Cloud Computing

Ξ 1 comentário

Cloud Computing pode ajudar no dia-a-dia da sua empresa?

publicado por Silvio Rocha

O eterno dilema das empresas sempre foi como produzir mais, em menos tempo e com custo reduzido. Tentando resolver esta equação, métodos de trabalho e tecnologias foram criadas, erros e acertos forjaram as bases para os atual modelo de negócios.

Devido à crescente demanda e utilização dos serviços de Internet, empresas não são mais locais, ou seja, tem que estar aptas a fazer negócios com parceiros geograficamente distantes, se comunicando rapidamente, compartilhando informações e até mesmo falando outros idiomas.

Neste cenário, várias empresas vem se empenhando na busca de oferecer soluções que atendam a esta demanda crescente. Dentre as soluções encontradas no mercado de Cloud Computing a Google se destaca por ter sido uma das primeiras a oferecer ferramentas simples e integradas que ajudam em muito este processo. Oferece uma visão onde o que é importante para as empresas é o foco no negócio, deixando para ela toda complicação tecnológica. Uma dessas ferramentas é, por exemplo, o Google Apps, que em essência é um conjunto de aplicações para automação de escritórios, contendo um e-mail, uma agenda, um editor de texto, planilha eletrônica, editor de apresentação, editor de Sites e Vídeos, tudo rodando exclusivamente no sistema 100% Web chamado cloud computing.

Problemas comuns na maioria das empresas

– Espaço de e-mail
– Segurança
– Licenças de Software
– Custos com Upgrade de Software
– Custo com infraestrutura e pessoal técnico dedicado à solução de e-mail
– Treinamento de usuários para a solução de e-mail
– Indisponibilidade do acesso às informações
– Auditoria
– Multiplicidade de documentos

Como a Google pode ajudar a resolvê-los?

– Espaço no e-mail de até 25Gb
– Segurança Antivírus e AntiSpam, com varredura mundial
– Custo da licença reduzido se comparado com outras soluções
– Inovação contínua, sua empresa não paga mais por novos recursos adicionados
– Custo com Infraestrutura e pessoal mínimo, em alguns casos desnecessário
– Curva de aprendizado curta devido à facilidade de uso dos aplicativos
– Programas de Backup de e-mail com auditoria integrada.
– Através do compartilhamento reduz-se o número de documentos em circulação.

Todas essas funções permitem que as empresas trabalhem:

Com qualquer equipe

É cada vez mais comum que seus colaboradores venham a produzir em conjunto com equipes mistas, ou seja, podem estar cooperando num projeto com colegas de outra unidade da empresa em outro país. Tarifas de DDD e DDI podem ser significativamente reduzidas pelo uso dos recursos de comunicação do Google Apps e até mesmo os problemas de comunicação no idioma serem minimizados com os aplicativos de tradução online.

Em qualquer lugar

Exige-se mobilidade, você não deve estar restrito apenas ao equipamento Desktop que a empresa reservou para você, seus trabalhos devem ser acessados de qualquer equipamento e local onde haja uma conexão com a Internet. As ferramentas da Google são todas 100% Web.

Em qualquer momento

Com a melhoria do sinal de Internet e a disseminação do uso de Smartphones, hoje não precisamos esperar para chegar ao escritório para dar resposta para um e-mail importante ou encaminhar uma proposta. É muito comum aos usuários responderem seus e-mails quando estão no trânsito.

Em qualquer dispoditivo

A Google hoje oferece a possibilidade de acesso a todos os serviços do Google Apps no iPad e iPhone, Blackberry e Smartphones e Tablets com sistema Android. Resumindo, possibilidade de conectividade total ampliando ainda mais o conceito de conectividade/mobilidade.

E a sua empresa? Está preparada para este novo mundo? Senão corra atrás, pois em tempos de Internet quando menos se espera o que aparenta ser atual vira logo passado.

Autor

Especialista em Treinamento e Desenvolvimento/Comunicação Interna. Atuou em grandes empresas do segmento de TI. Atualmente é responsável pela área de Gestão de Conhecimento na Setesys, uma empresa Google Partner com ênfase na aquisição/ disseminação de conhecimento e concepção e desenvolvimento de soluções corporativas em Google Apps/Cloud Computing. Escreve no blog da Setesys sobre tecnologia, soluções corporativas, novidades da Google e Google Apps. Um dos membros do Google Business Group São Paulo e criador do Portal de EAD - Instituto Google Apps.

Silvio Rocha

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes