Carreira

Ξ 2 comentários

10 fatores para alavancar sua carreira

publicado por Rinaldo Gressoni

Existem vários fatores que podem alavancar a sua carreira, podendo até antecipar suas promoções mesmo em empresas que tem um plano formal de carreira.

Neste artigo, compartilho minhas experiências e observações em mais de vinte anos de carreira na área de TI em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais.

Não existe uma sequência correta, quanto mais fatores você empregar na sua carreira profissional, melhor será o resultado:

  1. Plano de carreira pessoal

    Você deve traçar um plano de carreira pessoal – lembre-se que isto é de sua inteira responsabilidade e não da empresa – descrevendo em que área você quer trabalhar, qual o tipo de empresa, local de trabalho seja no Brasil ou no exterior, a função desejada como, por exemplo, especialista, gerente, diretor, etc. Este plano será importante para a definição dos demais fatores e deve ser revisado a cada seis ou doze meses.

  2. Fluência em um segundo idioma

    Independente do seu plano de carreira pessoal, ter o domínio de um segundo idioma é quase que obrigatório e as vezes mais importante que uma certificação técnica. Você deve considerar inclusive a possibilidade de fazer um curso ou intercâmbio no exterior para aprimorar sua fluência no idioma desejado. Este será um grande diferencial em relação aos seus colegas de trabalho que também buscam uma promoção.

  3. Formação em instituições conhecidas ou renomadas

    Buscar uma formação técnica ou universitária numa instituição conhecida e respeitada no mercado é o primeiro passo e permite que o seu currículo seja escolhido dentre centenas de outros. No decorrer da sua trajetória profissional será também um fator importante pela “base” que você terá para desempenhar o seu trabalho. Caso você não tenha tido esta oportunidade, é recomendado que você faça uma pós-graduação ou MBA em uma instituição renomada para reverter esta situação – é um investimento garantido.

  4. Certificações na área de atuação

    Obter uma ou mais certificações dentro da sua área de atuação é também outro diferencial no seu currículo assim como buscar treinamentos para se manter atualizado – isto pode garantir sua empregabilidade. Este é um investimento na sua carreira, não espere que a empresa faça por você – tente negociar com sua empresa alguma forma de auxílio como, por exemplo, você se dispor a fazer o exame de certificação e caso for aprovado, a empresa reembolsará o valor do exame.

  5. Conhecimento do negócio

    O conhecimento do negócio ou atividade praticada pela empresa começa na preparação para a primeira entrevista de emprego e continua enquanto você estiver empregado. Principalmente para os profissionais que atuam em áreas técnicas como TI é muito importante conhecer bem o negócio onde a empresa está inserida, conhecer os produtos, processos e até os concorrentes faz com que você possa estar melhor preparado para uma promoção para os níveis de liderança e também faz você pensar “fora da caixa” e não apenas na sua especialidade técnica.

  6. Conhecimentos financeiros

    Toda empresa, com exceção das “ONGs”, tem como principal objetivo gerar lucro para os acionistas ou proprietários, reduzir os custos, aumentar o faturamento, etc. Ter conhecimentos financeiros ajuda a você entender melhor a situação financeira da empresa, seus desafios e aumenta o seu diferencial em relação aos colegas de trabalho numa eventual oportunidade de promoção.

  7. Dedicação

    Dedicar-se, dedicar-se, dedicar-se… Em qualquer empresa, em qualquer área de atuação, dedicar-se ao trabalho que você está executando é fundamental. Exige esforço, e às vezes horas extras e finais de semana trabalhando para que você possa atingir os objetivos. Assuma desafios! – Seja voluntário para participar de novos projetos e evite “furar” os prazos de entrega que você se comprometeu. Não estou dizendo que você deve sacrificar sua qualidade de vida ou abrir mão de estar próximo da sua família, mas a dedicação naquilo que você está fazendo, com certeza lhe trará muitos frutos.

  8. Networking

    Tudo na vida é uma questão de relacionamento – somos criaturas que vivem em grupos. Buscar ter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho, superiores e subordinados é algo vital e deve ser praticado todos os dias em qualquer lugar, não apenas no trabalho. Mas atenção, você não deve pensar em networking somente quando está a procura de um novo emprego, deve ser cultivado todos os dias e feito sempre como numa estrada de duas mãos – vai em vem.

  9. Marketing pessoal

    Não basta você fazer tudo que lhe foi pedido, é preciso valorizar o seu trabalho e realizações de forma correta, evitando exageros que podem ter efeitos contrários ao desejado. Fazer o marketing pessoal é “vender o seu peixe”, mostrar suas competências e os resultados obtidos, deixando sua marca.

  10. Sorte

    A sorte é algo que sempre nos acompanha e por vezes não nos damos conta disto. Você pode estar 100% preparado para uma promoção, mas não estar disponível naquele momento. Como diz o ditado, “estar no lugar certo, na hora certa” e como você não pode depender somente da sorte, precisa fazer a sua parte e os demais fatores permitirão que se você não for escolhido naquele momento, outras oportunidades melhores virão.

Com certeza existem outros fatores que podem ser adicionados a esta lista e que, se fizerem parte do seu plano de carreira pessoal, trarão melhores resultados, mas sempre com um correto equilíbrio entre a vida profissional e pessoal – Have Fun!!”

Autor

Formado em Processamento de Dados pela UNIMEP, com pós-graduação em Redes de Computadores pela FASP e Gestão Empresarial pela FGV. Mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte na área de Infraestrutura de TI sendo responsável pelo gerenciamento das áreas de Service Desk, Field Services, Administração de servidores, Telecom e projetos de infraestrutura para América do Sul.

Rinaldo Gressoni

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes