Carreira

Ξ Deixe um comentário

2012… Ano Novo…. Novo Ciclo…. Novas Oportunidades…

publicado por Wagner Mancini

Ciclos se encerram e novos ciclos começam, e aqui vamos nós para mais um ciclo de 12 meses…

Que possamos agora, neste início de novo novo ciclo, olhar para nossas vidas, e definir nossos focos para 2012: o que queremos de cada aspecto de nossa vida: profissional, relacionamentos, vida financeira, lazer, saúde, amizades, desenvolvimento pessoal, carreira, estudos etc?  Como faremos para avançar a passos largos em direção a tudo o que queremos?

Este momento de início de ano é ideal para refletirmos e planejarmos nossas vidas. É importante pararmos e darmos atenção ao que, de fato, é importante no nosso momento atual de vida, e planejarmos os momentos futuros.

Meu maior desejo a  você, neste início de ano, é que, ao final destes próximos 12 meses você possa ter dado significativos passos em direção aos seus sonhos. E, sendo parte de uma empresa de produtividade pessoal e qualidade de vida, sugerimos abaixo algumas atividades que podem ajudar neste sentido.

2012… ANO NOVO…. NOVO CICLO…. NOVAS OPORTUNIDADES… 
Tempo de reciclar idéias, focar nossa energia e alçar novos vôos

1. Defina seus objetivos ou metas para este ano, considerando que é importante termos objetivos claramente definidos e mensuráveis, sempre alinhados com nossos princípios e valores de vida. Pense nos diversos aspectos ou áreas de sua vida e estabeleça objetivos para cada área:

  • Saúde
  • Família / Relacionamento Familiar
  • Profissional
  • Desenvolvimento Pessoal (intelectual e emocional)
  • Lazer
  • Espiritual
  • Relacionamento Social
  • Financeiro
  • Outras áreas / aspectos individuais

Tenha objetivos bem claros para cada área importante de sua vida e os revise constantemente!

2. Algumas dicas sobre metas e objetivos:

  • Dedique um tempo com calma, tranquilidade e em um ambiente propício para poder realmente contatar a essência do seu ser e identificar suas necessidades individuais. Busque entender seus propósitos de vida e sua visão em cada área de sua vida para melhor definir seus objetivos
  • Elabore metas possíveis para o curto prazo (este ano), mensuráveis e atingíveis. Se se sentir confortável, pense também nos objetivos de médio e longo prazo.
  • Escreva suas metas/objetivos e sempre os estabeleça de forma positiva  (ex: pense em ser saudável ao invés de “não” ficar doente ou perder 5 quilos….). Evite palavras negativas ou de negação.
  • Seja bastante específico em suas metas/objetivos – quanto mais específico e bem definido, melhor. Coloque emoção na situação e se imagine conquistando seu objetivo da forma como o descreveu e veja se é assim que realmente quer que seja. (ex: Estou feliz, entrando em meu novo apartamento, com minha esposa e filhos, em um ambiente que nos trará muitas alegrias e oportunidades de desfrutar do convívio familiar…). Reescreva e altere, se necessário, até estar de acordo com o que realmente você deseja.
  • Se você compartilha sua vida com pessoas que lhe são especiais, compartilhe também os objetivos que achar importante com eles (pais, avós, cônjuge, filhos, amigos especiais…). Eles poderão ser um alicerce importante na conquista destas metas, te ajudando, te apoiando, te orientando e ajudando na conquista de seus sonhos, e até mesmo na definição de alguns objetivos.
  • Priorize as metas mais importantes para este ano ou para o curto prazo. Em geral teremos áreas da vida que já estão mais desenvolvidas e talvez não requeiram tanto trabalho, neste momento, porém, com certeza algumas outras áreas exigirão muito de nosso tempo e energia, neste ano.
  • Escreva seus objetivos/metas e guarde-os, para poder consultar futuramente, revisá-los e até mudá-los ou adaptá-los, se for o caso. Lembre-se que seus objetivos são parte da sua vida, portanto, você pode fazer o que quiser com eles, inclusive alterá-los, já que vivemos em um mundo extremamente dinâmico, onde uma das poucas certezas que temos é que muitas coisas mudam constantemente…
  • Para cada objetivo que você definiu, planeje como você pretende atingi-lo. Pense em caminhos, passos ou projetos que poderão te levar a atingir sua meta. Escreva estes projetos e busque detalhá-los, em passos ou ações que você poderá realizar de forma sequencial.  Este é seu plano de ação. Acompanhe-o regularmente (sugerimos semanalmente) para saber como você está evoluindo em cada um de seus projetos, pois, somente com a evolução de seus projetos, é que suas metas, objetivos e sonhos poderão se concretizar.
  • Dedique-se bastante em todo este processo e principalmente na execução dos passos de cada projeto, no dia a dia. Este esforço e o controle da situação são essenciais para atingirmos nossos objetivos.
  • Reconheça seus avanços! Comemore cada conquista! Faça disto um momento especial em sua vida!
  • Estimule as pessoas a sua volta a estabelecerem seus objetivos, projetos e planos de ação, e  nortearem suas vidas em torno dos mesmos. Quanto mais pessoas a sua volta se sentirem caminhando em direção aos seus sonhos, mais pessoas estarão envolvidas com a “energia” do crescimento e da evolução, e mais o ambiente será favorável a que todos possamos evoluir e seguir nossos próprios caminhos.
  • Revise ou refaça este detalhamento de metas, projetos e ações, ao menos 1 vez por ano, ou sempre que achar necessário.

3. Algumas perguntas que o ajudarão a refletir melhor para definir mais claramente seus objetivos:

  • O que me faria mais feliz neste ano? O que me daria mais alegrias ou felicidade?
  • Como eu gostaria de estar ao final deste ano?
  • Quais serão minhas maiores conquistas neste ano? Aquelas que, se concretizadas me darão a sensação de que este ano valeu a pena!
  • O que eu gostaria de mudar em mim, na minha vida, na minha rotina neste ano? Como isto deveria ser diferente do que é hoje?
  • Que conselho eu gostaria de dar a mim mesmo?
  • O que eu quero aprender neste ano?
  • O que eu desejo melhorar na minha carreira?
  • O que eu desejo melhorar no ambiente onde vivo? (minha família, minha comunidade, minha cidade…)
  • Quem eu quero que esteja próximo de mim  neste ano? De que forma?
  • A quem eu quero ajudar a também conquistar seus objetivos neste ano? De que forma?
  • Em poucas palavras qual será o MEU tema neste novo ano?

Autor

Graduado em Engenharia Elétrica em 1995, com pós-graduação em Administração e Marketing pela ESPM. Experiência de mais de 25 anos em cargos executivos e técnicos nas áreas comercial, pré-vendas, pós-vendas, marketing, atendimento ao cliente, consultoria e serviços profissionais, atuando no Brasil e América Latina, em empresas de tecnologia de ponta, desenvolvendo e implementando soluções de tecnologia em grandes clientes. Atualmente é sócio-Diretor da OmRá, desenvolvendo projetos de uso de tecnologia visando melhorias de qualidade de vida, na sociedade e melhor produtividade nas organizações, sendo também co-inventor do Programa de Educação Corporativa PPG, voltado para melhoria da produtividade pessoal, integrando melhores práticas de organização e planejamento pessoal com a aplicação prática usando tecnologia de informação. Foi Diretor de Soluções para a América Latina da StorageTek, multinacional americana, líder no segmento de sistemas automatizados de armazenamento de dados (posteriormente adquirida pela SUN e Oracle) e Diretor de Marketing & Serviços na Columbia Storage. onde exerceu atividades gerenciais, comerciais e técnicas em todo o processo de introdução de tecnologias de ponta na área de sistemas automatizados de armazenamento de dados nas maiores empresas usuárias de tecnologia de informação no Brasil, como Banco Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Petrobrás, Unibanco, ABN Real, etc. Foi sócio-Diretor da Ativa Consultoria em Recursos Humanos, focada em Treinamento & Desenvolvimento, Seleção de Executivos e Desenvolvimento de Sistemas Informatizados para áreas estratégicas. Iniciou sua carreira na área técnica de desenvolvimento de projetos eletrônicos na área de informática, atuando nas áreas de desenvolvimento de produto, testes, suporte técnico e serviços a clientes, tendo sido responsável pela implementação e coordenação de grupos nas áreas de serviços técnicos a clientes (pós-vendas), suporte técnico a vendas (pré-vendas) e marketing de produto.

Wagner Mancini

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes