Direito & Tecnologia

Ξ 1 comentário

A informação também gera consequências

publicado por Jonas Vago

Confesso que quando recebi o convite para escrever para o TI Especialista me trouxe uma crise antiga, que persiste desde 1998, primeiro estágio em TI. Até hoje tenho dificuldade para identificar a especialidade mais importante para um profissional de Tecnologia da Informação.

Escolha consciente.

Passei por várias áreas dentro da TI e percebo o profissional de TI mais como Generalista do que Especialista, principalmente quando falamos de Gestores de equipes de TI. Dificilmente lidamos com apenas um tipo de Perfil, Pensamentos e Visão de Mundo (essa torna a atividade do gestor mais difícil), isso obriga o gestor a buscar uma visão ampla da atividade e as Principais Regras que devem ser seguidas, pela empresa, pela equipe e por ele, gestor.

Entender o contexto dará uma vantagem ao gestor na hora de decidir a melhor alternativa. Infelizmente, muitos gestores se preocupam em conhecer apenas o operacional da atividade, esquecendo que estamos inseridos em um sistema de leis, que regulam qualquer atividade.

Quando não conhecemos bem o sistema onde atuamos, aparentemente, poderemos seguir qualquer caminho, mas a realidade é que cada caminho poderá apresentar contextos diferentes, inclusive alguns não poderiam ser trilhados.

Quando falo de sistema me refiro ao ramo de atividade, processos corporativos, regras de segurança da informação, regras trabalhistas, sindicais entre outros.

Tenho um exemplo para ilustrar esse contexto, estava interessado em um curso de pós-graduação, durante a procura me chamou a atenção à possibilidade do cadastro do currículo online em um site do governo.

Como é exigência de algumas universidades decidi fazer o cadastro, em dado momento deveria informar a Data de Expedição da Carteira de Identidade, o problema é que utilizo apenas a carteira de motorista, que não possui essa informação e, para economizar tempo, informei qualquer data e segui “normalmente” o processo.

Faltava apenas marcar a opção que confirmava a leitura das regras de preenchimento do currículo.

O que uma pessoa que não tem tempo a perder faz nessa situação?

O comum seria marcar sem a leitura, mas em gosto ler algumas regras, pois aprendi que o agir vem depois do entender. Confirmando a suspeita, as regras alertavam para o fornecimento correto das informações, inclusive citando o Código Penal.

Leia o que diz o artigo 297 do DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940.:

Art. 297 – Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.”

Após a leitura, meu pensamento se expandiu para uma nova área, que apoiou na decisão de não cadastrar meu currículo naquele momento.

Agora entendo a exigência da universidade, a entrega do currículo através do site é uma garantia contra possíveis fraudes.

O exemplo chama a atenção para o contexto em que as atividades executadas estão envolvidas, pois a falta de conhecimento em alguma área poderá provocar falhas inconscientes.

Como gestores de equipes de TI, devemos entender apenas do Operacional?

Ainda existe muito entendimento que devemos conhecer apenas aquilo que é nossa responsabilidade, conhecer leis, acordo coletivo é para advogado, conhecer tributação é par contador.

A rotina de trabalho dentro de qualquer ramo segue limites morais e legais, que desenham o comportamento do gestor. Geralmente, nos tornamos “gestores” em TI através da capacidade técnica de resolver problemas.

Outro exemplo, as áreas de desenvolvimento de software podem balizar boa parte da rotina de trabalho na LEI Nº 9.609, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998, que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências, porém muitas equipes iniciam as suas atividades nesse ramo sem o devido aconselhamento sobre a legislação, perdendo a oportunidade de utilizar a legislação a seu favor e assumindo riscos desnecessários.

Conhecer as regras que demarcam a atividade do gestor é uma ótima escolha de conduta, possibilitando que as tomadas de decisões sejam feitas conscientemente, aumentando as chances de sucesso à frente da equipe.

Como citado na LEI 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. (Código Civil):

“Art. 1º Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.”

O óbvio somente é óbvio para a mente preparada!

Autor

Olá! Meu nome é Jonas, vivo no Rio de Janeiro, sou graduado em Gestão de Tecnologia da Informação, no momento estou dedicado na conclusão do meu MBA em Gestão Tributária brasileira (Universidade Candido Mendes). Além da formação, sou profissional certificado em ITIL Practitioner (Support & Restore); Microsoft Certified Desktop Support Technician (MCDST) e HDM - Help Desk Manager entre outras. Tenho mais de 11 anos na área de TI, com passagem em várias áreas, fui Instrutor de Informática, Analista de Desenvolvimento, de suporte, de Qualidade, Supervisor, Coordenador. Atualmente desempenho a atividade de Líder Operacional em um grande Projeto de Service Desk da Sonda IT, no cliente Petrobras. Em 2011, completei oito anos de experiência como gestor de equipes, a maior dessa experiência na área de suporte a usuários. Em fim, meu desejo é contribuir com informações, que foram acumuladas ao longo desses anos de experiência, principalmente aquelas informações obtidas através da convivência com outras áreas, que exercem forte influência na rotina de trabalho das equipes de TI.

Jonas Vago

Comentários

1 Comment

  • Jonas,

    interessante suas observações, pois muitos gestores acham que para desempenhar bem essa função basta fazer o trivial. Hoje sabemos que quanto mais se conhece sobre os assuntos que permeiam uma determinada função, mais a competência se fortalece e permite que o profissional enfrente com flexibilidade e sabedoria os diversos desafios de seu dia a dia.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes