Segurança da Informação

Ξ 2 comentários

Habbo perigoso para crianças

publicado por Eduardo Marques

O jogo on-line Habbo pode representar perigo para crianças, uma vez que não possui controles parentais eficazes para proteger as crianças e adolescentes, que são o publico alvo deste jogo.

Com precupações cada vez maiores na área de segurança infantil na Internet, nomeada com preocupações a nível da pedofilia e o uso de controles parentais, é necessário que os pais e educadores estejam cada vez mais atentos ao que as crianças andam fazendo na rede global. O que pode parecer um jogo simples e inocente pode representar na realidade uma ameaça.

A rede social Habbo já foi alvo de algumas controvérsias tais como roubo de identidade, roubo de mobílias virtuais, em que um Holandês de 17 anos foi preso após roubar o equivalente a R$ 9.000,00 (no jogo é possível comprar mobília para o quarto), e um homem de 36 anos foi preso após persuadir uma garota de 13 anos a visitá-lo.

Vulnerabilidades e Perigos

O processo de criação de conta bloqueia o usuário que informar idade menor que 13 anos, mas isso é facilmente resolvido, informando um ano de nascimento diferente.

 Após entrar no joguinho social, a criança recebe pontos (que lhe permitem decorar o quarto) para efetuar determinadas tarefas. Muitas destas tarefas envolvem a interação do jogador em outros quartos e salas.

 Mesmo se a conta de jogador não tenha sido validada é possível ler as conversas e interagir com outros jogadores, convidando-os ou sendo convidado para ser amigo. A partir desse momento é possível estabelecer conversar privadas (que são apenas visualizadas pelos dois).

 É possível ver mensagens sugestivas de conteúdo sexual nas salas de discussão Habbo, apesar do existir um filtro de conteúdo que impede a visualização de determinadas palavras, endereços e e-mails. No entanto este sistema é facilmente ultrapassado com o recurso de espaços de teclado, por exemplo.

Pelo fato do Habbo ser particularmente atraente para as crianças, deveria conter melhores mecanismos de controle parental.

 Uma sugestão é que não seja possível interação com outros jogadores antes da conta de e-mail ser validada e que seja enviada uma confirmação para o e-mail, sempre que se queira adicionar um amigo. Desta forma os pais ou educadores podem avaliar e aprovar quem fará parte do circulo de amizades através do controle de e-mail da criança.

 De qualquer forma, recomenda-se que as crianças sempre usem o computador com supervisão de um adulto.

Autor

Eduardo Marques, 21 anos de experiência, é Consultor de T.I. atuando nas áreas de Gestão de TI, Projetos, Infraestrutura e Segurança. Possui formação em Tecnologia da Informação e em Administração, com especialização em segurança de sistemas da informação e administração de redes de computadores. Veja mais artigos do autor, aqui. LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/eduardoluismarques Email: emarques@progere.com

Eduardo Marques

Comentários

2 Comments

  • vou ter que esperar um ano para entrar no habbo hotel, porque eu tenho 11-12

  • no podo etra ness jogô

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes