Carreira

Ξ 5 comentários

Em busca de novas oportunidades?

publicado por Emerson Conceição

Mercado aquecido. Desejo de novos ares. Alçar vôos mais altos. Insatisfação com o atual emprego. A razão não importa. Porém se você busca novos desafios, melhor se preparar para melhorar suas chances de conquistar uma nova posição profissional.

A concorrência é grande. A cada ano novos profissionais se lançam no mercado de trabalho. Quanto mais preparado e visível você estiver, melhor suas chances de ser “o escolhido”.

Pensando nisso, listei algumas dicas que julgo serem úteis para encontrar aquela oportunidade que você tanto busca.

Currículo

O currículo precisa sempre estar atualizado e sem erros de português. Não adianta ter certificações, MBA e maltratar a língua pátria.

Liste as experiências que agreguem valor e que tenham a ver com o cargo pretendido.

Abaixo alguns links com várias dicas que com certeza ajudam a deixar o seu currículo mais interessante aos recrutadores:

Sites de emprego

Acredito que quem atue com TI já deva conhecer os sites abaixo, mas nunca é demais repetir. Indicarei apenas os que são gratuitos e se alguém souber algum outro é só deixar nos comentários:

Empresas de Headhunting

As empresas de Headhunting, ao contrário das empresas de Outplacement, não cobram pelo serviço prestado. Todo custo é bancado pelo cliente que busca o profissional no mercado.

Existem empresas que atendem vários ramos e outros mais especializados. Procure saber um pouco sobre a empresa para analisar se seu perfil se enquadra.

Abaixo lista das empresas que conheço:

Links interessantes:

 

Consultorias de TI

Uma grande parte, senão a maioria, das oportunidades para nossa área é disponibilizada por consultorias de informática.

Eu tenho o costume de entrar nos sites das consultorias que conheço ou os que os amigos indicam, verifico se meu perfil se enquadra no tipo de oportunidade que eles oferecem e então envio o meu CV ou faço o cadastro. Muitas consultorias possuem um quadro com as oportunidades disponíveis.

Existem inúmeras consultorias espalhadas pelo Brasil, portanto além de tomar conhecimento por indicação de colegas, outra forma de conhecer novas consultorias é pesquisando nos sites de emprego.

Não irei aqui listar as consultorias, mas quem quiser a relação com os nomes e contato de RH é só deixar o e-mail nos comentários que enviarei.

LinkedIn

Ter um bom networking hoje em dia é primordial no momento de buscar uma nova colocação profissional, tendo em vista que grande parte das vagas é preenchida de acordo com o Q.I. (quem indica). Sei que existem outros sites de relacionamento profissional, mas acredito que o LinkedIn seja o mais popular entre eles.

Se você não possui cadastro, faça-o. Se já possui ótimo, mas não esqueça de manter atualizado.

Busque as pessoas que você já conhece. Veja se aquela empresa em que você gostaria de trabalhar já não tem o perfil no site. Entre em contato com pessoas de RH ou que atuem na mesma área que você.

Networking é uma via de mão dupla. Você não está lá apenas para ser ajudado, mas também para ajudar.

Você é seu melhor produto

Agora que você está visível, esteja preparado para encarar os desafios.

Não adianta nada você ter um excelente marketing,  uma ótima rede de relacionamentos profissionais se o produto não for bom.

Certificações, idiomas e toda bagagem que você puder adquirir não é mais um luxo e sim requisito importante na hora que o recrutador tiver que optar entre dois ou mais candidatos.

Espero ter ajudado ao menos um pouco e boa sorte a todos.

Autor

Analista de Negócios/Funcional Sênior, formado em TI. Atuando há 12 anos em Instituições Financeiras: Banco Safra, Sudameris, BankBoston, Itáu, Banco Votorantim e Santander. Especialista em Tesouraria (Renda Variável, Opções Padronizadas e Flexíveis, Renda Fixa, Swaps e Swaps Exóticos, NDF, Fundos de Investimento e Export Notes). Experiência em análise de sistemas, levantamento de requisitos, contato com fornecedores, usuários e área técnica. Experiência em Visual Basic 6.0, SQL Server, Sybase, Oracle e Crystal Reports. Conhecimento de UML 2.0 e metodologia Scrum. LinkedIn: http://br.linkedin.com/pub/emerson-concei%C3%A7%C3%A3o/9/744/40b

Emerson Conceição

Comentários

5 Comments

  • Obrigado Anderson.

    Estou percebendo o aquecimento no mercado e muitos colegas pediam dicas, indicações e como fiz muitos contatos resolvi escrever esse artigo.

    Sempre bom estar antenado as oportunidades disponíveis.

    Abraços

  • Gostaria do nome das consultorias de TI. Estou em busca de uma recolocação profissional.

    Grata…

  • Muito bom o artigo.

  • Oi Sr. Emerson!
    Referente a.: “Não irei aqui listar as consultorias, mas quem quiser a relação com os nomes e contato de RH é só deixar o e-mail nos comentários que enviarei.”
    Segue meu e-mail.: andre.heck3@hotmail.com
    Grato pela sua ajuda!

  • Muito bom esse artigo, eu gostaria da relação se puder me mandar
    ricardo.rodrigues.alves@hotmail.com

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes