Carreira

Ξ 2 comentários

Seja um bom estagiário e torne-se um profissional requisitado

publicado por Bruno Jorge Sousa de Melo

Início de mais um semestre e o assunto é: Estágio!
Semestralmente, centenas e mais centenas de formandos saem das faculdades desse nosso Brasil para encarar essa vida árdua do nosso mercado de trabalho em seus mais diferenciados ramos, contribuindo assim para o crescimento da mão-de-obra qualificada e especializada.

Seja qual for a profissão, o estágio é o primeiro passo para o sucesso profissional independente da área de atuação. Norteado por esse conceito, é na juventude que a gente investe para mais à frente colher bons frutos. Em outras palavras, deixo a seguinte frase:

– Seja um bom estagiário e torne-se um profissional requisitado!

Ser estagiário vai muito além de só cumprir carga horária na empresa ou no curso em fase de conclusão! Visa-se em uma espécie de “aprendiz” comprometimento, dedicação, foco e objetividade em tudo que for colocado em prática.
Só estou querendo lançar o alerta que hoje um estágio é essencial para qualquer ramo de atividade, na TI principalmente, ela necessita de estagiários com alto nível de interesse. Muitos jovens tem como verdade a idéia de “carreira relâmpago”, ou seja, estagiar só para completar as horas exigidas na grade curricular ou só para contagem em atividades extra-curriculares sem perceber que está literalmente afetando de forma negativa seu perfil profissional.

Agora eis a questão: De quem é a responsabilidade em transformar este estagiário em um bom profissional? A faculdade? A contratante do estagiário? Ou até mesmo o próprio estagiário?  Creio que por causa dessa cultura que muitos estão adquirindo, estão se perdendo e tirando o verdadeiro foco e objetivo. A TI, por exemplo, precisa cada vez mais de pessoas especialistas, pois o mercado e inovador e tendencioso, o diferencial hoje é ser especialista, assim suprindo as necessidades de um meio seja ele qual for dentro da Tecnologia da Informação.
Mas ai vai à dica: Nada melhor do que uma boa base de estágio para ser um bom profissional. O estágio para muitos é um norte, pois nele o estagiário saberá definir qual área vai querer seguir e se especializar, além de já ter uma oportunidade de apresentar sua postura quanto profissional.

Para finalizar, respondo a seguinte pergunta: Cadê os bons estagiários?
É simples! Independente da sua área seja um bom estagiário e torne-se um profissional com um ótimo diferencial. Suas atitudes contam pontos positivos em sua caminhada em busca da excelência.

Abaixo seguem alguns vídeos interessantes que mostram de maneira humorística de atitudes que NÃO devem fazer parte da rotina de um estagiário:

Vídeo Parte 1
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=u8hUKDQ5EEI&w=400&h=233]

Vídeo Parte 2
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=nU62iqt_kHs&w=400&h=233]

Autor

Bruno Jorge Sousa de Melo, Bacharel em Sistema de Informação Especializando em Gestão da Tecnologia da Informação. LinkedIn: Bruno Jorge Twitter: @brunomelopvh Porto Velho - RO

Bruno Jorge Sousa de Melo

Comentários

2 Comments

  • Só um gestor sabe o que sofre com esses estagiários, tem cada ninja que aparece.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes