Redes & Telecom

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Gerenciamento e monitoramento de redes – Análise de Desempenho

publicado por Olavo Poleto Filho

Já parou para avaliar o impacto de uma queda de desempenho de 10% nos principais aplicativos da rede corporativa da sua empresa?

Nestes mais de 15 anos de experiência e inúmeras participações em eventos, seminários, visitas a clientes e conversas com parceiros, clientes e fornecedores, venho observando que, poucas empresas correlacionam métricas e parâmetros tipicamente operacionais de TI e Telecom com indicadores financeiros.

Esta série de posts apresenta a forma pela qual as áreas de Tecnologia da Informação (TI) e de Telecomunicações de empresas de vários setores e segmentos de mercado (indústrias, serviços, finanças e varejo) podem contribuir e direcionar estrategicamente as decisões nas organizações, reduzindo custos, aumentando a produtividade, melhorando a eficiência operacional, planejando o crescimento e gerando receitas, através da utilização, análise e correlação de índices de desempenho de ferramentas de monitoramento e gerenciamento de redes de dados, com a gestão das organizações.

Além disso, através do estudo de caso de uma empresa de varejo, analisar os impactos financeiros e não financeiros do gerenciamento de desempenho nas empresas.

Parte I – Contextualização

O aumento da competitividade no mercado empresarial tem obrigado as empresas dos mais variados segmentos e portes, a uma busca incansável pela redução de custos, aumento da eficiência operacional, novos mercados, maior lucratividade, racionalização de investimentos e mais agilidade na tomada decisões.

Neste ambiente, a informação como subsídio para a tomada de decisões, tornou-se o principal ativo das organizações: tê-la disponível em tempo real, acessá-la com segurança de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo é fundamental para a continuidade dos negócios e crescimento sustentável das empresas.

Isto somente foi possível com a evolução de sistemas, aplicativos, dispositivos, plataformas, redes de telecomunicações e ferramentas de gerenciamento e controle.

A evolução tecnológica vem reduzindo e eliminando barreiras geográficas, permitindo que um número cada vez maior de usuários e empresas utilizem e desenvolvam mais aplicações e serviços, possibilitando a convergência de sistemas, aplicativos, redes, negócios e até pessoas.

Como consequência, o grau de dependência das redes de telecomunicações e da infraestrutura de tecnologia da informação aumentou: a medida que as aplicações e os serviços baseados em redes evoluem e se tornam mais complexos, mais largura de banda é necessária para manter o desempenho destes ambientes em níveis adequados.

Sendo assim, identificar o perfil de tráfego, a tendência e o comportamento destes ambientes, as aplicações que mais consomem banda para tratá-las (priorizá-las ou bloqueá-las) da maneira correta, é fundamental para a garantia do seu desempenho. Ao priorizar uma aplicação crítica durante o período de maior demanda, investimentos em mais recursos (upgrades de banda e equipamentos) podem ser postergados.

Deixar de monitorar, gerenciar estes ambientes e os seus principais parâmetros de desempenho, pode significar muitas perdas e prejuízos, uma vez que
os dados e informações que trafegam nas redes corporativas são, em última análise, valores monetários.

Neste contexto, a gerência e monitoramento do desempenho de redes corporativas, tornam-se imprescindíveis pois, mais importante que saber quais os problemas que estão relacionados à rede corporativa, é conhecer o impacto deles nos lucros das empresas.

Autor

Engenheiro Eletrônico graduado pela Universidade São Paulo (Campus São Carlos), Pós-Graduado em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini, com Especialização em Engenharia e Sistemas de Telecomunicações pelo INATEL e com MBA em Marketing de Serviços pela FIA. Atuou como Gerente de Produtos e Desenvolvimento de Negócios – Operadoras na Intelig Telecomunicações, sendo responsável pelo desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços, e pela desenvolvimento de novos negócios junto as operadoras nacionais e internacional, e como Account Manager B2B na British Telecom (Bristol, Inglaterra), sendo responsável pela manutenção e crescimento da carteira de clientes, pela comercialização de soluções de conectividade, e pela prospecção e qualificação de novas oportunidades de negócios. A seguir atuou como Coordenador de Produtos B2B na Embratel, sendo responsável por produtos de dados e pelo Gerenciamento e Monitoramento de Redes, e pelo desenvolvimento de novos produtos. Posteriormente atuou como Gerente de Produtos e Desenvolvimento de Negócios B2B, sendo responsável pela gestão da equipe de Engenheiros de Produtos, com ênfase no acompanhamento do ciclo de vida de produtos e serviços, e também pela definição, formatação, desenvolvimento de novos produtos soluções em parceria com a Claro. Atuou também como Gerente de Produtos na Logica South America, sendo responsável pelo desenvolvimento, gerenciamento, descrição e controle de SLA do portfólio de produtos e serviços, de acordo com a estratégia e direcionamento da empresa, composto, entre outros por serviços de virtualização, hosting, georeferenciamento (GIS), application management no conceito SaaS, consultoria (governance, compliance and risks) e mobile solutions (M-Payment, M-Banking, M-Advertisement, M-Marketing), sendo ainda responsável por fazer benchmark de mercado para avaliação e comparação de produtos semelhantes. Atualmente é Gerente de Produtos na Level 3 Communications, sendo responsável por elaborar, desenvolver e gerenciar o portfólio de produtos e serviços de acordo com a estratégia e direcionamento da empresa, descrevendo as funcionalidades dos produtos ou serviços, e também por por fazer benchmark de mercado para avaliação e comparação de produtos semelhantes.

Olavo Poleto Filho

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