Web por exemplo. Outro caso que seria muito interessante, é o de ambiente de testes e desenvolvimento, onde este tipo de servidor seria perfeito, você simplesmente utiliza conforme existe a sua demanda.

Este é o ponto mais interessante do produto, você paga pela utilização, a quantidade de recursos solicitados e o tempo que você utiliza é o que você irá pagar.

Existe também o HP Cloud Object Storage: Neste produto, você armazena seus dados na nuvem, podendo utilizar como repositório de Backups, arquivos simples, arquivos de aplicações de seus servidores, etc. O melhor disto é que você utiliza e aloca o espaço por demanda, ou seja, novamente, você paga pelo que você usa.

Além destes que citei, existem outros produtos, também muito interessantes, vale a pena conferir no site: https://www.hpcloud.com/

Vale a pena olhar de perto e investir na nuvem !!!

Autor

Profissional que está sempre buscando aprimorar seu conhecimento, procurando aproveitar ao máximo o que for possível aprender e colaborar com o trabalho em equipe. São 12 anos de experiência em TI Empresa Atual: Hewlett Packard Cargo: Consultor de Tecnologia Outras Empresas: Siemens Ltda e BASF SA Atualmente exercendo a função de Administrador de Sistemas Operacionais Unix e Linux Experiências anteriores como SAP Basis ; Administrador TSM (Backup) e Administrador de Servidores Unix/Linux ; Além de softwares como WebSphere , Connect Direct e OpenFT Estudante de Pós Graduação em Estratégia Empresarial pela PUC/SP Bacharel em Ciência da Computação formado pela FEI Certificações: Sun Certified System Administrator for Solaris 10 OS Sun Certified Network Administrator for Solaris 10 OS Sun Certified Security Administrator for Solaris 10 OS Sun Certified System Administrator for Sun Cluster 3.2

Vinicius Tramontina Luvisotto

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes