Gerência de Projetos

Ξ Deixe um comentário

Se nunca planejou, sugiro começar pela sua carreira e verá sua importância

publicado por Luiz Eduardo Improta

Hoje resolvi pegar no pé de um dos temas mais complicados da área de TI: o tal planejamento. Apesar de ser pauta quase presente em todas as reuniões, vemos que depois destas, há uma tendência de atropelar tudo que foi combinado. O motivo mais freqüente disto tudo é por causa do prazo de entrega do que foi acordado e ainda mais por causa, do pobre e indefeso fornecedor (sei que não é sempre inocente, mas quando vemos o que foi pedido a ele, muitas vezes ficamos perplexos). Então, mobilizam-se mais pessoas que o previsto, uma vez que ainda há uma teoria errônea de alguns profissionais que quanto mais pessoas envolvidas, mais rápido se chegam aos resultados. Por essa teoria, se uma mulher gera um filho em 9 meses, mas se aumentarmos o números de grávidas para 9, geraremos uma criança em 1 mês. Ridículo não acha!

Pela definição de planejamento de um modo bem objetivo, podemos dizer que é a definição de seu objetivo e como se chegar até ele. Parece simples, mas por detrás desta simplicidade se esconde dois vilões que permeiam o fracasso de todos os planejamentos: atenção e disciplina. O homem por si só não gosta de esperar, parece que fica torcendo para alguma coisa do planejamento dar errado só para ter a justificativa de alterá-lo e quase sempre para prazos menores. Você acha que isso realmente dá certo? Lógico que não! Não se iluda meu(minha) amigo(a). Se quiser ser ditador em seu negócio, então colherá os frutos desta atitude, que posso adiantar alguns: alta rotatividade de empregados, reclamação freqüente dos clientes, custos totalmente fora de controle (pois se planeja gastar “x” e no final gastou-se “x+1”) e por aí vai. Não há empresa que consiga andar deste jeito, concorda?

O planejamento é o pilar para se alcançar seu objetivo, qualquer que seja ele e em qualquer área. E até em nossas vidas pessoais, quer ver um bom exemplo: o plano de carreira de cada um. Quem não tem fica sem rumo, sem saber o que fazer na vida e acabando fazendo uma coisa totalmente diferente do que sempre quis. Precisa dizer o fim desta história? Posso adiantar que terá certa mágoa de si mesmo quando acordar para isso. Apesar de nunca ser tarde para recomeçar. O problema que o tempo passa e a disposição de recomeçar tudo de novo muitas vezes vai embora. Mas isso varia muito e vai depender de vontade de vencer de cada um.
O planejamento de ser elaborado com muito cuidado, pois se fizer de qualquer jeito, tudo sairá da mesma forma: de qualquer jeito. Tem de ser meticuloso, nada pode fugir do controle. Precisa ter ações bem pensadas em caso de imprevistos, para assim contornar todos os obstáculos de forma precisa e consciente. Qualquer tipo de descontrole pode ser fatal. Além do mais não podemos cair na acomodação e deixar de acompanhar um minuto o andamento do que planejamos, pois isso nos dará condições de visualizar algum desvio e agir rápido. Temos de utilizar indicadores simples, mas que possam nos mostrar o nosso andamento rumo ao sucesso ou fracasso.

Não sei se você notou, mas a mesma filosofia para o Gerenciamento de Projetos pode ser utilizado em nossas vidas, no que se refere ao planejamento. Poderia até falar mais das demais etapas de gerenciamento do projeto, mas escolhi hoje falar do início de tudo.

Espero ter atingido meu objetivo: dar um “sacode” em todos sobre a importância do planejar. Quem sabe até descobrir porque não conseguiu atingir aquele objetivo tão sonhado em sua vida. E se você atingiu seu objetivo sem planejar nada (sinceramente não acredito, de alguma forma você planejou e lutou muito até conseguir), te digo você é um sortudo. Jogue na loteria, pois tem grandes chances de ganhar.

Planejei-me para escrever algo que fosse realmente especial para você leitor. Se consegui atingir meu objetivo, só você pode me dizer. Obrigado por ler este artigo, mas agora se mexa, o tempo não espera nada, passa direto e não volta.

Autor

Sou profissional com mais de 30 anos de experiência desenvolvida em empresas do setor "outsourcing" em TI e Segurança da Informação. Com 2 Pós graduações e 1 MBA na área de TI e diversas Certificações em Segurança e Tecnologia da Informação, dentre elas: COBIT 4.1, ITIL v2 e v3, ISO27002, CCSA/CCSE, experiência na área comercial, Coach de líderes e analista comportamental C-VAT. Meu link no "linkedIn": http://br.linkedin.com/in/limprota007

Luiz Eduardo Improta

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes