Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

TI Verde é responsabilidade institucional

publicado por Paula Almeida Ribeiro

Definida como prática sustentável de produção, gerenciamento e descarte de equipamentos eletrônicos, bem como economia de energia elétrica, a TI Verde além de trazer redução de custos com energia, tem iniciativa de responsabilidade socioambiental da instituição.

Essa prática sustentável precisa ser iniciada nos projetos e na estruturação dos diversos produtos para que sejam analisados novos métodos ou materiais que diminuam os perigos de contaminação para o homem e a natureza.

Em Cloud Computing, o armazenamento dos dados, é feitos em servidores dedicados de empresas que realizam o serviço e pode ser acessado em vários lugares do mundo. Tem-se uma menor preocupação com a parte de hardwares da máquina e ar condicionados para os armazenamentos dos equipamentos.

Quando o foco são os equipamentos eletrônicos, é necessário que a empresa utilize e gerencie seus equipamentos da área de TI. Tanto a compra quanto a locação e equipamentos que consumam menos energia elétrica bem como o uso de papel reciclado e redução nos índices de impressão. E é claro, que se façam descartes adequados inteligentes.

TI Verde pode ser definida em três áreas: Tática, Estratégica e Deep IT. O TI Tático representa a redução do consumo energético com o desligamento dos monitores em desuso. Estrategicamente, é a mudança de computadores, por exemplo, gerando uma melhor manutenção nos equipamentos e, consequentemente, uma estimada economia.

Deep IT (TI profunda) se baseia, por exemplo, em ações que incluem desde o planejamento de um data center, à locomoção dos funcionários e o consumo de energia alternativa como a solar; e o uso da virtualização de servidores, gestão de consumo elétrico gerado pelo resfriamento de equipamentos.

Procurar empresas no segmento de grid computing, virtualização e cloud computing, é atender as mais novas solicitações dos ambientes modernos chamados “TI VERDE” ou “DATA CENTER ECOLOGICAMENTE RESPONSÁVEL”. Esse fator é mais um dos pontos fortes que colocam sua empresa em destaque e eleva em questão de sustentabilidade.

Autor

Estudante do terceiro ano de Jornalismo na Universidade Católica de Santos. Atuo na área de assessoria de comunicação para a PRIMEHOST do Brasil. Empresa especialista em serviços de Data Center que atua especificamente nas camadas IaaS e SaaS para ambientes corporativos de alta disponibilidade. Saiba mais sobre a empresa e os serviços oferecidos no site www.primehost.com.br

Paula Almeida Ribeiro

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes