Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Coisas que Cloud Computing não pode fazer por você

publicado por Edvandro Santos

Engatinhando há cinco anos, Cloud Computing é um dos assuntos mais comentados atualmente na área de TI. Tanto até que o número de artigos a respeito é suficiente para incentivarem cada vez mais startups nesse ramo.

Com tantos provedores de serviços e terminologias, vemos um infinito de possibilidades, o que é verdade. Mas existem algumas coisas que Cloud Computing não pode fazer por você:

  1. Corrigir aplicações que foram mal desenhadas

    Algumas pessoas acreditam que com a portabilidade da aplicação para a nuvem vai corrigir automaticamente as deficiências do desenho da aplicação, o que está 50% correto, uma vez que a capacidade das plataformas na nuvem possui de mascarar a ineficiência da aplicação melhorando seu comportamento e aumentando o desempenho é muito grande, mas aumenta, também, o faturamento do seu provedor de serviço, pois haverá um excesso no consumo de recursos por parte deste.

  2. Eliminação de silos de dados

    As Organizações de TI que sempre tentam quebrar os silos de dados, processos e serviços podem achar que o uso de serviços de computação na nuvem possa movê-los na direção oposta.

    Quando usamos serviços na nuvem, criamos silos de dados, processos e serviços que devem ser integrados ao sistema legado. Se você fizer um planejamento adequado antes de contratar um provedor, isso não se torna um problema.

  3. Redução do número de funcionários

    O movimento para a computação na nuvem não vai reduzir o número de recursos humanos, uma vez que ele é um sistema. Precisamos de pessoas para mantê-lo e monitorá-lo durante a produção.

    Agora, se com a aplicação na nuvem você quiser “matar” seu sistema legado, sem dúvida você irá reduzir seus recursos humanos assim como caminhará na contramão, afinal de contas, a tendência é que, com as infinitas possibilidades, você possa criar novos sistemas para integrar com a nuvem e, consequentemente, aumentar seus recursos humanos. Não diminuir.

Esses são apenas alguns pontos a serem tratados quando pensamos em Cloud Computing. Mas, claro, não é um impedimento para você atrasar ou esquecer sua implantação.

Abraços.

Autor

Apaixonado por TI, há cinco anos desenvolvendo e personalizando sistemas, com ampla experiência em diferentes linguagens de programação, banco de dados e plataformas. Trabalho há mais de 3 anos com o Microsoft Dynamics AX e sou responsável por desenvolver, gerenciar e criar soluções corporativas para empresas de qualquer ramo, integrando suas obrigações fiscais, contábeis e administrativas. Fã assumido de Star Wars, Quadrinhos e muito Blues, meus passatempos quando não estou trabalhando.

Edvandro Santos

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes