Mercado

Ξ Deixe um comentário

11/11/11 – UAU!!! – Previsões para a TI

publicado por Leonardus V. Ferreira

Hoje é um dia com um numero cabalístico (eu acho, pois não entendo nada de coisas cabalísticas), ótimo para previsões apocalípticas e adivinhações em geral, como gosto de tentar prever as coisas, como pode ser visto aqui e brincar com esse tipo de assunto, como podemos ver aqui, vou tentar fazer umas previsões para a área de TI, para quem sabe daqui a um tempo dizer “HÁ eu ja sabia!!” exatamente como fazem aqueles bobos nas arquibancadas dos estádios segurando cartazes.

Vocês meus milhares de leitores (ta… essa piada foi fraca), fiquem a vontade para tentar adivinhar o futuro comigo ou discordar de minhas previsões.

1 – A Apple vai falir – explicações aqui – 8 anos

2 – O Linux vai continuar sendo uma plataforma com market share ridículo no mercado de desktops, enquanto uma empresa com real competência comercial (como a arquirrival MS) não resolver adota-la e ganhar dinheiro com ela. – Pra sempre

3 – O Google vai diminuir, não vai falir, mas como tem demonstrado ultimamente, sua capacidade de inovar não é tão grandiosa assim e sua capacidade de gerir produtos (vide caso do Orkut) não é nada excepcional, ele vai parar de crescer o que para o mercado é a mesma coisa que diminuir – Vamos constatar isso em 3 ou 4 anos.

4 – A Nokia vai pro saco ( “nossa Leonardus, como você é pessimista!!”) pois o que hoje chamamos de Smartphone, será o trivial “celula” que todos temos, todo aparelho vai precisar de um SO e a empresa Finlandesa esta colocando todos os seus ovos na mesma cesta (leia aqui Windows) e isso nunca é bom. – 5 anos.

5 – Flash, ja era e a culpa é do HTML5 – 2 anos no máximo.

6 – Positivo (aquela dos computadores baratinhos) vai continuar aproveitando o aquecimento do mercado nacional para impulsionar suas vendas no exterior e irá figurar entre as grandes vendedoras de computadores (tablet, note, desktop) do mundo, não só América latina , concorrendo com Dell, Lenovo e HP e outras. – 5 anos

7 – Os “baba bits” estão errados, os notebooks e desktops não vão sumir só porque inventaram o tablet, ainda vamos ver tecladinhos Qwerty por MUITOS anos por ai. – Pra sempre.

8 – O Ubuntu vai acabar, afinal o dinheiro daquele doido do Negroponte  uma hora vai ter fim. – 8 anos (só pq ele tem muito dinheiro).

9 – Java vai entrar em declínio, tal como o Mysql ambos por decisões mercadológicas equivocadas do pessoal da Oracle, veremos o PHP (agora bem mais maduro do que a uns anos atras) e o PostgreSQL tomarem seus lugares.

10 – A Microsoft vai continuar sendo líder no mercado de desktops e esse dinheiro vai fazer com que ela possa investir e se tornar líder em outros seguimentos, infelizmente isso não quer dizer que o seu SO será líder em qualidade também.. isso não vai mudar. – Muitos anos.

Como o mundo vai acabar em 2012, talvez eu não tenha a oportunidade de dizer que acertei (ou errei), mas pelo menos o texto pode gerar alguma reflexão e quem sabe algumas discussões interessantes, para ajudar a passar a sexta-feira.

Um abraço a todos.

Autor

Atuando na área de suporte, infraestrutura e gestão de TI a 7 anos, criando, implantando e gerenciando projetos em clientes que variam de microempresas a grandes estatais. Certificado: LPIC I (Linux Professional Institute Certified I)- ITIL V2 Foundation - ITIL V3 Foundation - Mandriva Systems Certified Professional - Mandriva Network Certified Professional - NCLA (Novell Certified Linux Administrator)- DCTS (Data Center Techinical Specialist). Twitter: http://twitter.com/#!/leovalferreira Blog: leovalferreira.wordpress.com Profissional: http://br.linkedin.com/in/leovalferreira

Leonardus V. Ferreira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes