Gerência de Projetos

Ξ Deixe um comentário

Matriz de Decisão

publicado por Fabiano Dias

Uma ferramenta de apoio que utiliza um processo justo e transparente para tomada de decisão.

RESUMO
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de ferramenta de apoio à tomada de decisão, por meio de um método sistemático, que utiliza uma matriz de decisão com critérios de avaliação. O artigo mostra que a tomada de decisão deve ser embasada preferencialmente em elementos de ponderação, que possibilitem aferir o resultado de modo lógico, evitando emitir juízo de valor sobre os requisitos definidos.

ABSTRACT
The goal this paper is to present a proposal of the tool to support decision making in project, through a systematic method, which uses a decision matrix with the evaluation criteria. The paper shows that decision making should be based mainly on matters of weight [with variable weights from the degree of importance], with quantitative and qualitative values, which allow to measure the result of logical way to avoid making value judgments about the defined requirements.

O QUE É MATRIZ DE DECISÃO
Por definição, a palavra decisão significa “ato de decidir ou decidir-se; resolução; determinação./ Coragem, intrepidez; firmeza./Sentença; arbítrio.” [AURÉLIO, 2011]. De acordo com [CHIAVENATO, 1997] decisão é o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir; e decidir a de recomendar entre vários caminhos alternativos que levam a determinado resultado [OLIVEIRA, 2004]. Uma matriz de decisão é uma maneira de se tomar uma decisão ao se considerar todos os critérios de importância [PUGH, 1991].

MÉTODOS
Uma tomada de decisão deve ser embasada preferencialmente em variáveis com pesos a partir do grau de importância, com valores quantitativos e qualitativos, que possibilitem aferir o resultado de modo lógico, evitando emitir juízo de valor sobre os requisitos definidos.
Temos a seguir um estudo de caso que ilustra o uso da Matriz de Decisão na tomada de decisões.
O estudo trata, de forma fictícia, a busca por uma ferramenta de apoio ao gerenciamento de projetos corporativo, compreendendo funcionalidades alinhadas aos interesses da alta gestão, dentro de uma perspectiva empresarial, buscando uma visão de Portfólio de Projetos.
Os passos a seguir demonstram os critérios utilizados para o convencimento da alta gestão para determinar qual a ferramenta mais adequada para apoio ao gerenciamento de projeto, num processo íntegro, justo e transparente. Este processo deve ter no mínimo o seguinte desdobramento:

• PASSO 1) Identificação de premissas (critérios) que nortearam os requisitos funcionais da ferramenta, obrigatórios e desejáveis, como por exemplo: A solução deve estar aderente às áreas de conhecimento do PMBOK®; deve rodar em ambiente web corporativo e deve permitir exportar arquivos em planilhas eletrônicas.

• PASSO 2) Pesquisa, de pelo menos, três soluções de mercado, com questionamento padrão junto aos respectivos fabricantes e se possível seus respectivos clientes;

• PASSO 3) A tomada de decisão, que definirá a escolha da ferramenta, deve ser embasada preferencialmente em elementos de ponderação (variáveis com pesos a partir do grau de importância), com valores quantitativos e qualitativos, que possibilitem aferir o resultado de modo lógico, evitando emitir juízo de valor sobre os requisitos definidos.

CONCLUSÕES
• A matriz de decisão é um método simples e sistemático para tomada de decisão.
• Estabelecem como premissas requisitos funcionais e não funcionais do produto a ser analisado e requer uma predefinição do que é considerado como requisito obrigatório ou desejável, como elemento de ponderação.
• Possibilita aferir o resultado de modo lógico, e assinalar os pontos fortes e pontos fracos, evitando emitir juízo de valor sobre os requisitos definidos.
• Consiste selecionar uma melhor alternativa pela determinação da maior média ponderada das notas.
• Permite escolher quais as melhores soluções para cada problema e consequentemente, para as respectivas causas deste problema.

ABREVIAÇÕES
• PMBOK® – Project Management Body of Knowledge – PMBOK®, norma mundialmente reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos.

REFERENCES

• CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria da Administração. 5 ed. São Paulo: Makron Books, 1997
• DICIONÁRIO AURÉLIO, Disponível em . Acesso em: Junho de 11.
• ENGENHARIA DE SISTEMAS, Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. . Acesso em: Junho de 11.
• MOSCONI, Elaine Paiva, et al. Desenvolvimento da Concepção de um Sistema para Gestão de Conhecimento em Pequenas e Médias Empresas de Base Tecnológica. In: Congresso Brasileiro de Gestão e Desenvolvimento de Produtos, 4, 6-8 out. 2003. Anais. Gramado, RS.
• OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas de informações gerenciais: estratégias, táticas, operacionais. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2004.
• PUGH, S. [February 1991]. Total Design: Integrated Methods for Successful Product Engineering. Addison-Wesley. ISB N 0201416395

Autor

Possui anos de experiência em Tecnologia da Informação com especialização no planejamento e gerenciamento de projetos de médio e grande porte na esfera pública e privada, tendo atuação nas maiores empresas do mercado nacional e internacional nos segmentos de indústria, telecom, financeira e serviços. Especialista na criação de metodologias para Escritório de Gerenciamento de Projetos, Engenharia de Software e Gerenciamento de Riscos, tendo realizado palestras sobre o assunto na SUCESU-MT e UNB. Mantém as certificações profissionais: MCSO, ITIL, COBIT e PMP. Clique aqui para ver o perfil completo do autor. Clique aqui para ver outros artigos do autor.

Fabiano Dias

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes