Cloud Computing

Ξ 2 comentários

Cloud Computing – Mais perguntas do que respostas

publicado por Guilherme Costa

Entre todos os desafios para a adoção de Cloud Computing, o maior deles é interno e está no convencimento da própria TI sobre os benefícios da adoção de uma solução na nuvem.
A questão não é a grande energia gasta no entendimento do que significa a nova tecnologia, mas sim no que ela pode trazer de benefícios ao ser utilizada. Esta mobilização já é de senso comum e preocupação de todos na TI.
O que se torna prioritário é a necessidade de um olhar crítico sobre o tema e de se estabelecer um parecer isento, sem preconceitos, sem paradigmas, sem influência das emoções e sem defesa de interesses próprios.
Decidir se vai adotar o modelo ou não é um passo posterior e, não necessariamente, imediato. O importante é entrar no mérito da solução, identificar se o uso é válido, se tem valor para organização, enfim: estabelecer um parecer sobre o assunto.
A dificuldade na aceitação dos novos conceitos aumenta devido às inúmeras dúvidas com relação à segurança das aplicações e das bases de dados armazenadas no modelo de nuvem. O que parece (bem óbvio) é que algumas aplicações tem uma maior aderência ao modelo e outras, nem tanto.
As questões regulatórias de algumas empresas também são decisivas. A adoção de um novo modelo não pode impactar na avaliação do risco da organização. É requisito que a tecnologia contribua sempre de forma positiva para o resultado e não o contrário.
Buscando dar um pouco mais de clareza ao assunto montamos um grupo de trabalho que compilou uma série de questões para serem respondidas pelos fornecedores de soluções de nuvem. A base para esta compilação foram os inúmeros artigos sobre o assunto em sites e revistas especializadas.
A partir das respostas ao questionário e da definição das aplicações aderentes a Cloud Computing, nosso grupo pretende montar um modelo de qualificação e quantificar os possíveis riscos na adoção da computação em nuvem.
Dúvidas e incertezas. Por enquanto temos mais perguntas do que respostas.

PS: quem tiver interesse em conhecer o questionário elaborado entre em contato através do email guilhermen@matone.com.br

Autor

Graduado em Administração de Empresas e com MBA em Gestão da Tecnologia da Informação, Guilherme Costa é profissional com mais de 30 anos de experiência com passagem pelas empresas Olvebra, Petróleo Ipiranga, Claro Digital e Doux Frangosul. Atualmente é o responsável pela Gestão da Governança e do Planejamento de TI do Banco Matone.

Guilherme Costa

Comentários

2 Comments

  • Olá Guilherme,

    Esse é realmente um assunto polêmico e também, algo que vemos como uma mudança inevitável na forma como a computação será consumida. Cloud Computing é um assunto que ainda vai levantar muito questionamento, principalmente no Brasil, pois ainda estamos concebendo a ideia.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes