Segurança da Informação

Ξ Deixe um comentário

O vilão das informações sigilosas

publicado por Thiarlei Macedo

Mesmo com todos os investimentos em segurança da informação, os dados confidenciais das empresas ainda tornam-se públicos e a maior parte desses problemas ocorre por erros cometidos pelos próprios usuários.

A Segurança da Informação tornou-se uma preocupação nas grandes empresas do mundo todo. Quando falamos nesse assunto, o primeiro pensamento que salta à mente, quase certo, vai estar relacionado a algum hacker tentando invadir um sistema de computador para roubar informações sigilosas. No entanto, o que pouca gente sabe é que, na verdade, são as impressões rotineiras as grandes responsáveis pelo vazamento de informações estratégicas.

O problema acontece devido ao hiato que existe entre o processo de apertar a tecla “imprimir” e a busca do material na impressora. Às vezes, o tempo entre essas duas ações pode até não ser muito demorado, porém, é suficiente para que o material impresso seja lido, copiado ou levado por outra pessoa. Imagine, por exemplo, a impressão de uma relação de cargos e salários, novos projetos, ou até mesmo um relatório da diretoria contendo avaliações, sendo esquecido numa impressora de uso comum. Com certeza haverá algum tipo de constrangimento ou prejuízo para a empresa; sem contar a possibilidade de vazamento do projeto/informações ao concorrente.

Pensando em proporcionar um gerenciamento seguro dos impressos, algumas empresas começaram a desenvolver softwares exclusivos adotando o Sistema de Biometria. A gaúcha, Guardian, é uma delas. Com mais de uma década de experiência no mercado, ela tornou-se referência nacional na prevenção contra o vazamento de informações confidenciais impressas. Para tal, a empresa disponibiliza uma solução de impressão segura baseada em Biometria: o Biometric Safe Print. Nessa plataforma, o usuário envia as impressões de seu computador e elas ficam retidas no servidor de impressão até que o mesmo usuário coloque seu dedo em um leitor biométrico próximo a impressora para liberá-las.

O produto Safe Print atende as políticas de Segurança da Informação caracterizadas pela norma da ISO 27000, seja na preservação de confidencialidade, integridade ou disponibilidade da informação impressa. O produto é uma maneira eficaz de controlar e minimizar riscos de vazamento de informações impressas que ficam expostas ou esquecidas na impressora. A ferramenta é aplicável em qualquer departamento da empresa em que seja realizado impressões confidenciais como: RH, Financeiro, Comercial, Engenharia ou Pesquisa e Desenvolvimento.

Além da questão primordial da segurança, outras vantagens podem ser atribuídas ao programa. Entre elas, a melhora da lucratividade, uma vez que não haverá impressões esquecidas na impressora. Em outra situação, uma vez que o arquivo de impressão não seja liberado pelo usuário, o programa poderá cancelar automaticamente o trabalho; o tempo de execução para essa função pode ser programado conforme a necessidade de cada cliente. Ou seja, os benefícios do Safe Print vão além da própria Segurança da Informação.

Em tempos em que as informações, no mundo corporativo, estão a cada dia mais acessíveis e ao mesmo tempo sigilosas no mundo corporativo, o gerenciamento seguro das impressões torna-se um pré-requisito fundamental para as empresas que buscam crescimento e solidez no mercado.

Autor

Thiarlei Machado Macedo, Diretor Executivo da Enttry Softwares, Professor de Engenharia de Software da Ftec Faculdades, Graduado em Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Pós Graduado em Teste e Garantia da Qualidade de Software pela Feevale. Mestrando em Administração FSG/UFRGS.

Thiarlei Macedo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes