Mobile

Ξ 1 comentário

Como se preparar para a consumerização da TI?

publicado por Tatiana Torres

Este é certamente um dos temas mais discutidos hoje por gestores de pequenas, médias e grandes empresas, das mais diferentes indústrias e segmentos. A consumerização já está acontecendo, mas como permitir que os colaboradores tragam e utilizem seus equipamentos pessoais no ambiente corporativo, sem afetar as políticas de segurança, privacidade e governança?

Para orientar o mercado, especialistas da Dell nos Estados Unidos divulgaram nove práticas estratégicas para o sucesso na adoção da consumerização dentro da empresa:

1. Antes de permitir ou negar a consumerização, entenda o ambiente de trabalho, a cultura organizacional e a filosofia da empresa. Com base nessas informações, desenhe a estratégia de consumerização da sua empresa. E acredite, a consumerização pode ser uma oportunidade para o crescimento do seu negócio.

2.  Faça da consumerização uma decisão de negócios e não uma decisão tecnológica. Grande parte dos seus colaboradores já tem acesso a equipamentos, ferramentas e tecnologias em suas casas, o que os tornam mais atualizados. O objetivo é trazer mais produtividade para dentro da empresa.

3. Reconheça que as atuais políticas de segurança, que proíbem a utilização de equipamentos pessoais e acesso à mídias sociais, podem na verdade aumentar os riscos de perda de informações críticas do negócio. Comece a desenhar políticas de segurança para ambientes heterogêneos, protegendo assim seus dados aonde eles estiverem.

4. Com uma estratégia clara de consumerização, baseada na cultura e valores da empresa, e a revisão das políticas de segurança e utilização de equipamentos pessoais no ambiente corporativo, procure aos poucos integrar novos equipamentos – comece pelos smartphones.

5. Disponibilize alguns tablets para colaboradores de campo e executivos, e veja se eles eventualmente conseguem substituir algum outro equipamento até então utilizado, ou mostram-se mais produtivos nas atividades do dia a dia. Aos poucos, prepare-se para receber mais estes equipamentos.

6. Desenvolva uma visão clara sobre as despesas compartilhadas desses equipamentos pessoais entre a empresa e o colaborador. Reuna dados e argumentos para justificar um incremento de investimento, atrelando a estratégia de equipamentos com o planejamento de recursos humanos, plano de novas instalações e a estratégia do negócio.

7. Considere a virtualização de desktops e outras tecnologias para reduzir os riscos de segurança à medida que a demanda pela consumerização cresce dentro da empresa. Traga especialistas de mercado para apresentar soluções já implementadas em outras empresas e seus resultados.

8. Prepare-se para as implicações para licenciamento de softwares para ambientes heterogêneos dentro da estratégia de consumerização.

9. Oriente os colaboradores sobre quais equipamentos pessoais serão permitidos. Infelizmente, mesmo no auge da consumerização é impossível suportar um número infinito de tecnologias.

A consumerização já faz parte do processo atual de transformação da TI, e será inevitável conviver com ela a partir de agora. Além das recomendações de especialistas, o importante para gestores, neste momento, é entender o que é a consumerização, como ela pode agregar valor ao seu negócio, e como sua empresa deve preparar-se e antecipar-se a ela.

Autor

Gerente de soluções na Dell, com mais de sete anos de experiência na indústria de TI. Especializada em mobilidade, consumerização, virtualização de desktops e cloud computing.

Tatiana Torres

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes