Tecnologia Social

Ξ Deixe um comentário

O seu Perfil nas Redes Sociais

publicado por Paulo Carmo

Gostaria de trazer neste artigo uma breve discussão sobre qual o perfil adequado a ser assumido quando no ambiente das redes sociais. Será que existe algum perfil melhor ou pior? Será que temos que adotar múltiplos perfis ou manter somente um único, correspondente ou mesmo fiel à nossa personalidade e características pessoais? Mas, se nosso humor muda de acordo com o contexto em que vivemos dentro do nosso cotidiano, como manter um único perfil de personalidade nas redes?

Posso assumir aqui publicamente que eu mesmo sofri, no passado recente, algumas criticas devido à minha conduta considerada por muitos por demais espontânea, de conhecer pessoas em segmentos distintos de atuação bem como me envolver em múltiplos projetos e/ou iniciativas ao mesmo tempo. Cheguei a receber diversos comentários e feedbacks sobre meu comportamento nas redes sociais bem como convívio pessoal e profissional, ao ponto de ser chamado de “àquele que chega e diz que é amigo de todos!”. No entanto, acabei descobrindo, pouco tempo depois, através de alguns amigos mais próximos bem como por meio de artigos que, na verdade, meu perfil é do tipo “Conector”. Mas você acaso sabe o que isto significa?

Perfil “Conector” = Aquele indivíduo que você conhece e em 15 minutos parece que já o conhece a longo tempo. Indivíduos interessados em tudo e em todos, sem nenhum tipo de interesse pessoal, apenas emocional. São normalmente, na maioria das vezes, pessoas de grande sucesso pessoal e profissional, realizadas, inteligentes e divertidas. Se envolvem facilmente em qualquer roda de discussão. Possuem genuíno amor em encontrar e conectar pessoas, sempre buscando engajar assuntos diversos e buscar soluções inovadores para os diversos tipos de problemas. Raramente se dedicam à política, mas podem sim colaborar com causas importantes dentro deste contexto.

Por coincidência, a agência DM9DDB – Brasil acaba de realizar um estudo abrangente, denominado de “Perfis Digigráficos” que pode ser facilmente encontrado em diversos vídeos explicativos no canal do YouTube, o qual trata de avaliar e discutir todos os perfis e como cada um reage de acordo com as mudanças tecnológicas e comportamentais atuais no contexto da Web 2.0.

Vamos ver, portanto, como cada um destes Perfis Digigráficos foram apresentados e quais são as suas principais características, tentando entender como cada perfil foi afetado pelo Digital. Para tal, foram considerados 03 novos Critérios, dentro do estudo realizado pela DM9DDB:
· Quanto e como as pessoas utilizam os recursos e equipamentos de tecnologia em suas vidas?
· Quais as reais intenções ao consumir os diversos produtos digitais?
· Quanto os recursos digitais servem para moldar a sua própria identidade?

FONTE: Agência DM9DDB (Perfis Digigráficos)

Agora será preciso entendermos quais as 04 Esferas da nossa existência que foram transformadas pelo advento do novo mundo Digital, consideradas no estudo da DM9DDB. Vamos considerar, portanto, cada uma destas 04 Esferas a seguir:

· A Esfera do Indivíduo, onde está a sua identidade, o seu ego, a sua personalidade, você como um todo ;
· A Esfera dos Outros, todos os seus relacionamentos afetivos, sociais e profissionais ;
· A Esfera das Instituições, da família, escola, governo, imprensa ;
· A Esfera do Mundo, ou seja, o contexto de tempo e espaço onde vivem e atuam todas as pessoas.
Surgem, portanto, os 05 Perfis Digigráficos (DM9DDB) que serão aqui descritos:
· IMERSOS – tiveram parte significativa da sua personalidade identidade definida a partir dos recursos da Era Digital, definindo melhor seus interesses e estabelecendo diversos links com o mundo.

FONTE: Agência DM9DDB (Perfis Digigráficos)

FONTE: Agência DM9DDB (Perfis Digigráficos)

FONTE: Agência DM9DDB (Perfis Digigráficos)

· FERRAMENTADOS – recorrem ao uso de tecnologia para agilizar as suas tarefas, mas não a idolatram. Estas pessoas redefiniram o modo como atuam com a família, governo, etc, na Esfera das Instituições.

FONTE: Agência DM9DDB (Perfis Digigráficos)

· FASCINADOS – extremamente preocupados com a sua imagem pública, querem aparecer cada vez mais modernos e conectados à tecnologia em todas as suas formas. São a forma mais evidenciada de como o relacionamento com os demais indivíduos, na Esfera dos Outros, foi afetada.

FONTE: Agência DM9DDB (Perfis Digigráficos)

· EMPARELHADOS – a tecnologia é fundamental para por em prática os projetos mais diversos de vida. Para eles, os equipamentos são extensões do próprio corpo, ampliando suas capacidades humanas.

FONTE: Agência DM9DDB (Perfis Digigráficos)

· EVOLUÍDOS – o universo das máquinas e da tecnologia em geral é o seu habitat natural. Trata-se notadamente da geração nativa digital (gerações “Y” e “Z”) e que não viveram a era pré-digital, sofrendo pouca ou até mesmo nenhuma dificuldade em lidar com as novas mudanças dentro do novo contexto, no tocante à Esfera do Mundo que se alterou profundamente graças ao redimensionamento do Tempo e do Espaço.

FONTE: Agência DM9DDB (Perfis Digigráficos)

FONTE: Agência DM9DDB (Perfis Digigráficos)

E você, já consegue identificar qual é o seu perfil nas redes sociais!? (reflita)

Não deixe de consultar ainda o recém lançado livro “Etiqueta 3.0” (autores @ligiamarqs e @hegel72) editora Évora, contendo importantes dicas de comportamento e etiqueta nas mídias sociais.Também disponível pelo site de conteúdo colaborativo do mesmo livro (www.etiqueta3ponto0.com.br).

Autor

- Professor do Curso de Pós-Graduação em "Gestão Estratégica da TI" na Universidade FEI - SP (Campus Tamandaré - Liberdade) nas disciplinas de "Governança de TI" e "Marketing em Redes Sociais". - Consultor Especialista em Governança de TI e Social Media Marketing pela EGV Consultoria (www.egvconsultoria.com.br). - Palestrante em Governança de TI, Social Media e Gestão de Projetos (PMO). Twitter: @pacarmo / @EGVCONSULTORIA Linkedin: http://br.linkedin.com/in/paulocarmo Facebook: http://www.facebook.com/pages/EGV-Consultoria-de-TI/101861886542995?created A EGV Consultoria (@egvconsultoria) atua em projetos de GaaS (Governance as a Service, Gestão de Projetos e PMO, palestras e projetos de Comunicação via Mídias Digitais).

Paulo Carmo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes