Marketing & Tecnologia

Ξ 1 comentário

A Nova Face do Facebook!! (parte 1)

publicado por Marcelo Fernandes

Personalizar sua Facebook Fan Page, trará uma experiência mais rica para seu cliente.

Muitas empresas ainda cometem o erro frequente de criar um perfil ao invés de uma Fan Page. Isso pode ter ocorrido em função da idade do perfil (não haviam Fan Pages antes), por erro ou desconhecimento dos que criaram.

Lembre-se, ter uma empresa com perfil pessoal, fere o regulamento do Facebook e o deixa sujeito a remoção.

A novidade foi pouco divulgada, mas quando isso ocorre existe uma solução simples para resolver o problema. Preste anteção, pois a migração terá algumas consequências:

  • O perfil será transformado definitivamente em página (Fan Page);
  • A foto do seu perfil será colocada como foto da Fan Page;
  • Seus “amigos” serão transformados em fãns;

Para realizar a troca, basta estar logado em seu perfil e acessar a página de Migração de Perfil. Uma vez lá, escolha o tipo de página (marca, empresa, produto, etc) e conclua a migração.

A personalização dos Tabs na Fan Page, permite criar uma experiência de navegação similar aos sites. É possível manter a identidade visual da empresa, colocar vídeos, enquetes, links, streaming de twitter, canal Youtube e dezenas de outros aplicativos.

Muitas páginas não possibilitam com que os fãns interajam, deixando seus comentários, enviando fotos e vídeos. Este comportamento vai contra o princípio básico de estar nas mídias sociais, que é o de gerar relacionamento.

Entre outras vantanges de se personalizar a página estão:

  • Controle de conteúdo, ou seja, é possível bloquear conteúdo para não fãns e dar acesso para os que curtem a página;
  • Possibilidade de promoção da sua página usando o Facebook Ads;
  • Além da navegação na página, é possível direcionar usuários diretamente para seu site;

A linguagem utilizada nos tabs era o FBML – Facebook Hypertext Markup Language, similar ao HTML convencional.

As Fan Pages sofreram algumas mudanças recentes, dentre elas o início do uso de iFrames aos invés do FBML, o que melhora muito as possibilidades de customização e aplicativos.

Autor

16 anos de experiência em Marketing, Desenvolvimento de Negócios e RP na América Latina, sendo 13 como head de Marketing em empresas com faturamento acima de USD 1 Bilhão na área de Telecomunicações, IT, Web e TV. Desde 1998 estive envolvido com projetos multimídia, com banda larga, serviços de valor agregado na telefonia móvel (SMS, MMS, VM, etc), Internet (mídias sociais, websites, seo, conteúdo em vídeo e texto) e TV. Minha carreira inclui passagens por empresas como Ericsson, Huawei, LogicaCMG, Shoptour TV. Atualmente sou Gerente de Marketing de Mobile & Database Solutions - América Latina & Caribe na SAP Siga-me no Twitter @marcelo_sfer

Marcelo Fernandes

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes