Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

SaaS é tendência no mercado de TI

publicado por Thiarlei Macedo

Empresas ligadas ao setor estão apostando numa nova modalidade de serviço para atrair novos clientes com custos efetivamente menores.

A busca pela redução de custos em diversas áreas operacionais das grandes empresas transformou-se numa ação habitual no mundo corporativo. O setor de TI precisou se adaptar a essa nova realidade. A mudança na filosofia das empresas forçou os gestores a buscarem opções como a virtualização de servidores e o cloud computing. No entanto, dentro do orçamento de TI, a medida mais usual acaba sendo a redução dos investimentos em novas aquisições de software e hardware.

A principal alternativa encontrada pelas empresas para manter as estruturas de TI sem comprometer os serviços foi a utilização do modelo Software as a Service (SaaS). Nesse sistema de trabalho, o custo total de aquisição (TCO) é reduzido devido à terceirização de alguns serviços de TI da empresa contratante para o fornecedor SaaS. A maior prova de que esse modelo está ganhando força no mercado e consequentemente atraindo resultados positivos está nas estatísticas do IDC e Gartner. De acordo com os dados, em 2011, o mercado de Software as a Service vai representar 30% do volume de novas vendas das licenças de softwares no mundo. A razão para tamanho sucesso consiste no fato do cliente não ter a obrigatoriedade de adquirir a licença de uso. Basta realizar o pagamento de uma taxa mensal baseada no número de funcionários ou funcionalidades que acessam o serviço.

Outra vantagem está em não haver mais a necessidade de contratos de manutenção, pois este fica a cargo do provedor e não da empresa. O usuário passa a usar o software sem se preocupar com as atividades de instalação, manutenção, upgrades, entre outros.

O modelo SaaS é fruto da convergência de diversas tecnologias (networking, ferramentas de programação e capacidade computacional) que vem apresentando custos decrescentes. Estudos mostram que o TCO (Custo Total de Propriedade) reduz em até 30% em relação ao modelo convencional de compra de licenças de software. Mas, sem dúvida, o principal aliado desse modelo é o fator ambiental. Ecologicamente correto (TI verde), a redução de energia é avaliada em mais de 60% com servidores, no breaks, climatização e sistemas anti-incêndio, não mobilizando a estrutura tecnológica do cliente.

Atenta a este modelo de serviço, a Guardian Tecnologia da Informação passou a incorporá-lo num dos seus produtos. O PrintScout, serviço de monitoramento e gestão on-line de impressoras, ganhou uma versão totalmente web (SaaS). O produto é destinado para serviços de outsourcing de impressão, comodato de impressoras ou gerenciamento de parques de impressão. O PrintScout proporciona o monitoramento de impressoras instaladas em diversas empresas globalmente distribuídas, permitindo assim um acompanhamento em tempo real do parque de impressão. Além de monitorar status e falhas em equipamentos de impressão para um gerenciamento proativo, a solução permite o acompanhamento da evolução do volume impresso através da coleta dos contadores internos dos equipamentos. Esta ação é uma forma simples e ágil de otimizar o processo de coleta de contadores, processo esse que ocupa grande parte do tempo das empresas de outsourcing de impressão.

Sem dúvida, o SaaS já é realidade e em breve estará dividindo o mercado igualmente com a compra de novas licenças. Isso graças ao fato da modalidade proporcionar às empresas a redução de custos no setor de TI. É apenas uma questão de tempo. E quando o tempo está relacionado à Tecnologia da Informação significa que a mudança pode acontecer antes do que muita gente imagina.

Autor

Thiarlei Machado Macedo, Diretor Executivo da Enttry Softwares, Professor de Engenharia de Software da Ftec Faculdades, Graduado em Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Pós Graduado em Teste e Garantia da Qualidade de Software pela Feevale. Mestrando em Administração FSG/UFRGS.

Thiarlei Macedo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes