Carreira

Ξ Deixe um comentário

Dica de Carreira – Planejamento de Carreira – Como gerenciar a saída?!

publicado por Debora Miceli

Às vezes, a vida muda… e você muda… e as coisas mudam e você precisar mudar… complexo?! UH, se é – porém ao mesmo tempo é muito simples!

Isso esteve sempre presente na minha vida então neste post vou fazer os dois papéis: candidato e RH/gestor.

Você decidiu mudar totalmente o rumo da sua vida, por exemplo, abrindo um negócio.  Então, você pensa: como dar a notícia? Pois é… Dando! Simples assim!

Aqui eu tenho dois aprendizados sobre planejamento de carreira:

1. Minha mãe sempre disse: “Filha, quem fala a verdade não merece castigo!”

2. A vida me ensinou: E agora?! Como eu falo isso?! SOCORRO! –  Aí aprendi esta frase: “Quando você for usar a flecha da verdade, molhe a ponta no mel” (autor desconhecido) e tempere com EMPATIA (isto é, coloque-se no lugar do outro)!

A ver:

“Algumas coisas mudaram na minha vida e eu precisei me adequar a essas mudanças, com isso, resolvi  X… entendo que isso causa alguns impactos e eu gostaria de fazer o máximo possível para reduzí-los”.

Quando as pessoas querem seu bem de verdade, elas entendem! Quando as pessoas amadurecem, elas desenvolvem a capacidade de não julgar o outro! Elas respeitam sua decisão e vão tentar ajudá-lo. Além disso, você é um ser pensante – quem lhe conhece, sabe que você certamente teve motivos para tomar aquela decisão!

No entanto, negócios são negócios e sua contrapartida é também entender o outro lado, os impactos da sua decisão e como você pode ajudá-lo! Você estará deixando o seu lugar desocupado e alguém vai precisar fazer  isso por você.  Achar alguém que faça determinado trabalho pode levar tempo… (às vezes, muitoooooo tempo – já comprei até bolo de aniversário para projeto – fez 1 aninho!) e até essa pessoa “pegar o trabalho” leva mais tempo ainda…

Com isso, vocês (gestor/você) precisarão chegar a um plano de ação conjunto – o ideal para a empresa é que ela encontre alguém para ocupar seu lugar e que você SIM, passe suas atividades para a pessoa! Sim, é seu DEVER  fazer a transição e a transferência do conhecimento!  Se você fizer isso, pode ter certeza, você deixará as PORTAS ABERTAS!

Nunca duvide do quanto você pode mudar nesta vida… e águas que você jamais disse não beber podem matar sua sede como você nunca pensou! Há coisas que fogem do nosso controle e não sabemos como vamos reagir: um nascimento, uma morte, um acidente – enfim… mas depois, quando você aprende a lidar com elas, algumas coisas podem voltar a fazer sentido novamente.

Aqui vale mais um ponto… o tempo passa, não pare no tempo! Use ele a seu favor… Isto é, sua idade vai avançar sim… e sua maturidade também… ou seja, você pode ser como o vinho: quanto mais velho, melhor… Aprenda coisas novas, se reinvente, aprenda novas tecnologias, faça novos contatos, novos cursos… Tudo isso vai lhe ajudar no hoje e no amanhã!

Se um dia a vida mudar de novo e você precisar/quiser retomar aquele caminho, você vai colher aquilo que plantou!

Licença Creative Commons
Blog com Dicas de Carreira de Debora Miceli é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.
Based on a work at www.dicasdecarreira.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://deboramiceli.wordpress.com/.

Autor

Debora Miceli é consultora em Inovação de RH, docente, idealizadora e ativista na área de Desenvolvimento Social. Formada em Marketing, Pós Graduada em Estratégia Empresarial e Pós Graduando em Gestão Pública (foco de estudo: Políticas Públicas de Qualificação Profissional). Responsável pelo Blog www.dicasdecarreira.com que é parte do projeto de Desenvolvimento Social na área de Qualificação Profissional.

Debora Miceli

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes