Carreira

Ξ 3 comentários

Carreira: Saindo da Matrix

publicado por Israel Bovolini Jr

Morpheus: O que é a Matrix? Controle. A Matrix é um mundo dos sonhos gerado por computador para nos manter sob controle e transformar seres humanos nisto (mostra uma pilha)

Neo: Não, eu não acredito! Não é possível!

Morpheus: Eu não disse que isso seria fácil, Neo. Eu disse que seria somente a verdade.

Nesta semana, novamente vamos pegar um filme e interpretá-lo à luz da nossa rotina de trabalho: Matrix, de 1999 (DOZE anos? Sério? Como o tempo passa!). Se você é um extraterrestre ou viajante do tempo e nunca o assistiu, o filme conta a história de uma guerra entre humanos e máquinas, onde os seres humanos vivem fisicamente em incubadoras, gerando eletricidade para que as máquinas funcionem. Para que os seres humanos não se rebelem, as máquinas construíram um software – a Matrix – que alimenta de informações e sensações o cérebro dos humanos. Contra isso, existem pessoas que conseguiram se livrar do controle e lutam para que a escravidão termine, libertando as mentes e os corpos de alguns escolhidos. A ação concentra-se na figura de Neo, que seria o ser humano mais evoluído, e que conseguiria controlar a Matrix direto de seu kernel. Não vou contar o final do filme porque se você ainda não o assistiu pare de ler agora e assista-o. A filosofia e a aplicação prática das metáforas são uma fonte muito poderosa de conhecimento.

E o que podemos tirar de experiência do que é mostrado no filme? Vou pegar algumas situações e trazer pra nossa realidade:

(Morpheus acaba de saltar cerca de 100 metros entre dois telhados de prédios. Neo não acredita que não consegue fazer o mesmo)

Morpheus: Estou tentando libertar sua mente, Neo. Mas eu só posso te mostrar a porta. Você é quem tem que atravessá-la.

Nossas carreiras devem ser pautadas por objetivos – fato -, Mas conheço muitas pessoas que se contentam em ficar nos planos – nunca realizam nada, ou deixam seus passos ao gosto do acaso. Não dá pra negar o fator “sorte”, mas também não dá pra sempre contar com ele. Faça planos sim, mas nunca deixe de executá-los. Visualize a porta, mas tenha a atitude de atravessá-la. TI pode ser um mercado apaixonante no terreno das idéias, mas duvido que o padeiro aceite suas idéias como pagamento pelo pão.

(Apresentando a Neo a chance de sair da Matrix)

Morpheus: Esta é sua última chance. Depois disso, não tem volta. Escolha a pílula azul – fim da história, você acorda na sua cama e acredita no que quiser acreditar. Escolha a pílula vermelha – você vai pro País das Maravilhas e eu te mostro o quão profundo o buraco do Coelho Branco vai. Mas lembre-se: tudo o que ofereço é a verdade. Nada mais do que isso.

Que atire o primeiro PMBOK aquele que não conhece – ou vive – uma ilusão de que se a pessoa se adequar ao padrão tudo vai dar certo. Coloque um M&M vermelho no meio de 10 azuis. Em qual você vai reparar primeiro? Biologicamente, nosso cérebro evoluiu para compreender e estabelecer padrões, por isso o que é diferente sempre se destaca. Meu ponto é: faça o que se espera de seu trabalho, mas o faça de maneira que te destaque. Não vá sempre com a multidão, tal como um Lemming ensandecido que cai no abismo. Saiba ser diferente, mas sem ser o do contra. Tenha a coragem de tomar a pílula vermelha.

(Neo acaba de ser desconectado de sua incubadora, e está sobre uma mesa de hospital sendo tratado)

Neo: Por que meus olhos doem?

Morpheus: Você nunca os usou antes.

O mercado de TI pode ser como a Disney: você vê a magia, experimenta a fantasia, e com isso ignora a rede de túneis subterrâneos que mantém a coisa funcionando. O jogo corporativo dificilmente é jogado às claras, com declarações de intenções transparentes. A maior parte da ação ocorre no escuro, em tráfico de influências, até pela própria competitividade inerente ao ser humano. E quando você vê a verdade, muitas vezes isso dói muito. Transforme o ato de OBSERVAR antes de AGIR em um hábito, e seus olhos não vão mais doer.

(Neo está em um tatame com Morpheus, tentando derrotá-lo em uma luta de kung fu, e falhando miseravelmente)

Morpheus: Neo, mais cedo ou mais tarde você vai entender, como eu fiz, que existe uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho.

Você tem orgulho de suas certificações? Meus parabéns, você deve ter mesmo. Em muitos casos, uma certificação é fruto de esforço e trabalho (sem contar os recursos). Mas eu pergunto: o que você aplica dos conhecimentos adquiridos? Se você responde “pouco” ou “nada”, uma novidade: seu cérebro é um repositório de curiosidades. O que está escrito nos manuais não resolve os problemas comuns do dia-a-dia. Existe uma fábula dizendo que a NASA gastou rios de dinheiro pensando em uma maneira de uma caneta esferográfica funcionar em gravidade zero sem a tinta escorrer. Os russos usaram um lápis.

(Antes de tentar entrar em um prédio cheio de seguranças armados, a fim de resgatar Morpheus)

Trinity: Neo… ninguém nunca tentou isso antes.

Neo: É por isso que vai funcionar

Ousadia pode ser algo perigoso ou tentador, depende de como você encara. Mas se você pensar direito, quanto maior o risco maior a compensação. É muito fácil ficar no nosso mundinho confortável, cuidando da rosa e dos carneirinhos, senhor Pequeno Príncipe. Claro que existe a chance de quebrar a cara, mas em qualquer tipo de decisão você já tem 50% de negativa e 50% de aprovação. O que vai desequilibrar essa balança é justamente o fator ousadia. PLANEJE, OUSE fazer diferente, e veja o que acontece com seus planos. Se não derem certo, levante e comece de novo. Mas não deixe que perigos imaginados impeçam seu crescimento.

(Neo acaba de sair da incubadora e é resgatado pela nave Nabucodonosor)

Neo: Eu estou morto?

Morpheus: Longe disso.

O fato de você estar fazendo as coisas de maneira diferente muitas vezes vai te deixar em uma posição isolada. Toda mudança, quebra de paradigmas, transição, chame como quiser, gera cicatrizes, e quem está acostumado com o status quo vai reclamar. Mas a partir do momento em que a perseverança e o trabalho comecem a dar frutos, você vai trazer cada vez mais pessoas pro seu lado. Saiba trabalhar com o fator isolamento, mas jamais esqueça que pra que um objetivo se concretize é necessário mais do que um indivíduo. O verdadeiro crescimento fica muito mais fácil e sólido quando se compreende e compartilha a verdade.

 

Autor

Trabalho na área de tecnologia há 12 anos, tendo sempre um perfil generalista, atuando desde o levantamento de requisitos, passando por análise de sistemas, desenvolvimento, implantação e fazendo acompanhamento pós-venda. Atualmente me dedico à liderança e coordenação de equipes de desenvolvimento, procurando sempre extrair o máximo de cada um e aplicando seus talentos para que todos saiam satisfeitos. Acredito que não exista um profissional cujos talentos não possam ser aproveitados em algum aspecto de um projeto, basta saber estimulá-lo a isso. LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/ibovolini

Israel Bovolini Jr

Comentários

3 Comments

  • Sou fã de Matrix, tenho até o box e sempre revejo. Seu texto soube extrair partes aplicáveis às nossas vidas profissionais. Minha parte preferida é, sem dúvida:

    Trinity: Neo… ninguém nunca tentou isso antes.

    Neo: É por isso que vai funcionar

    Fiquei motivado a tentar coisas novas, nova abordagem para resolver problemas.

    Sucesso!

    @wpereiratecno

  • Mano vc e mais loko do ke eu gostei muito da matéria e é claro do Super ultra Filme Matrix ( meus olhos agora doem )
    um abraço…

  • O artigo é um dos melhores que já li utilizando o filme Matrix como referência.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes