Mobilidade

Ξ 1 comentário

BYOD: Como lidar com o desafio dos dispositivos móveis pessoais dentro das empresas

publicado por Sergio Fabossi

Após o recesso de final de ano, período de comida abundante, encontros familiares e a tradicional troca de presentes, chegou a hora de retornar ao trabalho. Os desafios retornam à vida de todos os profissionais, especialmente os gerentes de TI, que tem que lidar com a tendência de funcionários que trazem para a empresa tablets e smartphones e agora querem utilizar os dispositivos com a rede corporativa.

Será que as empresas brasileiras estão prontas para verificar, de forma eficiente, se este uso está sendo feito de maneira que não prejudique suas redes? E como permitir que esses dispositivos entrem nas redes corporativas com segurança e controle? O BYOD (Bring Your Own Device), termo em inglês que define a idéia de colaboradores trazerem seus próprios dispositivos para utilização dentro das empresas, parece ser um grande desafio a ser enfrentado por muitas empresas.

Imagine que informações sensíveis estarão sendo sincronizadas e acessadas por estes aparelhos de qualquer lugar a qualquer hora adicionando um ponto de vulnerabilidade muito preocupante e ameaçador. Para isto, é bom ficar atento a alguns questionamentos e “preocupações” básicas: – Quais seriam os danos caso um tablet com este tipo de conteúdo seja esquecido na mesa de um restaurante ou em um lobby de hotel? – O que fazer caso um smartphone seja roubado? – Como controlar o acesso e manipulação dos dados? Sem gerenciamento e controle, estes aparelhos podem deixar de ser um aliado aos profissionais e se tornarem um pesadelo! É preciso planejar, criar políticas e utilizar uma solução de gerenciamento específica para este fim, uma solução de MDM.

As soluções de Mobile Device Management (MDM) ganharam muita importância neste cenário com a proposta de prover controle e gerenciamento para que iPhones, iPads, Androids e outros dispositivo móveis para que deixem de ser uma ameaça e sejam ferramentas poderosas de trabalho para profissionais – que estão sempre em movimento. Estas soluções permitem desde apagar remotamente os dados de um aparelho até definir que tipos de aplicativos poderão rodar, obrigar a utilização de senhas, apontar desvios em relação a política de segurança da empresa, gerar relatórios variados e manter controle de inventário. Sem dúvida uma grande ajuda para os gestores de segurança e TI. Em 2012, mobilidade será a tecnologia que mais crescerá no Brasil e na América Latina.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Autor

Presidente da Akcela Software, empresa nacional focada na prestação de serviços e venda de soluções nas áreas de application delivery, segurança, otimização WAN, softwares de gerenciamento de redes e servidores e gerenciamento de dispositivos móveis.

Sergio Fabossi

Comentários

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pesquisar:

Publicidade

Social Counters

Google Plus

RSS

   

Leia também

Facebook

Parceiro

LinkedIn

Qualifique-se:

Cursos Online na Área de Informática